logo

Telefone: (11) 3024-9500

10 atrações imperdíveis para conhecer em Lisboa | Qual Viagem Logo

10 atrações imperdíveis para conhecer em Lisboa

18 de maio de 2017

A capital portuguesa tem despontado como um dos melhores destinos turísticos da Europa. Com uma rica história, belas construções de diferentes períodos e atrações variadas, há muito que fazer em Lisboa. Confira alguns lugares que não podem faltar no seu roteiro:

Mosteiro dos Jerônimos

Foto por iStock / Bernhard Richter

Foto por iStock / Bernhard Richter

Esse Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO é a construção mais impressionante de Lisboa, com ricos detalhes e uma imponente arquitetura gótica manuelina. Erguido no século XVI, o mosteiro chama a atenção por sua extensa fachada, os claustros, o pátio interno e a belíssima Igreja Santa Maria de Belém.

Castelo de São Jorge

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

No topo da colina mais alta da cidade, entre as estreitas e labirínticas ruas do centro velho, surge uma fortaleza medieval dos séculos X e XI, época em que os mouros ainda dominavam Portugal e a Península Ibérica. O castelo tem extensas muralhas de pedra e pátios arborizados e ainda oferece uma vista incrível para Lisboa e o Rio Tejo.

Torre de Belém

Tower of Belem (Torre de Belem), Lisbon, Portugal

Foto por iStock / Ljupco

Às margens do Rio Tejo, a Torre de Belém é um dos símbolos da cidade, patrimônio da humanidade e está ligada à época das Grandes Navegações. Construída como fortificação, é composta por uma torre e um terraço cercado por ameias. Suba até o topo para vislumbrar o estuário do rio.

Praça do Comércio

Foto por iStock / Farbregas_Hareluya

Foto por iStock / Farbregas_Hareluya

Essa ampla praça entre a Baixa e o Tejo é uma das mais bonitas da Europa. O grande pátio é cercado, de três lados, por prédios com arcadas e, do outro, pelo rio. Antigamente, ali ficava um cais onde desembarcavam monarcas e outras figuras importantes. Além da estátua de D. José I, o destaque é o belíssimo Arco da Rua Augusta, que abre caminho para a Rua Augusta – famosa via para pedestres repleta de lojas e coberta por um lindo trabalho de pedras portuguesas.

Palácio Nacional da Ajuda

Foto por iStock / JoseIgnacioSoto

Foto por iStock / JoseIgnacioSoto

Assim como várias capitais europeias, Lisboa também tem como herança dos tempos da monarquia belos palácios em seu território. O Palácio Nacional da Ajuda, que data do século XIX, tem estilo neoclássico e já foi residência da Família Real portuguesa. Hoje, é um museu aberto à visitação.

Convento do Carmo

Foto por iStock / tichr

Foto por iStock / tichr

Localizado entre o Bairro Alto e a Baixa, o Convento do Carmo tornou-se um dos principais pontos turísticos de Lisboa graças a sua curiosa história. Fundado em 1389, foi quase todo destruído por um terremoto e um incêndio em 1755. O teto já não existe mais, e só estão de pé parte das paredes, as colunas e os grandes arcos góticos. No local, foi instalado o Museu Arqueológico do Carmo, com um acervo sobre a história da cidade.

Oceanário de Lisboa

Foto por iStock / StockPhotosArt

Foto por iStock / StockPhotosArt

Principal atração da moderna área do Parque das Nações, o Oceanário é um dos maiores aquários da Europa e abriga 15 mil animais de mais de 450 espécies. Há dezenas de tanques com um volume total de 7.000 m³ de água salgada, retratando os diversos oceanos do planeta.

Praça do Rossio

Foto por iStock / lavendertime

Foto por iStock / lavendertime

Também chamada de Praça Dom Pedro IV (que é o Dom Pedro I do Brasil), o Rossio é todo cercado por lindas construções neoclássicas, como o Teatro Nacional D. Maria II. Hoje, é pontuado por vários cafés, restaurantes e confeitarias. Confira também a bela Estação do Rossio, cuja fachada parece de um palácio. As pedras portuguesas que cobrem o chão da praça inspiraram o desenho do calçadão de Copacabana.

Elevador de Santa Justa

Foto por iStock / PhotoPEC

Foto por iStock / PhotoPEC

Lisboa fica em um terreno um pouco acidentado e é repleta de ladeiras. Para facilitar a vida dos habitantes, surgiram meios de transporte como os funiculares e um elevador vertical. Único na cidade, o Elevador de Santa Justa liga a Baixa ao Largo do Carmo e foi inaugurado em 1902. Além de proporcionar uma linda vista para a parte antiga de Lisboa, sua bela torre foi construída em ferro e desenhada por Ponsard, que se inspirou nas obras de Gustave Eiffel.

Sé Catedral de Lisboa

Foto por iStock / JoeDunckley

Foto por iStock / JoeDunckley

Construída no século XII no mesmo lugar onde existia uma mesquita, essa catedral é símbolo da Reconquista cristã do território português, depois de séculos sob o domínio dos mouros. Predominantemente de estilo românico, guarda várias capelas e um claustro.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / BeNicoMa

Comentários