logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 lugares para se encantar com o centro histórico de Québec | Qual Viagem Logo

Chateau Frontenac in the day with colorful buildings on street in Quebec City

10 lugares para se encantar com o centro histórico de Québec

2 de março de 2018

Capital da província homônima, a Cidade de Québec é uma das mais especiais e charmosas do Canadá, já que guarda um agradável clima europeu em seus monumentos, igrejas, ruas estreitas calçadas de pedra e construções que datam da época colonial. Fundada há mais de 400 anos, foi, entre os séculos XVI e XVIII, o centro da colônia francesa na América do Norte – depois, seu domínio passou para os britânicos. Seu centro histórico, conhecido como Vieux-Québec (em francês) ou Old Québec (em inglês), é listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e guarda atrações incríveis que prometem deslumbrar qualquer turista. Confira alguns destaques dessa parte da cidade:

Terrasse Dufferin

Foto por iStock / Hakat

Foto por iStock / Hakat

Essa extensa plataforma de madeira para a circulação de pedestres fica na parte alta do centro histórico, com uma vista privilegiada para o Rio Saint-Laurent. Ali está um dos símbolos da cidade: o Fairmont Le Château Frontenac. Com a fachada que mais lembra um castelo, é um hotel de luxo – inclusive, o mais fotografado do mundo.

Cidadela

Foto por iStock / Purplexsu

Foto por iStock / Purplexsu

A Cidadela de Québec é a maior fortificação militar britânica da América do Norte e ainda se mantém em operação. Mas é possível visitá-la – além de conhecer o museu, faça um tour guiado e, se for verão, assista à troca da guarda.

Catedral de Notre-Dame de Québec

Foto por iStock / jimfeng

Foto por iStock / jimfeng

Com uma arquitetura primorosa e repleta de obras de arte, essa catedral foi construída em 1647 pelos franceses, sendo uma das mais antigas da América do Norte, mas reerguida em 1925 depois de sofrer incêndios.

Rue Saint-Jean

Foto por iStock / krblokhin

Foto por iStock / krblokhin

Popular tanto entre turistas como moradores, essa rua é repleta de lojas, restaurantes, cafés descolados e até pubs. É movimentada o dia todo – principalmente à noite.

Rue du Trésor

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

É uma rua bem estreita, com trânsito apenas de pedestres. Atualmente, funciona mais  como uma galeria ao ar livre, já que ali estão instalados vários artistas que exibem suas belas pinturas feitas à mão e fotografias – todas à venda.

Quartier Petit Champlain

Foto por iStock / JuliaPanchyzhna

Foto por iStock / JuliaPanchyzhna

Já na parte baixa, o Quartier Petit Champlain é uma área icônica e histórica de Québec. As ruas que formam esse quarteirão são em estilo europeu, estreitas e de pedra e têm em abundância cafés, galerias de arte e lojas de chocolate, souvenires e artesanatos. Além de ser um lugar muito charmoso, ali estão ainda de pé algumas das primeiras casas da antiga colônia francesa.

Escadaria Casse-Cou

Foto por iStock / benedek

Foto por iStock / benedek

Com um nome bem curioso (traduzido do francês, significa algo como “quebra-pescoço”), fica junto ao Quartier Petit Champlain. Também com cafés e lojinhas, rende ótimas fotos.

Place Royale

Foto por iStock / Gim42

Foto por iStock / Gim42

A praça é considerada o berço da colonização francesa na América do Norte, já que ali foi erguido o primeiro assentamento da nova colônia em 1608. Depois de um período de decadência, foi revitalizada na década de 1960. Além de muito fotogênica e charmosa, a Place Royale guarda cafés, construções históricas e a Igreja Notre-Dame-des-Victoires.

Fortificações

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

Québec é a única cidade amuralhada ao norte do México, com fortificações que atingem quase 5 km de extensão na parte alta do centro histórico e estão muito bem conservadas. É inclusive possível andar sobre elas.

Fresque des Québécois

Foto por iStock / diegograndi

Foto por iStock / diegograndi

Quem disse que uma cidade histórica não tem arte de rua? Québec reúne alguns murais incríveis, que se integram perfeitamente à arquitetura local. O mais famoso deles, o Fresque des Québécois, é enorme, tem um belo efeito de profundidade e homenageia a cidade com o retrato de dezenas de personalidades da história e das artes de Québec.

Mais informações em: quebecregion.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / rabbit75_ist

Comentários