logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vale do Futuro: renascendo com o turismo e a base para boa gastronomia | Qual Viagem Logo

Vale do Futuro: renascendo com o turismo e a base para boa gastronomia

14 de dezembro de 2020

Vale do Futuro é a nova denominação da região do Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo, composta por vinte e dois municípios praticamente imersos na Floresta de Mata Atlântica original, conservando um Brasil muito próximo da época de seu descobrimento.

Muito mais que uma região de plantio de bananas, o Vale do Futuro produz iguarias únicas que tiveram a curadoria da equipe da revista Prazeres da Mesa, como os palmitos Jussara, Real e Pupunha, ostras de altíssima qualidade, produtos originários do leite de búfalas e a própria carne desses animais. A produção de chá é a maior do país e os sub produtos da banana, como doces em diversas apresentações, são atributos para que a região seja fornecedora de produtos para a alta gastronomia nacional.

O turismo no Vale do Futuro é rico em história, aventuras e natureza divididos em três roteiros.

Caminhos da Mata Atlântica

O verdadeiro roteiro das águas, onde é possível praticar esportes como boiacross, rafiting e canoagem nos rios Ribeira do Iguape e São Lourenço; aproveitar as muitas cachoeiras da região, onde só em Miracatu existem seis, algumas próprias para a prática de cascading, rapel e water traking.

Para fazer qualquer tipo de programação pode ser agendada com receptivo @caminhosdovale pelo celular (13) 99684-3325, com Joelma.

Foto via iStock por lucato

Foto via iStock por lucato

Ainda no município de Miracatu é possível visitar a fábrica de palmitos em conserva Savana, que além da visitação oferece degustação. A visita é gratuita e pode ser agendada com o próprio dono, Marcos Roberto Martinez, pelo WhatsApp (11) 973978006; e conhecer a Banart, cooperativa ateliê que produz tapetes, bolsas, luminárias e outros produtos em tear com fibras de bananeiras (Rua Professor Silas Baltazar de Araújo, s/n)

Registro, 50 Km de Miracatu, tem a uma das maiores plantações de chá do país e uma grande colônia japonesa, é possível fazer a Rota do Chá e vivenciar a experiência de colher, processar e tomar o chá. É um passeio de aproximadamente três horas, onde se aprende muito e bastante diferente. É necessário agendar e cada sítio tem seu próprio valor. Essa experiência pode ser feita no Sítio Yamamaru (celular (13) 98121-3187) e no Sítio (celular (13) 99785-6786)

Cavernas da Mata Atlântica

Visitar a Caverna do Diabo, no município de Eldorado é um passeio diferente, onde se entra no coração da caverna com extensão de seis mil metros, mas somente 600 metros estão abertos a visitação, com iluminação especial criando um cenário único e inesquecível. É visita é monitorada e cobrada e tem que ser agendada pelo telefone (11) 94879-3202.

Ainda em Eldorado a criação extensiva de búfalos tem sido um grande atrativo. Na fazenda Green Buffalo dá para ficar bem perto desses animais enormes e ver como é fabricado o queijo e o doce de leite de leite de búfalas, degustando essas delícias. Para agendar visita é só ligar (13) 98125-7323. No Latícinios Vero Latte a conhecida pode ser comprada na loja de fábrica local (contato (13) 99159-0735).

Foto via iStock por Luciano_Marques

Foto via iStock por Luciano_Marques

Mais a frente de Eldorado as cavernas do Petar, localizadas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, é um destino para pelo menos quatro dias, para poder explorar as diversas cavernas, que são consideradas umas das mais bonitas e importantes do mundo. As visitas são monitoradas e com diversos níveis de dificuldade. Para saber mais é só entrar em contato com Junior (11) 99969-5040

Lagamar

Roteiro de mar e história, começando na cidade de Iguape, com seu centro tombado pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde passava a linha divisória do Tratado das Tordesilhas, tendo sua fundação datada de 1538. Na região há muitos sambaquis e quilombolas que recebem turistas. Agendamentos podem ser feitos na secretaria de turismo local (13) 3848-6810.

Foto por Secretaria Estadual de Turismo de SP

Foto por Secretaria Estadual de Turismo de SP

Ilha Comprida com 74 quilômetros de praias, tem também áreas de mangues, sítios arqueológicos, matas, dunas e espécies raras de aves, como o papagaio de cara roxa. Na ponta da ilha o bairro de Pedrinhas, oferece a possibilidade de passeios de barco pelo rio conhecido como mar de fora, podendo chegar a Cananéia, a maior produtora de ostras do estado. A visita a Cooperativa Produtores Ostras Cananeia é aberta ao p&uac ute;blico (Av. Seis, n. 1,), onde é possível conhecer mais sobre a coleta, produção e ainda comprar ostras frescas.

Aldeias indígenas locais recebem também visitas, contando suas histórias e cultura e onde é possível comprar artesanato como cestarias coloridas, colares e brincos feitos com sementes. É necessário a contratação de guia, a secretaria de turismo local de cadastro de vários (13) 3851-5100.

Foto por Secretaria Estadual de Turismo de SP

Foto por Secretaria Estadual de Turismo de SP

De Cananéia saem passeios de barcos para Ilha do Cardoso, o ponto mais meridional do estado de São Paulo, um verdadeiro paraíso protegido, que valem o passeio de um dia inteiro. Durante a travessia não é difícil encontrar bandos de guarás vermelhos voando e golfinhos saltitando nas águas do canal.
Pela primeira vez o governo do Estado de São Paulo volta o olhar para essa região rica em história e belezas naturais, criando o projeto Vale do Futuro, renomeando o Vale do Ribeira, mostrando aos turistas todas as possibilidades de lazer em distâncias relativamente próximas da capital, com acesso fácil pela BR 116. Investimentos como pontos para observar a maravilha dos cenários da região estão sendo feitos, além de outras ações.

Texto por Patrícia de Campos

Imagem Destacada via Setur/SP

Comentários