logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 estâncias hidrominerais para relaxar nas férias | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ tomophotography

5 estâncias hidrominerais para relaxar nas férias

9 de dezembro de 2016

Banhos terapêuticos com água mineral, fartas refeições, esportes radicais e uma paisagem maravilhosa formada por campos e montanhas: quem resiste a uma receita de lazer como esta? Desde a antiguidade, as chamadas termas são frequentadas por quem busca descanso e valoriza as propriedades medicinais de suas águas. O Brasil, com seu fantástico potencial turístico, possui diversas estâncias minerais. Confira algumas delas e relaxe nas férias de janeiro.

Caxambu – MG

Foto por Istock/ ValterCunha

Foto por Istock/ ValterCunha

Em um bonito vale da Serra da Mantiqueira, a 904 metros de altitude surge Caxambu, um dos maiores complexos hidrominerais do mundo, cuja fama remonta à época do Brasil Colônia. Anualmente, a cidade recebe milhares de turistas que chegam de vários pontos do Brasil e do exterior para conhecer seu Parque das Águas, considerado a maior concentração de águas carbogasosas do planeta. Com propriedades químicas diferentes umas das outras, de alto poder diurético e desintoxicante, as águas fluem ininterruptamente de suas 12 fontes.

 

Caldas Novas- GO

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

Considerada a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas é o principal polo turístico do Estado de Goiás. Com águas naturalmente aquecidas, que podem chegar a 58ºC, e que ainda por cima têm efeitos medicinais contra problemas como o estresse e o reumatismo, os mananciais de Caldas Novas prometem curar, rejuvenescer e divertir ao mesmo tempo. Você poderá se deliciar nas piscinas de água quente, por exemplo, hospedando-se em um hotel-clube, entre os muitos da cidade.

Águas de Lindóia – SP

Foto por Paulo Li

Foto por Paulo Li

Localizada a 158 quilômetros de São Paulo e com uma fama que corre o Brasil há décadas, a cidade é destino de diversas famílias em busca de diversão em um lugar mais calmo. Entre suas grandes atrações está uma raridade: o stangerbad, um banho de imersão com placas de carvão que emitem correntes elétricas, traz benefícios para a saúde e alivia o estresse. Único na América Latina, o banho pode ser tomado no Balneário Municipal.

Águas de São Pedro – SP

Foto por Ken Chu

Foto por Ken Chu

Localizado no interior da capital paulista, a cerca de 185 quilômetros, Águas de São Pedro é considerado o segundo menor município brasileiro, além de abrigar em sua pequena região as águas hidrominerais. As águas possuem valor medicinal em fontes naturais, transmitindo também uma excelente qualidade de vida com paz, tranquilidade e equilíbrio.

A descoberta das águas medicinais foi por um acaso na década de 20 e na época, quando o fundador contratou o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, hoje sendo a USP, para analisar as águas minerais descobertas acidentalmente na busca por petróleo. Águas de São Pedro também tem a melhor infraestrutura entre 67 estâncias do estado de São Paulo.

Caldas da Imperatriz – SC

Foto por Santur/ Divulgação

Foto por Santur/ Divulgação

Caldas da Imperatriz é o nome conhecido da região de Santo Amaro da Imperatriz, onde estão localizadas as fontes de água mineral termais. As águas de Caldas foram descobertas no século XIX como “fonte da juventude” e para guardar o lugar, D. João VI decidiu que seria melhor construir um hospital no local, assim, foi batizada como a região de Caldas da Imperatriz, a “Protetora do Hospital Caldas”.

Além das águas termais que são comparadas às melhores do mundo, devido as suas propriedades relaxantes, terapêuticas e temperatura de 39°C, a cidade também oferece o destino perfeito ao ecoturismo.

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por Istock/ tomophotography

Comentários