Ícone do site Qual Viagem

Vivalá lança roteiro sustentável em Jericoacoara

“É como se Jeri, aos poucos, fosse perdendo o sotaque e ganhando o ritmo de quem vem de fora”, afirma Mariana Oliveira, viajante que já foi para Jericoacoara, no Ceará, oito vezes. A observação faz referência às práticas predatórias e à degradação ambiental na região. Recentemente, diversas notícias sobre o “sumiço” das dunas, causado pelos passeios com veículos motorizados, chamaram atenção da imprensa e do público. Ao mesmo tempo, cresce a demanda por formas de visitar um dos destinos mais famosos do Brasil de maneira sustentável, segura e respeitosa, tanto com o meio ambiente quanto com a comunidade local.

Para atender a esta demanda, a Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil lança um novo roteiro em Jericoacoara, combinando Ecoturismo e Turismo de Base Comunitária. Entre os destaques está a experiência autêntica oferecida aos viajantes, que conhecem a Vila dos Pescadores enquanto exploram belezas naturais e participam de atividades culturais. Os passeios são conduzidos pelos moradores locais, que compartilham histórias de seus antepassados, promovendo uma imersão sustentável e cultural.

“Viajar com a Vivalá para Jeri é diferente de dar ‘check’ no destino e nos pontos turísticos que todos fazem. É tomar consciência sobre a sua viagem e ainda assim ter uma experiência encantadora, divertida e se enriquecer de conhecimentos sobre o local que se está indo conhecer. Além de entender que Jericoacoara é mais do que a Vila e os passeios que são super vendidos. Precisamos aprender outras formas de habitar nosso planeta, e eu acredito no turismo como uma das formas mais encantadoras de se aprender isso”, destaca Raquel Sales Luperini, mestre em Ecoturismo e facilitadora da Vivalá.

Raquel, formada em Turismo, foi moradora na Vila de Jericoacoara e tem grande proximidade com o turismo de base comunitária (TBC), experiência que contribuiu para a construção do roteiro. Ela ressalta que, dominada pelo turismo de massa, a região apresenta desafios para o TBC. Durante seu mestrado, percebeu a necessidade de colocar a comunidade como protagonista nas decisões sobre o turismo local. “Agora chegou o momento de unir as minhas pesquisas e vivências em Jeri com o conhecimento e experiência da Vivalá. Vejo esse roteiro como um empurrão para outras experiências com esse espírito”, afirma.

Durante a Expedição, os viajantes têm a oportunidade de ouvir histórias reais e dialogar com moradores da região, incluindo filhas e netas dos primeiros pescadores que criaram raízes no local. A experiência valoriza práticas tradicionais que resistem até hoje, como a pesca e o forró, mesmo diante da invasão e do crescimento acelerado do turismo de massa.

Roteiros de quatro até seis dias estreiam em novembro

A Expedição de Turismo Sustentável em Jericoacoara com a Vivalá estreia no feriado de novembro (Consciência Negra) e está com inscrições abertas. Com apenas 5 km de trilhas, o esforço físico é baixo, o que o torna bastante democrático. Seu ponto de encontro também é atrativo para moradores de todas as regiões do país. O início e fim da aventura é em Fortaleza (CE), onde há uma grande oferta de voos vindos das principais capitais do país.

Os atrativos naturais mais famosos de Jericoacoara também estão presentes: visita à Lagoa do Paraíso, caminhada até o Morro do Serrote, pôr do sol na Pedra Furada e o tradicional passeio de buggy. A expedição vai além do visual e convida os viajantes a se conectar com a cultura local. Há aulas de forró ao pôr do sol, vivência no Puçá Cultural, com trilha ecológica, navegação em jangada, artesanato e visita à Casa de Farinha; além de momentos de roda de conversa e contação de histórias.

No roteiro mais longo, a imersão inclui ainda uma noite de fogueira sob o cajueiro, experiência que reforça a conexão íntima com os moradores da vila. A expedição também mostra que turismo sustentável não significa abrir mão de conforto. As hospedagens oficiais são a charmosa Pousada Baobá e o acolhedor Hotel Maré Mansa, que oferecem quartos bem equipados, ambientes agradáveis e cafés da manhã fartos, com opções variadas para todos os perfis de viajantes.

“Jericoacoara é um pedido antigo de viajantes Vivalá, que desejam conhecer um dos destinos mais visitados do Brasil, porém gostariam de fazer isso ao nosso estilo: com uma viagem autêntica, de profunda conexão com a natureza, imersão na cultura das comunidades locais e com a certeza de que estão contribuindo para um turismo consciente e sustentável na região. Neste roteiro, conseguimos reunir tudo isso e criar uma experiência incrível para brasileiros e estrangeiros”, ressalta Daniel Cabrera, cofundador e diretor executivo da Vivalá.

Os roteiros oferecidos são de quatro, cinco e seis dias, sendo que os três primeiros dias no destino contam com as mesmas experiências. A Expedição inicia-se em Fortaleza, onde o grupo passa a primeira noite e logo pela manhã pegam 4h30 de estrada rumo a Vila de Jericoacoara, palco das vivências. No primeiro almoço, todos conhecem Dona Tereza, neta do primeiro pescador da região, que oferece um almoço com comidas típicas.

Reforçando as tradições de Jericoacoara, durante os dias na região, os viajantes aprendem crochê na Associação das Crocheteiras, veem o pôr do sol na tradicional Pedra Furada, mergulham na lagoa e aproveitam para colocar as aulas de forró em prática. No itinerário de cinco dias, é possível conhecer a casa de farinha do seu Dedé e da dona Teresa e, durante uma trilha ecológica no Puça Cultural, o sistema agroflorestal e as espécies preservadas. O roteiro de seis dias contempla ainda uma oficina de Canoa Havaiana, passeio de jangada e outras atividades no Impari.

Turismo de Base Comunitária

Quando se trata de roteiros estruturados em territórios que vivem comunidades tradicionais, é importante tê-los como participantes ativos das Expedições, do planejamento à execução, pois muitos sobrevivem do turismo na região. “Minha primeira visita foi há mais de uma década, em 2014. Ao longo dos anos, vi o tempo moldar a vila, vi a areia cobrir velhas pegadas e as construções crescerem onde antes havia silêncio, pôr do sol e muito vento. O transporte e os caminhos mudaram, novos atrativos surgiram e outros desapareceram. Quem é da vila, muitas vezes, passa a viver à margem, como se fossem visitas no próprio território”, conta a viajante Mariana.

A Vivalá atua em mais 30 Unidades de Conservação (UCs) no país, o que a coloca como referência em roteiros autênticos e de conexão e laços verdadeiros. “Entre as tantas formas de visitar esse lugar, o roteiro com a Vivalá tem um brilho diferente. Ele não terceiriza encantamentos. Somos conduzidos pelas mãos de quem nasceu, cresceu e construiu Jericoacoara antes que ela virasse destino tal como é hoje. Jeri hoje tem muito de quem é de fora e pouco de quem é dali. Escutar, estar presente e aprender nos ajuda a resgatar a alma do lugar. E só assim é possível viver a Jeri profunda, não a superficial”, afirma a viajante.

Conheça Jeri de forma sustentável

No pacote oferecido pela Vivalá estão incluídos: transporte de ida e volta entre Fortaleza e Jericoacoara; hospedagem de uma noite no hotel em Fortaleza, três noites em pousada em Jericoacoara e no roteiro de seis dias, uma noite no Puça Cultural; três cafés da manhã e um almoço; quatro cafés da manhã e dois almoços e cinco cafés da manhã e quatro almoços, respectivamente, com opções para veganos e vegetarianos. O pacote também inclui time de facilitação e condução Vivalá presente durante todo o roteiro e seguro-viagem para todos os dias.

A experiência completa tem um investimento a partir de 8x sem juros de R$ 500 ou R$ 3.800 no PIX ou transferência, com 5% off. Ainda há vagas disponíveis para o lançamento da Expedição Jericoacoara, em Fortaleza, com a primeira saída no feriado da Consciência Negra, no dia 20 novembro. Para mais detalhes sobre o roteiro e reservas, acesse: vivala.com.br/expedicoes/jericoacoara.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos por: Divulgação Vivalá

Comentários

Sair da versão mobile