logo

Telefone: (11) 3024-9500

5 atrações históricas para conhecer e reviver o passado em Salvador | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ filipefrazao

5 atrações históricas para conhecer e reviver o passado em Salvador

8 de março de 2018

Rica em todos os aspectos e constantemente lembrada por abrigar um dos maiores carnavais de rua do mundo, Salvador é um daqueles destinos que encantam à primeira vista. Fundada em 1549 e repleta de construções históricas e passeios memoráveis, a antiga capital federativa do Brasil esbanja beleza, alegria e simpatia enquanto oferece aos turistas uma verdadeira imersão cultural e histórica pela maior metrópole do nordeste.

E dentro das inúmeras opções de lazer e entretenimento que a contagiante capital baiana oferece, confira 6 sugestões de passeios tradicionais e com ares históricos para reviver o passado.

1- Pelourinho

Foto por Istock/ rmnunes

Foto por Istock/ rmnunes

Ponto de partida para descobrir Salvador, o icônico bairro do Pelourinho encanta tanto pelo estilo arquitetônico colonial quanto pelo colorido das edificações. Vibrante e alegre, a região, que antigamente servia de “palco” para punições públicas dos escravos, hoje desponta como uma das atrações turísticas mais importantes da Bahia. Destaque para a Igreja e Convento de São Francisco, que dizem ter sido feita com “ouro” e para o Largo do Pelourinho, que serviu de cenário para o clipe de Michael Jackson em 1996.

 

2 – Fundação Casa de Jorge Amado

Foto por IStock/ Ziviani

Foto por IStock/ Ziviani

No alto do Largo do Pelourinho, em dois simpáticos e coloridos casarões, a memória e a biografia de Jorge Amado, um dos maiores e mais traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos segue intacta e ao alcance de todos. Com diversos arquivos, documentos, livros e fotos do autor baiano, a Fundação Casa de Jorge Amado é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, que visa promover e difundir cultura e conhecimento tanto para os amantes de literatura e da língua portuguesa, quanto para curiosos interessados na vida deste celebre escritor. Jorge Amado é o autor de importantes sucessos nacionais, tais como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Gabriela” e “Tieta do Agreste”.

3 – Monumento da Cruz Caída

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Na bela região da Sé, o embora novo, porém simbólico Monumento da Cruz Caída marca o local onde se situava a antiga e histórica Catedral da Sé Primacial do Brasil, construída em 1553 e demolida em 1933 para dar espaço à circulação de bondes. Projetado pelo artista plástico baiano Mário Cravo e inaugurada em 1999, durante as comemorações do aniversário de 450 anos de Salvador, o monumento é um dos melhores lugares para apreciar o poente e reviver o passado de uma maneira não visual, mas sensorial.

4 – Elevador Lacerda

Foto por IStock

Foto por IStock

Cartão postal da cidade de Salvador e um dos pontos turísticos mais visitados da Bahia, o hoje turístico Elevador Lacerda é um dos marcos do progresso soteropolitano no passado. Projetado pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda para facilitar o deslocamento dos cidadãos entre a Cidade baixa e a Cidade alta, a atração foi inaugurada em 1873 com apenas duas cabines e operando sob sistema hidráulico. Hoje, após quatro reformas, o elevador dispõe de quatro cabines panorâmicas e oferece uma das vistas mais deslumbrantes da Baia de Todos os Santos. São transportadas em média cerca de 27 mil pessoas por dia.

5 – Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Foto por IStock/ pabst_ell

Foto por IStock/ pabst_ell

Independente da sua fé ou crença, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim merece ser visitada e admirada ao menos uma vez na vida. Construída em 1772, a edificação, que tem duas torres sineiras, foi erguida ao melhor estilo neoclássico e está coberta com azulejos portugueses do século XIX em sua fachada. No interior do templo católico, destaque para as imagens de Nosso Senhor do Bonfim e da Nossa Senhora da Guia, trazidas diretamente de Portugal em 1745. Uma vez no local, não se esqueça de amarrar uma fitinha colorida no braço, dar três nós e fazer três pedidos.

Onde ficar

Pestana Convento do Carmo

Rua do Carmo, 01 – Pelourinho – Salvador / Bahia

Reservas: 55 71 3327-8400

pestana.com

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ filipefrazao

Comentários