logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 destinos em que o português é o idioma oficial | Qual Viagem Logo

Aerial view of Santa Maria beach in Sal Cape Verde - Cabo Verde

5 destinos em que o português é o idioma oficial

20 de outubro de 2017

O português é falado em pelo menos dez países pelo mundo, total ou parcialmente, como primeira língua ou como herança dos tempos em que essas nações faziam parte do antigo império lusitano. Esses países compartilham com o Brasil, além do vocabulário, tradições culturais, costumes e riquezas que os tornam ao mesmo tempo irmãos de origem e únicos no modo como adaptam suas influências.

E os brasileiros gostam de falar a própria língua quando estão fora do país. De acordo com uma pesquisa da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, 37% dos viajantes nacionais tratam logo de puxar conversa quando percebem que há alguém falando português.

Cabo Verde

Foto por iStock / sam74100

Foto por iStock / sam74100

O arquipélago de Cabo Verde fica a 570 km da costa da África Ocidental, no meio do Oceano Atlântico. Formado por dez ilhas vulcânicas, foi importante rota de navegação entre Europa, Índia e Austrália. Tornou-se independente de Portugal em 1975. Atualmente, sua população é de aproximadamente 550 mil habitantes. Conhecidos por sua hospitalidade, o povo cabo-verdiano tem verdadeira paixão pela música, sendo que alguns gêneros próprios do país, como a moma e o funaná, ganharam o mundo. As principais cidades são Mindelo, Santa Maria, Santa Cruz, São Filipe e a capital Praia. Um dos pontos turísticos mais populares é o Pico do Fogo, um vulcão ativo de quase três mil metros de altura. Outros locais que valem a visita são a Ilha do Sal, Tarrafal, Boa Vista e Santo Antão.

São Tomé e Príncipe

Foto por iStock / MartaTari

Foto por iStock / MartaTari

As ilhas de São Tomé e Príncipe foram descobertas por navegadores portugueses no século XV e se tornaram um estado insular em 1975. Situadas junto à linha do Equador, também no Oceano Atlântico, cada ilha possui uma capital administrativa. A população é de aproximadamente 197 mil habitantes e as principais cidades são Santo Amaro, Neves, Santana e as capitais São Tomé e Santo Antônio. A ilha do Príncipe foi declarada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 2011 e é praticamente inacessível. É São Tomé que atrai a maioria dos visitantes, com suas belas e variadas paisagens naturais, que incluem praias de areia dourada, palmeiras e quedas d’água. Outras atrações imperdíveis são as históricas roças de São Tomé, o pequenino e paradisíaco Ilhéu das Rolas, o Forte de São Sebastião, o Pico Cão Grande e o Parque Natural Ôbo.

Guiné-Bissau

Foto por iStock / Fabian Plock

Foto por iStock / Fabian Plock

Primeira colônia portuguesa no continente africano a ter sua independência reconhecida por Portugal, a pequena Guiné-Bissau encanta os visitantes com seus arquipélagos, parques nacionais e belas praias. Apesar do histórico de instabilidade política, o país possui boa infraestrutura para receber turistas, especialmente em regiões populares como o Arquipélago dos Bijagós e o Parque Marinho João Vieira. A população é de aproximadamente 1,7 milhão de habitantes e as principais cidades são Bafatá, Gabú, Bissorã, Bolama e a capital Bissau, conhecida por suas festas e fortes tradições culturais. Por lá, o patrimônio histórico reflete bem a herança da colonização portuguesa.

Moçambique

Foto por iStock / nicolasdecorte

Foto por iStock / nicolasdecorte

Situado no sudeste da África, Moçambique conquistou sua independência de Portugal em 1975 e hoje é uma das joias culturais e naturais do continente africano. A capital Maputo é bastante visitada por europeus, especialmente portugueses. A população do país é de aproximadamente 26 milhões de habitantes e outras cidades importantes são Matola, Beira, Nampula e Chimolo. Banhada pelo Oceano Índico, a costa moçambicana é repleta de praias de águas limpas, em especial as mais distantes dos centros urbanos. É o caso da província de Cabo Delgado, das ilhas Quirimbas e da província de Inhambane, com o lindo arquipélago de Bazaruto. Para quem gosta de ecoturismo, o país é uma ótima opção, pois possui vários parques nacionais. Um dos mais populares é o Parque Nacional da Gorongosa, onde é possível fazer safáris de jipe e caminhar por entre belas cascatas.

Portugal

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

O país responsável por tantos povos falarem a língua portuguesa está, merecidamente, entre os 20 mais visitados do mundo, recebendo mais de 13 milhões de turistas estrangeiros por ano. E não é por menos. Com uma geografia abençoada, história riquíssima, gastronomia invejável, povo mais que acolhedor e tantas outras qualidades, Portugal possui incontáveis Patrimônios Mundiais: dos centros históricos de cidades como Évora, Guimarães e Porto, a monumentos espetaculares como o Palácio Nacional da Pena em Sintra e a Torre de Belém na capital Lisboa. Com uma população de aproximadamente 10 milhões de habitantes, o país ainda tem praias, parques nacionais, paisagens naturais e sol praticamente o ano todo. Além das cidades mais conhecidas, como Lisboa e Porto, alguns dos destinos turísticos que não podem faltar numa visita a Portugal são Algarve, Fátima, Ilha da Madeira, Vale Douro, Sintra, Coimbra e Óbidos.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / sam74100

Comentários