logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 cervejarias nacionais que todo brasileiro deveria conhecer | Qual Viagem Logo

Foto por Eliria Buso

10 cervejarias nacionais que todo brasileiro deveria conhecer

9 de março de 2020

Com aumento na variedade de sabores, cresce o número de cervejarias nacionais abertas à visitação.

Inúmeros são os fatores que fazem o Brasil conhecido no mundo inteiro: as belas paisagens, a paixão pelo futebol, a rica cultura, a gastronomia deliciosa e a cultura cervejeira. Com uma produção anual de aproximadamente 24 bilhões de litros, a terceira maior do mundo, o país se destaca pela crescente busca de novos sabores da bebida.

Em 2010, as produções artesanais representavam apenas 0,7% da produção nacional, segundo dados do Instituto da Cerveja Brasil (ICB). Hoje, a fatia desse mercado atinge 1,2% do setor, passando de 1000 o número de microcervejarias em 2019.

Além das cervejas Pilsen, a preferida dos brasileiros, o país vem diversificando sua produção a partir da explosão de cervejas artesanais.

Se você é apaixonado por cerveja e quer conhecer um pouco mais sobre ela, desde o processo produtivo até degustação, confira as 10 cervejarias imperdíveis para visitar no Brasil.

Colorado, em Ribeirão Preto

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Cada vez mais conhecida entre os admiradores das cervejas artesanais, a cervejaria Colorado recebe visitantes aos sábados, mediante agendamento prévio. Além de conhecer a fábrica, os turistas degustam as principais cervejas da linha da Colorado: Appia, Cauim, Demoiselle, Vixnu e Indica. Alguns ingredientes encontrados nas cervejas Colorado são: mandioca, mel e café.

Wälls, em Belo Horizonte

Foto por Caroline de Oliveira

Foto por Caroline de Oliveira

A visitação feita pelo Mestre Cervejeiro dura 30 minutos e mostra as matérias-primas usadas na produção da cerveja e explicações sobre cada uma das etapas do processo produtivo. Oferecendo rótulos belgas como Trippel, Quadruppel e Dubbel, a cervejaria recentemente inaugurou o Atelie Wäls, um espaço com mais de 100 mil litros de bebida em processo de envelhecimento e fermentação.

Bierland, em Blumenau

Foto por reprodução Facebook Bierland Cervejarias

Foto por reprodução Facebook Bierland Cervejaria

Uma das regiões mais famosas da produção cervejeira no Brasil, a cidade catarinense de Blumenau oferece visitas gratuitas à Bierland. Uma das cervejas mais conhecidas da marca é a Blumenau, inspirada nas antigas cervejas produzidas pelos imigrantes alemães que ocuparam a região. Além dela, a cervejaria produz chopes e cervejas com rótulos premiados nos estilos Pilsen, Weizen, Vienna, American IPA, Oatmeal Stout e Strong Golden Ale.

Amazon Beer, em Belém

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

No Pará, a Cerpa é uma das marcas mais conhecidas. Mas na capital paraense também se encontra a Amazon Beer. Fundada em 2000, a cervejaria é pioneira no quesito inovação. Inspirada na riqueza e exuberância de sabores e aromas da Amazônia, a cervejaria produz oito estilos de cerveja com ingredientes da região: bacuri, açaí, prioprioca e cumaru (a baunilha da Amazônia).

Tupiniquim, em Porto Alegre

Tendo a marca Polar como uma das preferências regionais, Porto Alegre é conhecida pela variedade de bares e cervejas que oferece aos turistas. Uma das cervejarias a se conhecer na capital gaúcha é a Tupiniquim, que já conquistou os prêmios de: Melhor Cervejaria do Festival Brasileiro da Cerveja 2015, Melhor Cervejaria Copa Cervezas das Américas 2015 e Melhor Cervejaria South Beer Cup 2014.

Cervejaria Goyaz, em Aparecida de Goiânia

cervejarias

Foto por Divulgação

Uma das revelações da produção cervejeira do cerrado brasileiro, a Gotaz, está há 14 anos no mercado. Primeira a produzir cervejas artesanais no Centro-Oeste, a cervejaria tem como um de seus destaques a Colombina. A ousadia é característica da Goyaz, que utiliza ingredientes como rapadura em suas cervejas IPA. A Colombina foi campeã no Concurso Brasileiro de Cerveja 2018, uma das poucas vezes em que o centro do país conquistou o prêmio.

Matt Bier, em Mucugê

Localizada na cidade montanhosa no coração da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, a Matt Bier já venceu alguns prêmios regionais,  como o Concurso de Cerveja Artesanal do Norte, Nordeste e Centro-Oeste 2013. É a primeira empresa de cervejas artesanais na região.

A Carcará é uma weissbier leve, com pitadas de cravo e banana. Já a Carcará é uma American Stout densa e escura, levemente amarga, com aromas que remetem ao café e chocolate.

Baden Baden, Campos do Jordão

Foto por Divulgçaão/ Edu Leporo

Foto por Divulgçaão/ Edu Leporo

Uma parada conhecida por turistas que passam pela cidade montanhosa de Campos do Jordão, a Baden Baden oferece visitação guiada, com dicas de degustação e harmonização de sabores. Entre as cervejas da linha se destacam estão a Baden Baden 1999, de aroma intenso e cor avermelhada, além da cremosa Weiss, com sabor suavemente amargo e aroma de cravo e banana.

Angels & Devils, em Nova Friburgo

Foto por reprodução cervejariaad.com.br

Foto por reprodução cervejariaad.com.br

Conhecida por suas rotas cervejeiras, a região serrana de Nova Friburgo tem uma tradição de 200 anos na cerveja. A região abriga a Angels & Devils, uma das criadoras da “Fumaceira”, cerveja escura com um toque defumado que remete às primeiras terras vendidas a colonizadores suíços.

DeBron, em Recife

Foto por reprodução Facebook de Bron

Foto por reprodução Facebook de Bron

A capital pernambucana vem se destacando como um polo de cervejas no Nordeste após criar o Recife Beer Tour. Após receber os holandeses e inaugurar a primeira cervejaria das Américas, Recife abriga hoje a DeBron, a cervejaria com mais prêmios no estado. Na visitação guiada, os turistas degustam algumas cervejas com um almoço self-service no empório cervejeiro da empresa.

Foto destaque por: Eliria Buso

Comentários