logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 dos museus mais interessantes de Lisboa | Qual Viagem Logo

Lisbon, Portugal - October 5, 2016: Crowd at the opening of the world newest museum, the MAAT (Museum of Art, Architecture and Technology) in Lisbon

10 dos museus mais interessantes de Lisboa

28 de junho de 2017

Lisboa oferece uma vasta oferta cultural e os mais diferentes tipos de museus. Dos espaços históricos aos mais recentes projetos arquitetônicos, há muito para conhecer nesta cidade que não para de se reinventar. Conheça alguns museus que se destacam por suas diferenças temáticas e ricos acervos:

Museu Nacional de Arte Antiga

Foto por iStock / PhilAugustavo

Foto por iStock / PhilAugustavo

Reúne a mais relevante coleção pública do país nesse tema, da Idade Média até ao século XIX: pinturas, esculturas, ourivesaria e artes decorativas portuguesas, europeias, africanas e orientais. Composto por mais de 40 mil itens, o acervo compreende o maior número de obras classificadas pelo Estado como “tesouros nacionais”. Há também obras de referência do patrimônio artístico mundial.

Mais informações em: museudearteantiga.pt

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Foto por iStock / ribeiroantonio

Foto por iStock / ribeiroantonio

Projeto inovador de um novo edifício, é um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX e um dos polos museológicos mais visitados do país. O museu está localizado na zona ribeirinha do bairro de Belém. O edifício irá criar espaços de exposição sob uma cobertura ondulante, concebida para oferecer um novo espaço público acima das galerias. O projeto vai renovar o acesso ao rio Tejo a partir da cidade e consolidar a regeneração urbana do bairro.

Mais informações em: maat.pt

Museu do Dinheiro

Foto por Divulgação / Associação Turismo de Lisboa

Foto por Divulgação / Associação Turismo de Lisboa

Apresenta a história do dinheiro e sua evolução, tanto em Portugal como no mundo. Foi inaugurado em abril de 2016 e está localizado na Baixa de Lisboa, na antiga igreja São Julião. Há diversas atrações neste museu: pode-se dar um testemunho, cunhar e imprimir moedas e notas virtuais com a sua cara, ver ao microscópio de que são feitas as notas, e ainda interagir e deixar-se inspirar por histórias de todo o mundo. O Museu do Dinheiro conta ainda com uma diversificada programação cultural e educativa para todas as idades que, de forma original e pedagógica, permite envolver toda a família.

Mais informações em: museudodinheiro.pt

Museu Nacional do Azulejo

Foto por iStock / picturist

Foto por iStock / picturist

Os famosos azulejos portugueses podem ser vistos não só em Lisboa, mas por todo o país, decorando fachadas e interiores de igrejas, casas, estações de trem e outras construções. Mas não há lugar melhor para admirá-los do que o Museu Nacional do Azulejo, todo dedicado a essa expressão artística tão tipicamente portuguesa. Instalado no belo edifício do antigo Mosteiro da Madre de Deus, exibe peças de diferentes épocas, desde o século XV.

Mais informações em: museudoazulejo.gov.pt

Museu Arqueológico do Carmo

Foto por iStock / tichr

Foto por iStock / tichr

Objetos da época do Império Romano, cerâmicas pré-colombianas e até uma múmia egípcia – tudo isso e mais outros tantos itens arqueológicos variados podem ser encontrados nas ruínas do Convento do Carmo, onde está o museu. O convento, fundado em 1389, foi quase todo destruído por um terremoto e um incêndio em 1755. O teto da igreja, por exemplo, já não existe mais. Porém, essa curiosa história colaborou para tornar as ruínas um popular ponto turístico em Lisboa. Em 1864, foi inaugurado ali o Museu Arqueológico do Carmo.

Mais informações em: museuarqueologicodocarmo.pt

Museu Coleção Berardo

Foto por iStock / carlosanchezpereyra

Foto por iStock / carlosanchezpereyra

Localizado no amplo Centro Cultural de Belém, esse é o principal centro de arte moderna e contemporânea de Lisboa. O acervo permite visualizar os grandes movimentos artísticos do século XX aos dias de hoje. No acervo, há mais de 900 obras assinadas por nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Marcel Duchamp, Piet Mondrian, Joan Miró, Francis Bacon, Andy Warhol e muitos outros. Isso sem contar um bom leque de exposições temporárias. Aos sábados, a entrada é gratuita.

Mais informações em: museuberardo.com

Museu de Marinha

Foto por iStock / StockPhotosArt

Foto por iStock / StockPhotosArt

Um país que tem uma história tão íntima com o mar não poderia deixar de ter um museu dedicado ao tema das navegações. A principal parte do acervo começa nos itens que remetem justamente à época dos Grandes Descobrimentos. Há modelos de navios e embarcações reais, pinturas, armas, instrumentos de navegação, fotografias históricas e muito mais. Criado em 1863, hoje se encontra anexo ao famoso Mosteiro dos Jerônimos.

Mais informações em: ccm.marinha.pt/pt/museu

Museu Nacional dos Coches

Foto por Divulgação / Associação Turismo de Lisboa

Foto por Divulgação / Associação Turismo de Lisboa

O Museu dos Coches encontra-se instalado num edifício contemporâneo, sendo um projeto do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. A nova sede ganhou em espaço e, pelas suas caraterísticas contemporâneas minimalistas, permite uma leitura centrada exclusivamente na coleção, que conta com uma coleção única no mundo de antigas viaturas de passeio – algumas da família real portuguesa.

Mais informações em: museudoscoches.gov.pt

Museu Calouste Gulbenkian

Foto por iStock / StockPhotosArt

Foto por iStock / StockPhotosArt

Esse é o espaço cultural de excelência de Lisboa. Criada por testamento por um humanista notável – Calouste Gulbenkian –, a Fundação homônima tem como missão promover os valores universais da condição humana. Assim, as artes, a ciência e a educação têm aqui um palco privilegiado. O museu reúne um acervo diverso: pinturas, esculturas, peças decorativas, arte moderna e muito mais.

Mais informações em: gulbenkian.pt/museu

NewsMuseum

Foto por Divulgação / Associação Turismo de Lisboa

Foto por Divulgação / Associação Turismo de Lisboa

Apesar de estar em Sintra, vale incluir esse museu na lista, já que fica a poucos quilômetros de Lisboa. Bem moderno, trata-se de um museu interativo que reúne o universo das notícias e proporciona aos visitantes uma experiência única e inovadora, no qual a história da mídia caminha lado a lado com a tecnologia de ponta. O local apresenta uma releitura de episódios da história portuguesa e do mundo através do olhar noticioso. Homenageia os jornalistas imortalizados por suas obras, identifica os principais protagonistas do setor, projeta a evolução da reportagem de guerras, contextualiza os combates midiáticos que se destacaram e recorda as más notícias, além de desvendar as propagandas e as relações públicas.

Mais informações em: newsmuseum.pt

Mais informações sobre Lisboa em: visitlisboa.com

Texto por: Patrícia Chemin e informações de agência

Foto destaque por: iStock / ribeiroantonio

Comentários