logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 cidades para curtir o Circuito Turístico das Frutas | Qual Viagem Logo

circuito das frutas

10 cidades para curtir o Circuito Turístico das Frutas

21 de janeiro de 2016

O Circuito Turístico das Frutas reúne dez cidades do interior paulista, na região entre Campinas e a capital. O turista pode desfrutar das riquezas culturais e naturais dessa área, que se destaca pela produção de frutas e vinhos. Pela grande variedade de passeios e eventos oferecidos, visitar esse pólo turístico é uma ótima opção de lazer para as férias ou até mesmo para um final de semana.

Atibaia

Atibaia

Foto por Ana Paula Hirama via Flickr

Famosa por cultivar flores e frutas, principalmente o morango, é um destino certo para a prática de esportes de aventura. Vale passear pelo centro histórico, pelo teleférico e pela Fazenda Paraíso, na qual os turistas podem observar o processo de produção da cachaça. Nos finais de semana de setembro, acontece a Festa das Flores e Morangos de Atibaia.

Indaiatuba

Indaiatuba

Foto por zardeto via Commons Wikimedia

A cidade recebeu estrangeiros de vários países, tanto que possui a maior colônia de imigrantes suíços no Brasil. Essa influência é comemorada na Festa da Tradição da Colônia Helvétia, que acontece no mês de agosto. Além disso, Indaiatuba é um grande produtor de uvas e possui uma rica história, que pode ser observada no Museu Ferroviário.

Itatiba

Itatiba

Foto por wilson severino via Flickr

Em abril, acontece a Festa do Caqui, que destaca a grande produção de frutas na cidade. Itatiba reúne diversos locais que possibilitam ao turista um contato próximo com a natureza, como o Sítio São José, a Fazenda Pereiras e a Fazenda Dona Carolina. As crianças vão adorar conhecer o Zooparque e a Estação Ciências.

Itupeva

Itupeva

Foto por mauroguanandi via Flickr

Um dos atrativos da cidade é conhecer as vinícolas, como as do Sítio Santa Vitória, da Quinta Nossa Senhora Aparecida e da Adega Lourençon. Não é à toa que a cidade organiza a Festa da Uva no mês de dezembro. Em Itupeva também é possível observar a produção artesanal de cervejas, cachaças e mel. Outro passeio popular na cidade é o parque aquático Wet’n Wild.

Jarinu

Jarinu

Foto por Secretaria de Agricultura e Abastecimento via Flickr

É onde há o cultivo de diversas frutas, como pêssegos, ameixas, uvas e morangos. Inclusive, acontece no mês de julho a Festa do Morango. A Comunità Italiana di Jarinu preserva as tradições italianas e organiza festas com muito vinho, comida e dança.

Jundiaí

Jundiaí

Foto por Secretaria de Agricultura e Abastecimento via Flickr

Tem o título de “Terra da Uva”, por ser a maior produtora da uva Niágara rosada e manter a tradição de sucos e vinhos artesanais. Jundiaí possui muita influência da Itália e, por isso, é repleta das tradicionais cantinas italianas. Embarque num passeio pela história ao visitar uma das antigas fazendas da cidade.

Louveira

Louveira

Foto por Loreta Conte via Flickr

Outra grande produtora de uvas, a cidade também se destaca pelo cultivo de diversas outras frutas. Deguste os vinhos e cachaças artesanais produzidos em propriedades rurais, como o Sítio Registro, a Fazenda Luiz Gonzaga e o Sítio Santa Rita.

Morungaba

Morungaba

Foto por Thiago Jacomasso via Flickr

Recebe o título de Estância Climática por ter belas paisagens, com colinas, matas e cachoeiras, como pode ser observado no Parque Ecológico. Além da produção de maracujás, figos, laranjas e pêssegos, a cidade é um dos principais polos de adestramento de cavalos do país.

Valinhos

Valinhos

Foto por Fabiane Secomandi via Flickr

Por ter o figo roxo e a goiaba como seus principais produtos, a cidade organiza a Festa do Figo e a Expogoiaba entre os meses de janeiro e fevereiro. No Sítio Kusakariba, o visitante pode conhecer mais sobre o cultivo da goiaba.

Vinhedo

Vinhedo

Foto por Naíra Teixeira Dias via Flickr

O nome da cidade já revela: há uma grande produção de uvas e vinhos. Vale participar da Festa da Uva e do Vinho, que acontece em fevereiro, e visitar uma das adegas da cidade, como a Adega Família Ferragut e a Adega Família Azzolin. Imperdível também é se divertir com a família no Hopi Hari, maior parque de diversões temático da América Latina.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Juan Camilo Trujillo

Comentários