logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 cidades com importantes obras de Oscar Niemeyer | Qual Viagem Logo

iStock_000044164272_Small

5 cidades com importantes obras de Oscar Niemeyer

9 de maio de 2016

Neste mês, mais três monumentos projetados pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer foram tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o conjunto de edificações projetadas para o Parque do Ibirapuera e a Passarela do Samba agora fazem parte do Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer, protegido desde 2007 em homenagem ao centenário do arquiteto. Confira aqui uma lista com cinco cidades brasileiras que contam com algumas das mais belas obras assinadas por Niemeyer:

Brasília

iStock_000079370237_Small

Foto por iStock / VelhoJunior

Niemeyer foi escolhido pelo presidente Juscelino Kubitschek para projetar vários edifícios em Brasília. A lista de obras do arquiteto na capital brasileira é muito grande: o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Teatro Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, a Catedral de Brasília, o Palácio do Itamaraty, entre muitos outros.

São Paulo

iStock_000076940771_Small

Foto por iStock / filipefrazao

São Paulo possui diversas obras de Niemeyer e, sem dúvida, as que fazem parte do conjunto arquitetônico do Parque do Ibirapuera são as mais famosas. Graças às construções assinadas pelo arquiteto, como a Marquise, a Oca, o Pavilhão da Fundação Bienal e o Auditório Ibirapuera, o parque tornou-se um espaço cultural. Niemeyer também projetou o Edifício Copan e o Memorial da América Latina.

Belo Horizonte

BH, BRAZIL - DECEMBER 23 - An exterior view detail of the church of Sao Francisco de Assis, on December 23, 2015, in Belo Horizonte, Brazil. Designed by Oscar Niemeyer is known as the Pampulha Church.

Foto por iStock / luzrosaa

O Complexo Arquitetônico da Pampulha foi encomendado por Juscelino Kubistchek, na época prefeito de Belo Horizonte. Trata-se de um conjunto de prédios com várias curvas, em torno de um lago artificial. O mais famoso é a Igreja de São Francisco de Assis.

Niterói

Oscar Niemeyer's Niterói Contemporary Art Museum and Sugar Loaf, in Rio de Janeiro, Brazil

Foto por iStock / dolphinphoto

Inaugurado em 1996, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) possui uma arquitetura ousada e futurística, que lembra um disco voador, e proporciona uma vista de tirar o fôlego. O MAC tem 2500 metros quadrados de área e a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Brazil - February 14, 2010: Samba school presentation in Sambodrome in Rio de Janeiro carnival. This is one of the most waited big event in town and attracts thousands of tourists from all over the world. The parade is happenning in two consecutive days and the samba schools are always trying their best to impress the judges.

Foto por iStock / SerengetiLion

Mais conhecida como Sambódromo, a Passarela do Samba destaca-se pela Praça da Apoteose, marcada por um grande arco que leva o estilo característico de Niemeyer. O arquiteto assinou várias outras construções, como sua própria residência, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Iphan.

Foto destaque por: iStock / jcamilobernal

Comentários