logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil | Qual Viagem Logo

pai-inacio Jota Marincek

5 dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil

1 de junho de 2017

Estamos em um ano marcado por muitos feriados e em tempos de dólar instável. Viajar pelo Brasil é sempre uma boa opção. Nosso país já reconhecido internacionalmente pela quantidade e qualidade de destinos de ecoturismo e os feriados podem ser ótimas oportunidades para desvendar nossas belezas naturais.

Rio Roncador na Chapada Diamantina, um dos melhores destinos de ecoturismo no Brasil

Cachoeiras e poços do Roncador – Chapada Diamantina

Sendo assim, que tal conferir alguns destinos dentro do nosso país? Aqui no Brasil, temos algumas das melhores opções de ecoturismo do mundo. Confira agora 5 destinos de ecoturismo no Brasil!

1. Chapada Diamantina (BA)

Localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, essa região vem encabeçando essa lista. Além de paisagens de tirar o fôlego, não faltam cachoeiras, grutas, trilhas para trekking e cavernas.

poco-azul Jota Marincek

Poço Azul

É unânime entre especialistas, que a Chapada Diamantina talvez seja o destino de ecoturismo mais diversificado do país. Informe se bem, pois o Parque é grande e faz fronteira com 7 municípios. A Cachoeira do Buracão e os Poços Azul e Encantado estão entre as atrações obrigatórias para os visitantes, que se sempre surpreendem com este destino.

2. Bonito (MS)

A cidade de Bonito faz, de fato, jus ao próprio nome. Por isso, ela não poderia ficar fora da nossa lista. Afinal, ela é considerada a capital do ecoturismo aqui no Brasil. As suas atrações naturais são inúmeras: cachoeiras, grutas, cavernas, araras e tucanos voando livremente e rios com as águas mais azuis e cristalinas que você vai ver em toda sua vida!

peixes-ana-laura-ravagnani

Flutuação nas águas transparentes de Bonito

Se você quiser relaxar, esse é o lugar perfeito. Se quiser aventura, também! Você pode praticar mergulho, rapel, rafting, trekking em cenários que você ficarão na sua memória para o resto da vida.

3. Serra do Cipó (MG)

O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado na Serra do Espinhaço mineira é um destino reconhecido por suas belas cachoeiras. Dessas, pelo menos 7 são consideradas pontos turísticos, mas ainda existem as que não são tão famosas para serem desbravadas por você e seus (as) companheiros (as) de viagem.

Além disso, há os cânions cortados por pequenos rios que podem ser visitados de caiaque ou por meio de trilhas a pé. Passeios a cavalo também são comuns. Tudo isso cercado pelos tamanduás-bandeiras, lobos-guarás e outras espécies locais que vivem livres pelo parque.

4. Foz do Iguaçu (PR)

5 Divulgação

Passeio de botes infláveis nas Cataratas do Iguaçu

O conjunto de 275 quedas d’águas que formam as Cataratas do Iguaçu é considerado um patrimônio natural da humanidade. Localizada exatamente na fronteira entre o Brasil e a Argentina a Foz do Iguaçu é um cenário inigualável e emociona todos que passam por lá.

Os mais radicais podem ir além de só apreciar a vista e também fazer o passeio de bote pelo rio para ver as cataratas mais de perto. Além disso, existem opções de arvorismo, rapel e safári, podendo ter contato direto com os animais nativos.

5. Ilha Grande (RJ)

Quem acha que o Rio de Janeiro se limita somente a cidade maravilhosa, está muito enganado. Há muitas outras maravilhas espalhadas por esse belíssimo estado. Ilha Grande é uma delas. Localizada há menos de 3 horas da capital, Ilha Grande é um daqueles paraísos que depois que você visita fica se perguntando o porquê não foi antes.

Grande parte do seu território é formado por reservas e áreas de proteção ambiental. Sendo assim, não faltam praias, rios e cachoeiras totalmente preservados para que você possa desfrutar. A ilha possui 11 opções de trilha de diferentes níveis, mas se você cansar em algum momento, sempre existe a opção de ir de barco. Além disso, é um dos principais pontos de mergulho do Rio de Janeiro por conta da sua fauna marinha exuberante. Vale a pena conferir.

Estes são alguns dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. Se você ainda nunca fez uma viagem assim, pode se surpreender e virar um praticante assíduo! Jé existem alguns estudos científicos que comprovam muitos benefícios que um contato mais próximo com a natureza pode trazer.

Experimente ousar e aventurar – se em sua próxima viagem. Existem muitos sites que facilitam sua busca por serviços nestes destinos, mas você também pode optar por um pacote contratar uma das empresas especializadas em turismo de natureza no Brasil.

Fotos por: Jota Marincek, Ana Laura e Divulgação

Texto: Jota Marincek, sócio fundador em Venturas Viagens.

Comentários