logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça 4 lugares para mergulhar no México Logo

Foto por Istock/ Hoatzinexp

4 lugares para mergulhar no México

21 de junho de 2016

Separe os trajes de banho, porque essa viagem é para se molhar. O mergulho turístico vem crescendo no número de adeptos entre os visitantes da costa mexicana, e dá para imaginar o porquê. Se o México já é lindo na superfície, imagine explorar a rica vida marinha das águas quentes que banham o país? Dependendo do lugar escolhido, prepare-se para ser rodeado de peixinhos coloridos, arraias, tartarugas marinhas, baleias e até tubarões. Confira nossa seleção de quatro destinos para você mergulhar de cabeça:

Cozumel

Foto por Istock/ BRIAN LASENBY

Foto por Istock/ BRIAN LASENBY

Falou em mergulho, falou em Cozumel. Essa ilha localizada em pleno mar do Caribe, na costa da Riviera Maya,  deixa qualquer mergulhador – experiente ou iniciante – fascinado e apaixonado por suas águas cristalinas, recifes de corais, e principalmente, pela riquíssima vida marinha existente. Os mergulhos acontecem dentro da área do Parque Nacional Arrecifes. A visibilidade no local chega a 60 metros e a temperatura da água varia de 24 a 27º C. Ou seja, nada de ui ui ui para molhar a barriga. Cozumel tem como característica marcante os mergulhos em correnteza – não é preciso bater as nadadeiras durante o passeio. Basta deixar se levar pela corrente e contemplar a natureza. Os melhores mergulhos médios e rasos são nos pontos de Chankanaab, San Francisco, Tormentos e Paradise. Lugares bacanas para treino doesporte são o Parque Celerain e o arrecife Palancar, onde o maior atrativo são as formações coralinas, cavernas e barracas subaquáticas.

Na ilha o visitante vai encontrar pacotes de mergulho de todos os tipos: para quem não sabe nadar a quem tem certificado de mergulho. Por isso, não tenha medo e curta a aventura! O preço pode variar de U$ 80 a U$500, de acordo com a empresa que oferece e do estilo de mergulho (snorkel, com cilindro, batismo, open water, etc).

Mar de Cortês (Península da Baixa Califórnia)

Foto por Istock/ Hoatzinexp

Foto por Istock/ Hoatzinexp

 Faixa de água localizada entre a península da Baixa Califórnia e a parte continental mexicana, o Mar de Cortês atrai turistas apaixonados por mergulho de todo o planeta.A região foi batizada como o “aquário do mundo” pelo famoso oceanógrafo francês Jacques Cousteau, devido à sua rica biodiversidade, que abriga mais de 850 espécies, entre tubarões-baleia, golfinhos, raias gigantes, peixes tropicais e leões-marinhos.

A beleza das suas praias banhadas pelo Mar de Cortés é indiscutível, e certamente instigam a vontade de mergulhar mais fundo. A dica é ir para La Paz, capital da Baixa California Sur, principal região banhada pelo Mar do Cortês, ponto de partida para os principais locais de mergulho.Visite Los Islotes e depare-se com espetaculares formações rochosas, lar dos leões marinhos que adoram se exibir para os mergulhadores.  As diferentes profundidades da água permitem, em algumas áreas, nadar e em outras mergulhar pelo menos 33 metros para poder avistar colônias de sardinha prateada, peixe anjo tricolor, assim como conhitos e corais.

Se estiver iniciando na atividade do mergulho, não pode deixar de visitar o arrecife de Suwanee, estendido para o sul da ilha Espírito Santo e onde você poderá avistar peixes das diferentes espécies. Muito perto daí, encontrará uma embarcação utilizada como ferry-boat, entre Mazatlán e La Paz, afundada em 1976, e cujo capacete de mais de 90 metros de comprimento é coberto por um coral preto e rodeado de peixes papagaio e meros.

Ilha de Guadalupe – Baixa Califórnia

Foto por IStock/ tswinner

Foto por IStock/ tswinner

Para os mais corajosos, esse é o melhor destino para quem quer encontrar os grandes tubarões brancos. Localizada a pouco mais de 240 km da península da Baixa Califórnia, esta linda ilha possui uma grande incidência dessa espécie em suas águas translúcidas.

Guadalupe tem uma população de 94 grandes tubarões brancos, o que proporciona encontros inesquecíveis. A maneira mais segura de ver estes intrigantes animais é descendo para o fundo do mar em gaiolas de proteção, junto com um divemaster – profissional responsável pela segurança dos mergulhadores. Dessa forma você poderá interagir e gravar imagens incríveis sem correr perigo.

Ilhas Marietas (Riviera Nayarit)

Foto por Istock/ Patryk Kosmider

Foto por Istock/ Patryk Kosmider

Considerada uma das paisagens subaquáticas mais lindas do planeta, essa reserva marinha foi palco de explorações do grande desbravador Jacques Cousteau em meados dos anos 70. Passeio ideal para fazer em família e com os amigos, o mergulho na área pode ser realizado por iniciantes, com a utilização de um cilindro de oxigênio, ou com dois por mergulhadores certificados. O local apresenta profundidades entre 7,5 e 23 metros.

Para aproveitar o passeio, visite também a Praia Escondida ou Praia do Amor, como também é conhecida. Para chegar lá, só a nado, passando por deixo de um arco de rocha. A travessia é fácil e pode ser feita até pelos mais inexperientes. A embarcação para a cerca de 12 metros de distância do local e é obrigatório o uso de coletes salva-vidas.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto por Istock/ Hoatzinexp

Comentários