logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 maneiras de driblar a crise e viajar para o exterior | Qual Viagem Logo

economia dest

5 maneiras de driblar a crise e viajar para o exterior

22 de janeiro de 2016

O ano passado foi marcado pela alta do dólar, o que deixou os turistas brasileiros preocupados, já que viajar ao exterior ficou mais caro. Previsões da economia indicam que esse cenário deve continuar durante 2016. Isso não significa que os brasileiros tem que riscar de seus planos as viagens para fora do país. É possível seguir certas recomendações para economizar mesmo na situação econômica atual.

Planeje e procure os melhores preços

economia 1

Foto por Unsplash via Pixabay

A primeira dica é planejamento. Organize tudo que vai precisar com a maior antecedência possível. Há muitos sites que podem ajudar nisso, como os especializados em divulgar promoções de companhias aéreas e hotéis. Como a procura diminuiu, muitas empresas estão oferecendo passagens aéreas por preços mais baixos que o normal. Invista na pesquisa, inclusive na hora de escolher um hotel.

Leve dinheiro ao invés do cartão

economia 2

Foto por TBIT via Pixabay

Uma dúvida que sempre surge entre os viajantes é qual a melhor forma de pagar as compras no exterior. Entre as opções – dinheiro, cartão de crédito ou cartão pré-pago –, a primeira é a melhor forma de economizar. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o dinheiro em espécie é de apenas 0,38%, comparado com os 6,38% cobrados quando você usa algum cartão, seja o pré-pago ou o de crédito. Além disso, deixando o cartão de crédito de lado, dá para controlar melhor os gastos ao longo da viagem. Porém, não troque todo o dinheiro que vai utilizar no exterior de uma só vez. O ideal é dividir em várias compras, para garantir as melhores taxas de câmbio.

Escolha um destino mais barato

economia 3

Foto por Unsplash via Pixabay

Considere escolher destinos com custos mais baixos. Por exemplo, troque uma viagem à França ou à Inglaterra por uma ao leste europeu. Ao invés de ir para Nova York, vá para Las Vegas. Além disso, para economizar ainda mais, evite viajar nos períodos de alta temporada, como as férias de julho e as festas de fim de ano.

Pesquise os meios de transporte disponíveis

economia 4

Foto por Unsplash via Pixabay

Se for visitar mais de uma cidade, verifique antes qual meio de transporte oferece a viagem mais barata. Na Europa, por exemplo, pegar um voo com companhias econômicas, como a Ryanair, geralmente sai mais barato do que viajar de trem.

Economize nas pequenas coisas

economia 5

Foto por Ian T. McFarland via Flickr

Você também pode fazer pequenas mudanças que podem ajudar muito na hora da economia. Prefira andar a pé ou usar o transporte público ao invés de alugar um carro ou usar táxis. Escolha um hotel que oferece café da manhã incluso. Se for jovem, prefira se hospedar em um albergue. Monte seu roteiro dando preferência a passeios gratuitos. Faça algumas refeições com comida comprada em mercados.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Skitterphoto via Pixabay

Comentários