logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 mitos sobre aviões que muita gente ainda tem dúvida | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ AlexeyPetrov

10 mitos sobre aviões que muita gente ainda tem dúvida

30 de outubro de 2018

Existe uma série de mitos relacionados às viagens de avião que povoam o imaginário dos usuários desse meio de transporte. Os voos são conduzidos por piloto automático? O reservatório dos banheiros são descartados durante o voo? O ar da cabine do avião é prejudicial à saúde dos passageiros? Verdadeiro ou falso?

Pensando nisso, a revista norte-americana Reader’s Digest reuniu as questões mais comuns e se propôs a desvendá-las, para que os passageiros façam uma viagem incrível, sem receios e preocupações.

  1. Número de pilotos
    Foto Divulgação

    Foto Divulgação

Durante o voo, os passageiros ouvem somente a voz de um piloto pelo alto-falante – o que não significa que só exista um piloto a bordo. De acordo com o piloto comercial Dan Boland, fundador do site Holidayers, tanto o piloto quanto o copiloto são aptos a pilotar uma aeronave.  “A única grande diferença entre os dois pilotos é que, geralmente, o comandante tem mais experiência na companhia aérea e, em última análise, é o responsável número um pela tripulação e pela segurança dos passageiros”, explicou Boland à Reader’s Digest.

2. Tempestades provocam queda de aviões

Foto por Istock/ Teka77

Foto por Istock/ Teka77

Existem condições climáticas que dificultam a pilotagem do avião. Entretanto, as aeronaves são projetadas para serem atingidas por raios, com total segurança. Sabe-se que isso acontece pelo menos uma vez por ano ou uma vez em cada mil horas de voo, sem risco de acidente. É importante constatar que desde 1963 não cai um avião por desastre com raio.

  1. O desagradável mito sobre o banheiro dos aviões
    Foto por Istock/ frontpoint

    Foto por Istock/ frontpoint

Parece brincadeira, mas ainda existe quem acredite que os pilotos esvaziam o reservatório dos banheiros em pleno voo. Isso jamais acontece e já está na hora de por fim a um dos mitos mais desagradáveis sobre os aviões.

4.  Porta de emergência

Foto por Istock/ asiandelight

Foto por Istock/ asiandelight

Durante a viagem, você já teve medo de algum passageiro abrir a porta de emergência? Pois não há com o que se preocupar, pois, segundo explicou Dan Boland, para abrir esta porta é preciso uma “força sobre-humana”, portanto, é impossível algum passageiro conseguir tal proeza.

  1. Ar condicionado da cabine
    Foto Divulgação

    Foto Divulgação

Muitas pessoas acreditam que o ar condicionado da cabine pode ser prejudicial à saúde por fazer circular os germes de todos os passageiros. Mito. De acordo com Boland, o ar da cabine é trocado a cada três minutos, passando por filtros eficientes que removem quase que totalmente as bactérias.

  1. Piloto automático
    Foto por istock/ Ramon Portelli

    Foto por istock/ Ramon Portelli

Um dos mitos mais antigos sobre aeronaves está relacionado com o funcionamento do piloto automático. Muitas pessoas acham que os aviões são realmente conduzidos pelo piloto automático, mas, na realidade, isso não acontece. Sempre existe um profissional no controle do avião, o tempo todo.

7.  Segurança dos pequenos aviões

Foto por IStock/ Chalabala

Foto por IStock/ Chalabala

Os aviões menores (geralmente particulares) são menos seguros do que os aviões comerciais? Mito. Segundo William Herp, CEO da Linear Air Taxi, empresa norte-americana de táxi aéreo, a segurança de um voo está mais relacionada com a habilidade do piloto do que como tamanho da aeronave.

8.  Pequeno furo na janela

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Quem adora viajar na janela para apreciar a paisagem já deve ter percebido um pequeno orifício na base da mesma. Sim, ele existe e tem a função de regular a pressão da cabine. A maior parte das janelas são compostas por três painéis de acrílico. O que fica do lado externo protege de eventuais elementos e mantém a pressão; o do meio funciona como segurança para o caso do externo se quebrar; e o interno, que tem o tal furinho, regula a pressão para que o acrílico do meio não seja danificado.

9.  Máscaras de oxigênio

Foto por Istock/ Catalin205

Foto por Istock/ Catalin205

Há quem pense que as máscaras de oxigênio servem apenas para a demostração de segurança do voo. Isso não é verdade. Existe sim oxigênio disponível para todos os passageiros, e, em caso de despressurização da cabine, estas máscaras caem do teto e têm capacidade de duração para 15 minutos. Não se assuste, este tempo será suficiente para o avião descer até uma altitude em que as máscaras não serão mais necessárias.

  1. Limpeza do avião
    Foto por Istock/ atosan

    Foto por Istock/ atosan

Durante a viagem, você tem costume de colocar o lixo no compartimento do assento à sua frente, achando que logo depois do desembarque alguém recolherá? Segundo uma ex-comissária de bordo, os aviões não são limpos após cada voo, e sim, uma vez por dia. Por isso, procure entregar todas as embalagens e descartáveis quando os comissários de bordo passarem pelo corredor recolhendo o material das refeições.

Foto destaque por: Istock/ AlexeyPetrov

Comentários