Ícone do site Qual Viagem

6 dos mais belos castelos no Vale do Loire

"Chambord, France - July 31, 2009: Great panoramic of Chambord Chateau reflected in the canal in a summer day with blue sky. There are some unrecognizable people in the balconies."

Para quem gosta de visitar castelos e palácios, não há lugar melhor no mundo do que o Vale do Loire. A região compreende cerca de 300 dessas majestosas e belas construções, onde a corte da França viveu entre os séculos X e XVIII. Os castelos mais famosos se concentram no entorno das cidades de Tours e Blois, a 170 km a sudoeste de Paris. Não dá para visitar todos em uma viagem, por isso, selecionamos aqueles que não podem faltar no seu roteiro.

Cheverny

Foto por iStock / JoseIgnacioSoto

Um palácio da nobreza, Cheverny mantém sua decoração interior muito bem preservada, com móveis originais dos séculos passados. A propriedade possui ainda uma floresta, que pode ser visitada em um passeio de barco. Há quatro jardins temáticos, inclusive um com mais de cem mil tulipas que florescem em abril. O castelo serviu de inspiração para a residência do Capitão Haddock, dos quadrinhos do Tintin. Por isso, há uma exposição fixa sobre as histórias de Tintin, de Hergé.

Mais informações em: chateau-cheverny.fr

Chambord

Foto por iStock / JoseIgnacioSoto

Construído no século XVI, possui um estilo que combina o medieval francês com a Renascença italiana. Possui um pátio central cercado por diferentes alas e quatro torres, aposentos mobiliados de diferentes épocas, além da famosa escada de dupla hélice, que remete aos trabalhos de Leonardo da Vinci. O domínio de Chambord abriga a maior floresta murada do Europa, com 54 km².

Mais informações em: chambord.org

Chenonceau

Foto por iStock / Razvan

Conhecido como o “Castelo das Damas”, foi construído em 1513 por Katherine Briçonnet e manteve-se sob o cuidado de mulheres da nobreza ao longo de sua história. O castelo foi erguido dentro do Rio Le Cher e, em sua base, há arcadas por onde a água passa. Há uma coleção de pinturas de grandes artistas e raras tapeçarias. A seu redor, existe uma série de belos jardins, no estilo de Versalhes.

Mais informações em: chenonceau.com

Blois

Foto por iStock / Vladone

Localizado no centro da cidade de Blois, esse castelo, por onde passaram sete reis e dez rainhas, possui quatro alas que representam a arquitetura francesa do século XIII ao XVII, belos jardins e um acervo com 35 mil obras de arte. É possível conhecer os quartos do rei e da rainha. De abril a setembro, acontece todas as noites um espetáculo que conta a história da realeza na França, com efeitos sonoros e projeções na fachada do castelo.

Mais informações em: chateaudeblois.fr

Amboise

Foto por iStock / apgestoso

Às margens do Rio Loire, no centro de Amboise, o castelo é repleto de história e cercado por muralhas e se ergue acima da cidade. É possível visitar as torres e passagens subterrâneas labirínticas da fortaleza medieval. Leonardo da Vinci faleceu em 1519 em Amboise e seu túmulo está dentro desse castelo, na capela de Saint-Hubert.

Mais informações em: chateau-amboise.com

Villandry

Foto por iStock / pedrosala

Construído durante a Renascença, em 1532, o Castelo de Villandry é um belo exemplo de arquitetura da época. Mas o que mais impressiona ali são os jardins, que se espalham pela enorme propriedade do castelo. O paisagismo foi todo elaborado em padrões geométricos, formando desenhos incríveis quando vistos de cima. Há um grande lago artificial, labirintos, flores, estátuas e muito mais.

Mais informações em: chateauvillandry.fr

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / JoseIgnacioSoto

Comentários

Sair da versão mobile