logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 cachoeiras pra conhecer na Chapada Diamantina | Qual Viagem Logo

Foto por Branco Pires

5 cachoeiras pra conhecer na Chapada Diamantina

5 de outubro de 2016

Quem começa a planejar uma viagem à Chapada Diamantina, na Bahia, logo se dá conta de que a tarefa não é fácil: são tantas cachoeiras, grutas, poços, trekkings e cidades singulares que é quase impossível não ficar confuso com tantas opções.

Se você é daqueles que ficam malucos por se jogar em uma refrescante cachoeira e repor as energias, precisa conferir essa lista. Separamos 5 opções para conhecer na região baiano. Veja:

Cachoeira da Fumaça

Foto por Branco Pires

Foto por Branco Pires

Considerada uma das maiores do país e da América do Sul, a cachoeira impressiona os visitantes pelo seu imenso paredão e queda d’água de quase 400 metros de altura. O nome se refere ao efeito provocado pela força dos ventos, que impede a água de chegar à base, formando uma espécie de fumaça com as gotículas que são borrifadas para cima.

Cachoeira do Buracão

Foto por Marcio Papi

Foto por Marcio Papi

A do Buracão está localizada no Parque Natural do Espalhado e é uma das mais incríveis da região. São 85 m de queda d’água e um imenso cânion emoldurado por pedras folhadas que se encontram em um caudaloso poço. Para ter acesso ao local, é necessário estar acompanhado por um guia.

Cachoeira do Mosquito

Foto por Tulio Saraiva

Foto por Tulio Saraiva

A cachoeira fica no Complexo Turístico Fazenda Santo Antonio e seu nome faz alusão aos pequenos diamantes que eram encontrados no local – chamados de mosquitos. Para acessar o lugar, é preciso adquirir um voucher com as agencias da região.

Cachoeira das Andorinhas

Foto por Caia Pires

Foto por Caia Pires

Situada em Mucugê, a cachoeira está a cerca de 7 quilômetros do centro e oferece uma hidromassagem natural.

Cachoeira dos Cristais 

Foto por Caiã Pires

Foto por Caiã Pires

A cachoeira faz parte de um passeio de três horas, que também passa pelas de Três Barras e Bequinho. Segundo o guia de turismo Joaab Rocha, ela tem esse nome por conta do brilho do quartzito na luz do sol, revelado quando o nível da água está mais baixo.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Branco Pires

Comentários