logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 passeios imperdíveis na Chapada Diamantina | Qual Viagem Logo

VINICIUSTUPINAMBA.COM

5 passeios imperdíveis na Chapada Diamantina

7 de maio de 2019

A Chapada Diamantina é um destino imperdível para quem adora um contato mais próximo com a natureza, longe da agitação das grandes metrópoles. Protegida por um Parque Nacional, no interior da Bahia, a região abriga algumas das mais impressionantes paisagens do Brasil, com cânions, grutas, cachoeiras, morros e trilhas, além de cidadezinhas coloniais surgidas na época do garimpo.

Cair de amores pela região não é difícil, mas requer um bom planejamento, já que o local conta com muitos atrativos e é impossível conhecer tudo em um período curto. Ficou com vontade de ir? O ViajaNet, agência de viagens online, selecionou cinco passeios imperdíveis para fazer por lá. Confira:

Igatu

Foto por iStock / Martinelli73

Foto por iStock / Martinelli73

Normalmente, a primeira coisa que vem à cabeça do turista que visita a Chapada Diamantina são as suas grutas, cachoeiras e morros. Porém, esse destino também reserva um local que oferece outro tipo de atrativo: a Vila de Igatu.

Na época do Ciclo do Diamante na região, esse vilarejo chegou a ter mais de 9.000 habitantes, em sua maioria garimpeiros. Com o final desse período de prosperidade, a vila foi quase totalmente abandonada, restando atualmente menos de 400 habitantes no local. Restaram as ruínas das casas de pedra deixadas por esses garimpeiros, que garantiram ao local o apelido de Machu Picchu do Sertão.

Poço Azul e Poço Encantado

Foto por iStock / vtupinamba

Foto por iStock / vtupinamba

Os poços de águas cristalinas são cartões-postais conhecidos da Chapada Diamantina. E os dois principais  são o Poço Azul e o Poço do Encantado.

Cada uma dessas cavernas oferece ao viajante experiências diferentes. No Poço Encantado, o objetivo do passeio é apenas observar o fenômeno provocado pelo encontro da luz solar com o lago existente no interior da gruta, ao passo que, no Poço Azul, é possível entrar e flutuar nas suas águas cristalinas. Na dúvida entre um e outro, vá conhecer os dois!

Gruta da Pratinha

Foto por iStock / icon72

Foto por iStock / icon72

Localizada nos arredores de Iraquara, cidade onde se localizam diversas cavernas maravilhosas, está a Fazenda Pratinha, um dos complexos ecoturísticos mais conhecidos da região. Em seu interior, está localizada a Gruta da Pratinha, conectada à lagoa de mesmo nome.

As águas de sua piscina natural estão entre as mais cristalinas do planeta e o que as torna tão especiais é a composição calcária do leito do rio, que garante à piscina natural da gruta uma linda mistura de cores.

Marimbus

Foto por iStock / osvaldopontes

Foto por iStock / osvaldopontes

O Marimbus é uma área de proteção ambiental onde é possível observar as belíssimas fauna e a flora típicas da região, compostas por samambaias d’água, vitórias régias, diversas espécies de peixes, aves fantásticas e borboletas multicoloridas.

Mais do que simplesmente apreciar toda essa natureza, suas águas mornas convidam o turista a um banho relaxante, o que faz com que o tempo gasto para chegar até ali seja recompensado.

Morro do Pai Inácio

Foto por iStock / PurpleImages

Foto por iStock / PurpleImages

Outro passeio que o turista que visita a Chapada Diamantina não pode dispensar é subir até o cume do Morro do Pai Inácio. De acesso relativamente fácil, ele deverá percorrer uma trilha de cerca de 500 metros em aproximadamente 20 minutos de caminhada.

A qualquer hora do dia, o turista poderá procurar o coração de pedra que simboliza a região e sentir toda a paz que só um ambiente desses proporciona, mas o ideal é chegar ao seu topo ao final da tarde, quando as luzes douradas do pôr do sol alteram gradativamente as cores e contornos desse cenário, tornando o passeio inesquecível.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / vtupinamba

Comentários