logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiro pelas histórias de Jorge Amado em Ilhéus | Qual Viagem Logo

ilhéus JA

Roteiro pelas histórias de Jorge Amado em Ilhéus

15 de abril de 2016

Apesar de ter nascido na vizinha de Itabuna, Jorge Amado adotou Ilhéus como sua cidade. Foi lá que o autor cresceu e escreveu suas primeiras obras. Assim, Ilhéus ganhou fama internacional e foi imortalizada na obra de Jorge Amado, em livros como São Jorge dos Ilhéus, Terras do Sem-Fim e Gabriela, Cravo e Canela. Muitos elementos que inspiraram essas histórias continuam vivos até hoje na cidade.

ilhéus casa de cultura

Foto por Patrícia Chemin

O passeio começa pela casa onde Jorge Amado viveu por muitos anos, no centro de Ilhéus. Em sua homenagem, a construção em estilo neoclássico foi transformada em Casa de Cultura. O turista é acompanhado em uma visita guiada, na qual conhece alguns cômodos da casa e aprende sobre a vida e algumas peculiaridades de Jorge Amado. A casa preserva alguns elementos originais, como partes do piso, escadas e janelas, e a visita é imperdível para os fãs do escritor.

ilhéus vesúvio

Foto por Patrícia Chemin

Perto da Casa de Cultura fica o famoso Bar Vesúvio, aberto há mais de 100 anos. O local era reduto dos poderosos coronéis das fazendas de cacau e, na década de 1940, foi adquirido por um libanês, que casou com uma baiana. Dizem que foi aí que surgiu a inspiração para os personagens Gabriela e Nacib. Graças ao livro, o bar ganhou fama e é um dos pontos mais visitados de Ilhéus. Não deixe de tirar uma foto com a estátua do escritor, sentado em uma das mesas na calçada, e de pedir os famosos quibes do Nacib.

ilhéus bataclan

Foto por Patrícia Chemin

O roteiro pelas obras de Jorge Amado continua no Bataclan, antigo cabaré frequentado pelos ricos e poderosos da cidade, tanto nas obras de ficção do autor quanto na vida real. O estabelecimento entrou em decadência há décadas, mas foi resgatado há pouco mais de dez anos. Com a fachada original, agora é um restaurante e centro cultural. No andar de cima, é possível conhecer o quarto de Maria Machadão, antiga proprietária do cabaré.

Serviço

Casa de Cultura Jorge Amado – Rua Jorge Amado, 21

Bar Vesúvio – Praça Dom Eduardo, 190

Bataclan – Avenida 2 de Julho, 77

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a Ilhéus a convite do Cana Brava All-Inclusive Resort.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários