logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 passeios religiosos em Alentejo | Qual Viagem Logo

Evora, Portugal - November 29, 2016. Nave of Cathedral of Evora, Basílica Se Catedral de Nossa Senhora da Assuncao.

5 passeios religiosos em Alentejo

22 de março de 2017

O Alentejo possui diversas riquezas culturais, que vão desde suas paisagens singulares aos seus monumentos trabalhados em mármore, atraindo turistas do mundo inteiro. Com a maioria de sua população cristã, Portugal é considerado um dos principais destinos para os praticantes do turismo religioso, e o Alentejo é parte fundamental de um tradicional roteiro de fé. Confira os principais lugares que não podem ficar de fora da sua viagem:

Igreja Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas

Elvas, Portugal - October 1, 2016: The historical centre of the town with its gothic cathedral. The Garrison Border Town of Elvas and its Fortifications is a UNESCO World Heritage site.

Foto por iStock / johncopland

Desenhada por Francisco de Arruda em 1517 e situada na Praça da República, em Elvas, foi sede episcopal até o século XIX. Seu design chama a atenção principalmente por suas portas laterais manuelinas, a capela mor barroca e os altares barrocos de talha dourada e de mármore. A sacristia e o órgão de tubos dão um tom temporal a esta bela e antiga construção. Anexo a este templo, é possível visitar também o museu de arte sacra.

Convento dos Congregados em Estremoz

convento-dos-congregados-estremoz

Foto por Divulgação

Não deixe de visitar o Convento dos Congregados em Estremoz, que fica a apenas 40 minutos de Évora. Sua rica história encanta os turistas que passam pela conhecida “Cidade Branca” do Alentejo. O lugar foi construído no século XVI e usado como um palácio. Só em 1968 tornou-se o Convento da Congregação do Oratório de São Felipe Nery. Sua fachada é trabalhada em belíssimo mármore rosa e seus azulejos são dedicados à vida e milagre de São Felipe. Atualmente, também abriga a Câmara Municipal, a Biblioteca e o Museu de Arte Sacra.

 

Catedral de Évora

catedral Evora, Portugal

Foto por iStock / mmeee

Destacando-se por sua silhueta na paisagem urbana, o local também é conhecido como a Sé de Évora, mas seu verdadeiro nome é Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, sendo a maior catedral medieval do país. Sua construção teve início em 1186, mas só foi finalizada em 1250. A estrutura é toda em granito, marcada pela transição do estilo romântico para o gótico. O templo possui um belo crucifixo chamado de “Pai dos Cristos”, que se encontra acima da pintura de Nossa Senhora da Assunção, estátuas alegóricas dos bustos de São Pedro e São Paulo e um espetacular órgão do período renascentista.

Igreja Nossa Senhora da Anunciação em Mértola

Church in Mertola ,Alentejo, Portugal

Foto por iStock / inaquim

A peculiar Matriz de Mértola fica bem próxima ao castelo da cidade, no declive da colina. Datada do século XII, foi construída para ser uma mesquita – lugar de culto dos religiosos islâmicos – e adaptada como igreja cristã durante a Reconquista. Por isso, ainda se notam os diferentes estilos utilizados na edificação: mulçumano, gótico, manuelino e renascentista. Entre as modificações, o altar principal foi deslocado para a parede na direção norte e o qibla, que indicava a direção para Meca, foi retirado.

Ermida Nossa Senhora de Guadalupe em Serpa

ermida-nossa-senhora-de-guadalupe-serpa-credito-turismo-do-alentejo

Foto por Turismo do Alentejo

Em meio às belas paisagens da serra de São Gens, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe fica a apenas dois quilômetros de Serpa e exibe arquitetura simples, sem riquezas decorativas, e com estilo mudéjar típico da Península Ibérica. O pequeno refúgio abriga a imagem da santa padroeira que é homenageada em uma grande festa promovida para a chegada da primavera, que tem início na Páscoa e dura cinco dias. O evento contempla procissões, desfiles e missas.

 

Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / photooiasson

Comentários