logo

Telefone: (11) 3024-9500

4 praias para curtir no verão em Santa Catarina | Qual Viagem Logo

4 praias para curtir no verão em Santa Catarina

25 de novembro de 2016

O estado de Santa Catarina tem um dos mais belos litorais do Brasil. A Qual Viagem selecionou 4 belas praias pra você conhecer por lá e provar que o verão catarinense tem paisagens de tirar o fôlego!

Lagoinha do Leste

Foto por Istock/klausbalzano

Foto por Istock/klausbalzano

A praia de Lagoinha do Leste é deserta, preservada tem altas ondas, e pra completar uma linda lagoa. Chegar até ela dá trabalho, mas vale a pena!.

A trilha fácil e  curta tem caminhada de 1 hora e começa na praia de Pântano do Sul. A segunda trilha sai da Praia do Matadouro e exige mais esforço, durando cerca de 2 horas e meia. Nos dois casos você precisará subir morros e enfrentar caminhos de pedra, então prepare-se.

Quem não desejar caminhar tem a opção de atravessar de barco, que parte do Pântano Sul e levam cerca de 15 minutos para completar o trajeto. Todos são feitos por pescadores. A Praia de Lagoinha do Leste fica escondida no litoral sul de Florianópolis sendo bastante deserta e cercada de Mata Atlântica. Há lagoas, trilhas, cachoeira, mata nativa para explorar a natureza e costões. São pouco mais de 1 quilômetro de mar aberto, perfeito para quem gosta de praticar esportes e precisa de ondas mais fortes. Aproveita a maré baixa pra dar seus mergulhos refrescantes.

Campeche

Foto por Istock/ JunotPhotography

Foto por Istock/ JunotPhotography

A Ilha do Campeche em Florianópolis tem um mar azul, é ótima para mergulho e você ainda pode fazer caminhadas por trilhas para ver as inscrições rupestres.

Os costões e morros do Campeche é um Patrimônio Arqueológico do estado de Santa Catarina. Se você sempre se imaginou visitando lindas ilhas ao redor do mundo, com paisagem paradisíaca, mar calmo com águas completamente cristalinas, areia branca e fina, não precisa ir tão longe.

Ela é assim chamada por ficar justamente em frente a conhecida a Praia do Campeche e você precisará apenas atravessá-la para desfrutar desse ambiente encantador. O local é bastante visitado por turistas, mas ainda não possui estrutura para uma circulação mais intensa. A Associação Couto de Magalhães fica à frente do controle e preservação da ilha, evitando que o ecossistema do lugar, único no estado, seja destruído. Então é indicado levar seu lanche e um guarda-sol para aproveitar melhor o dia.

A ilha oferece trilhas ecológicas monitoradas, onde é cobrada uma taxa que varia entre 15 e 30 reais, dependendo da distância e dificuldade do percurso. Também há serviço de mergulho, com aluguel de roupas e equipamentos. Tanto as trilhas, como o mergulho não podem ser feitos sem um monitor, então fique atento para evitar problemas.

Guarda do Embaú

Foto por IStock/ Mercedes Lorenzo Finotti

Foto por IStock/ Mercedes Lorenzo Finotti

A Guarda do Embaú  é uma praia paradisíaca, preservada, ótima para surfe e ainda tem uma bela lagoa para refrescar-se do sal marinho

Localizada em Palhoça, o acesso mais popular para lá é feito através do Rio da Madre, onde você encontra diversas opções de embarcações de pescadores locais. Há também aqueles que atravessam a nado, mas só se arrisque se você tiver um preparo físico para isso, mesmo não sendo um trajeto longo. Na época mais seca, às vezes, é possível atravessar a pé mesmo. Os aventureiros de plantão também chegam aqui por trilhas partindo da Prainha e da Pedra do Urubu, mas o trajeto é bem maior.

A praia de Guarda do Embaú, se popularizou por ser a  queridinha dos surfistas em Santa Catarina. É frequentada por muitos jovens atletas e amadores que se aventuram pelas ondas locais. O local tem pousadinhas e restaurantes simples, porém completos.

Praia do Rosa

Foto por Istock/ FelipeSRichter

Foto por Istock/ FelipeSRichter

A praia do Rosa é o reduto dos surfistas, tem verde para todos os lados, águas cristalinas e uma lagoa bem no meio da praia que é ideal para as crianças se divertirem.

São apenas 2 quilômetros de extensão, mas o suficiente para encantar qualquer visitante. Toda a área é cercada por costões e morros de mata nativa, dando um charme ainda mais especial ao lugar.

Para quem deseja um mergulho diferente, a Lagoa do Meio é bastante popular entre os turistas, principalmente pelo fato de o mar desta praia ter ondas mais fortes e mais altas. Durante o verão as baleias francas aparecem na região, o que atrai muitos turistas para observá-las junto aos seus filhotes, pertinho da costa.

Hotéis e pousada para todos os gostos e restaurantes que servem pratos diversos e deliciosos. Na alta temporada faça a sua reserva no mínimo com dois meses de antecedência.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por IStock/junotphotography

Comentários