logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 filmes para ver e se sentir na Itália | Qual Viagem Logo

Colosseum at sunset in Rome, Italy

10 filmes para ver e se sentir na Itália

14 de março de 2018

De natureza exuberante em cada detalhe, de cultura vasta e gastronomia admirada por todo o mundo, a Itália é memorável e suas terras realmente fascinam. Tanto que, pelo menos uma vez na vida, alguém já falou para você, ou irá falar com suspiros, sobre o quão apaixonante é esse país.

Segundo a Unesco, mais da metade dos patrimônios histórico-artísticos do mundo ficam na Itália. Além disso, as ofertas de viagem na Itália para os turistas são sempre mais atraentes e variadas.

No cinema, já foi retratada diversas vezes e eternizada em película por diretores famosos. Mesmo da telona, podemos sentir a Itália e conhecer mais sobre ela. A Prenota4u fez uma lista dos filmes que vão fazer qualquer um se sentir em casa ao ler sobre a Itália, e mesmo de longe, se deliciar com esse país encantador. Confira:

O Poderoso Chefão Parte II, 1974

Foto por: iStock/ Nellmac

Foto por iStock/ Nellmac

A lista já começa com um clássico. De Francis Ford Coppola, o filme se passa em Corleone, cidade localizada na região da Sicília. Tem cerca de 12 mil habitantes, possuiu 229m² e ainda hoje luta contra a imagem negativa deixada pelo filme.

Mas apesar de o filme representar a mesma, alguns incidentes fizeram com que a produção fosse gravada em um ligar a 300 km dali, em vilas rústicas como Savoca, Forza d’Agrò e outras.

Meus Caros Amigos, 1975

Foto por: iStock/ CaronB

Foto por iStock/ CaronB

O filme conta a história de cinco grandes amigos que nunca se desgrudaram desde a juventude. E mesmo depois de terem passado dos cinquentões, ainda se juntam para pregar peças e trotes em qualquer um que passe no seu caminho.

A produção começou na Bolonha, porém, com a morte precoce do diretor Pietro Germi, e a sucessão de Monicelli, a produção foi movida para Florença. E retrata bem o lado B da cidade.

Beleza Roubada, 1996

Foto por: iStock/ taratata

Foto por iStock/ taratata

Bernardo Bertolucci passou 15 anos longe da Itália e, após esse tempo, retornou para gravar esse clássico do cinema, que na época tinha como estrela Liv Tyler. O filme conta a história de Lucy, uma garota que após a morte da mãe, vai até Itália para reencontrar o jovem que com quem deu seu primeiro beijo, e simultaneamente decifrar o enigmático diário de sua mãe. O roteiro foi escrito por Susan Minot, e baseado na história do próprio diretor.

Com certeza, o elenco e toda a equipe devem ter ficado maravilhados de gravar sob a beleza da Toscana, região da Itália central com cerca de 3,7 milhões de habitantes e 22.997km², cuja capital é Florença.

Malena, 2001

Foto por: iStock/ CJ_Romas

Foto por iStock/ CJ_Romas

Ambientado em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, o filme é cercado de paisagens e imagens da Itália que são quase um show à parte. A cidade fictícia do filme, chamada Castelcuto, na verdade é Siracusa.

Siracusa é uma comuna italiana da região da Sicília, província de Siracusa, que tem cerca de 121 mil habitantes e ocupa uma área de 204 km².

Sob o Sol da Toscana, 2004

Foto por: iStock/ Shaiith

Foto por iStock/ Shaiith

Um filme de Audrey Wells que fala sobre amar a vida. O filme narra a história de Frances Mayes, uma escritora que, recém divorciada, ganha das amigas uma excursão para a região Toscana da Itália. Lá ela resolve comprar uma casa antiga de 300 anos de existência. Conforme a trama vai se desenvolvendo, ela conhece diversas pessoas e acaba por se apaixonar pelo jeito italiano de ser e viver. O filme é baseado no livro “Sob o Sol da Toscana – Em casa na Itália”, escrito pela própria Frances.

De Encontro com o amor, 2005

Foto por: iStock/ fotofritz16

Foto por iStock/ fotofritz16

O filme conta a história de um aspirante a escritor que resolve ir atrás do seu ídolo, que vive numa zona rural com suas filhas na Itália, para conhece-lo melhor. O filme de Brad Mirman é delicado, romântico e com paisagens lindíssimas. Gravado na cidade de Chiusi, que é uma comuna italiana da região da Toscana, uma província de Siena, tendo cerca de 8.125 habitantes em uma área de 58 km².

Anjos e Demônios, 2009  

Foto por: iStock/ TomasSereda

Foto por iStock/ TomasSereda

O filme é baseado em um dos best-sellers do escritor Dan Brown, todo ambientado em Roma e praticamente todos os pontos da cidade citados no livro estão ligados ao artista Gian Lorenzo Bernini.

O filme conta com belíssimas cenas entre Vaticano e Roma, de forma tão bonita que faz você querer embarcar e se aventurar em seguida. Roma, capital da Itália, possuiu 2,8 milhões de habitantes em 1.825, 3km² de área, tornando a quarta cidade mais populosa da União Europeia.

O Turista, 2010

Foto por: iStock/ RudyBalasko

Foto por iStock/ RudyBalasko

O filme por si só já garante peso com Angelina Jolie e Jhonny Depp no elenco principal. A segunda parte do filme nos traz uma velha conhecida e tão sonhada região, Veneza. Inteiramente rodado de lá, o longa não apenas mostra a cidade, intensificando e explorando cada pedacinho, mas também permite que o telespectador se sinta dentro dela.

Veneza está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza e é recortada por canais e ligada por pontes, o que dá todo aquele charme que estamos acostumados a ver as telonas.

Cartas para Julieta, 2010

Foto por: iStock/ StrenghtOfFrame

Foto por iStock/ StrenghtOfFrame

Se você quer conhecer Verona, este filme é perfeito. O filme tem como base central o Museu Casa de Julieta e as cartas deixadas para ela. Isso porque Verona é famosa por ser a cidade onde foi criada a personagem Julieta Capuleto de “Romeu e Julieta”.

Verona é uma cidade italiana da região do Vêneto, no nordeste do país, e tem 258.765 habitantes, e territorialmente estende-se por 206,63 km². Além de ter sido imortalizada por Shakespeare, Verona é uma pequena cidade muito encantadora, cheia de ruas pitorescas e lindas paisagens.

Comer, rezar e amar, 2010

Foto por: iStock/ belenox

Foto por iStock/ belenox

Julia Roberts interpreta Liz Gilbert, uma nova-iorquina que decide viver intensamente sua vida, aproveitando algumas maravilhas que o mundo pode oferecer. Roma se encontra já na primeira parada, com o prazer de saborear uma das melhores gastronomias do mundo. Existem, inclusive, roteiros de viagens baseados no filme.

Mais informações em: Prenota4u

Texto por: Agência com edição de Carolina Berlato

Foto destaque por: iStock / sborisov

Comentários