logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 passeios imperdíveis em Morro de São Paulo, Bahia Logo

tucamorais3

10 passeios imperdíveis em Morro de São Paulo, Bahia

2 de setembro de 2015

Um lugar mágico, onde o tempo parece não querer passar. Este é Morro de São Paulo, povoado mais famoso do município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia. Fica localizado na Ilha de Tinharé, arquipélago que leva o mesmo nome e pode ser encontrado a aproximadamente 60 quilômetros em direção ao Sul saindo de Salvador. Para quem vai visitar este paraíso, separamos dez passeios imperdíveis. Confira:

Pôr do sol no Forte

Foto: Jota Freitas Setur BA

Foto: Jota Freitas Setur BA

 

O Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII. Devido Morro de São Paulo ter uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos. O nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais e abaixo do Farol. Hoje as ruínas guardam muitas lendas e é um lugar perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol da ilha. Quem tiver sorte vai poder ver os golfinhos que fazem um verdadeiro espetáculo da natureza com suas acrobacias aquáticas.

Tiroleza

Foto: Jota Freitas Setur BA

Foto: Jota Freitas Setur BA

 

Ao lado do Farol de Morro de São Paulo existe um mirante e a maior  tirolesa  dentro d’água do Brasil. Você cai direto nas águas da Primeira Praia. Conhecer o mirante vale tanto para os que desejam pular, quanto para aqueles que preferem apenas olhar um dos mais belos visuais da ilha. O lugar tem uma vista maravilhosa que abrange a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade – um dos cartões postais de Morro de São Paulo.

Mergulho

Foto: richcarey via Istock

Foto: richcarey via Istock

 

As águas calmas e transparentes das praias de Morro de São Paulo propiciam o lugar perfeito para a prática do mergulho, seja este autônomo (com equipamentos) ou livre  (apenas com máscara e snorkel). A dica para o mergulho livre são as piscinas naturais da Quarta Praia quando a maré estiver  baixa ou nos arredores dos arrecifes. Para quem gosta de mais aventura e quiser se aprofundar mais, na Primeira Praia você terá a possibilidade de mergulhar com cilindro.

Passeio volta a Ilha

Foto: Rita Barreto Setur BA

Foto: Rita Barreto Setur BA

 

Constando a ilha onde está Morro de São Paulo passando pela Praia do Encanto até às Piscinas de Garapuá e seguindo para as piscinas de Moreré, onde recifes de corais formam piscinas naturais de águas cristalinas e tranqüilas no meio do mar onde mergulhar com snorkel permite observar uma grande variedade de peixe e corais. A parada seguinte é a Praia da Cueira, em Boipeba com uma caminhada opcional até Velha Boipeba e desfrutar dos restaurantes locais para almoço. O retorno é feito dando a volta na ilha, passando por manguezais e conhecendo a cidade histórica de Cairú – a 2ª cidade do Brasil -, onde o passado se faz presente no antigo Convento histórico que ainda existe.

Caminhada até Gamboa

Foto: kovgabor79 via Istock

Foto: kovgabor79 via Istock

 

Se a maré estiver baixa você poderá fazer uma caminhada do cais do Morro de São Paulo até a Gamboa, passando pelas praias do  Porto de Cima e da Ponta da Pedra. Antes de chegar na Gamboa está a encosta de argila, parada obrigatória para passar a argila por todo o corpo, que segundo dizem o.s moradores tem função esfoliante. A caminhada é agradável e pode durar cerca de  25 minutos até a Gamboa. É uma ótima opção para passar o dia, uma vez que estas praias são bastante tranqüilas e com pouco movimento. As águas são claras e a paisagem com trechos preservados da Mata Atlântica é paradisíaca.  Sem falar da para da Gamboa, com sua larga faixa de areia e águas profundas.

Festas

Foto: Rawpixel Ltd via Istock

Foto: Rawpixel Ltd via Istock

 

Para aqueles que gostam de luau a beira mar ou de badaladas casas noturnas, Morro de São Paulo tem festas a noite toda e todas as noites. Com paisagens e praias paradisíacas para que suas noites sejam inesquecíveis. Morro de São Paulo é o lugar certo para os baladeiros: as festas estão espalhadas pelas praias, casas noturnas e barzinhos. Geralmente as festas em Morro de São Paulo obedecem um calendário: as segundas e quintas-feiras são os dias do Luau; as quartas tem Teatro do Morro; sextas e sábados as festas se dividem pelas casas noturnas (Pulsar, Toca, Six Club  e às vezes no Funny).

Conhecer a história

 

Mas não são somente as belas praias as únicas atrações de Morro de São Paulo. A ilha guarda outros pontos turísticos que retratam também sua importância histórica. Poucos sabem, mas Morro de São Paulo tem parte na história do Brasil. O distrito faz parte do município Cairú , a segunda cidade mais antiga do Brasil.  A Fortaleza de Tapirandu  e o Pórtico foram construídos no século 17 para evitar invasões holandesas.

Piscinas naturais

Foto: Tuca Morais

Foto: Tuca Morais

 

As praias de águas cristalinas , areia branca e cercadas por um imenso  coqueiral estão cercadas por grandes barreiras de recifes. Quando a maré está baixa se formam piscinas naturais pelos arredores dos arrecifes. Estas piscinas são os locais ideais para banhistas de qualquer idade. Além de poder ver os peixes que ali ficam também é um lugar maravilhoso para banhar crianças pequenas e bebês. Uma ótima dica para relaxar nas belas paisagens das praias de Morro de São Paulo. Uma destas praias que possui belas piscinas naturais é a Quarta Praia.

Feira de Artesanato

Foto: anandoart via Istock

Foto: anandoart via Istock

 

A vila à noite não seria a mesma sem a Feirinha de Artesanato. Todas as noites a partir das 18h na Praça Aureliano Lima, situada na vila do povoado tem exposição de artesanato. Várias barraquinhas cercam a praça com seus produtos típicos: são objetos de decoração, vestuário em geral, bijuterias, artigos de prata e outros itens. A feirinha de artesanato é um charme e vale à pena ir dar uma olhada no trabalho desses artistas. Sem falar que é a chance de você adquirir aquela lembrancinha de Morro de São Paulo.

Teatro

Foto: ZavgSG via Istock

Foto: ZavgSG via Istock

 

Todas as quartas-feiras tem teatro no Morro de São Paulo. Para chegar até o teatro são cerca de 200 degraus e mais uma pequena caminhada. A partir das 21h artistas se apresentam, desertam poesias e mostram seus dons musicais. Da meia noite em diante começa a festa que vai até o dia amanhecer. Muita gente bonita, alegre em meio a um espaço cercado da bela natureza de Morro de São Paulo. Conhecer o Teatro do Morro é outra dica que você não pode deixar de fora em sua estada na ilha!

Mais informações: http://www.morrodesaopaulo.org.br/

Texto por: agência com edição de Andressa Volpini

Foto destacada: Tuca Moraes

Comentários