Ícone do site Qual Viagem

Vale do Futuro: renascendo com o turismo e a base para boa gastronomia

Foto por Secretaria Estadual de Turismo de SP

Vale do Futuro é a nova denominação da região do Vale do Ribeira, ao sul do estado de São Paulo, composta por vinte e dois municípios praticamente imersos na Floresta de Mata Atlântica original, conservando um Brasil muito próximo da época de seu descobrimento.

Muito mais que uma região de plantio de bananas, o Vale do Futuro produz iguarias únicas que tiveram a curadoria da equipe da revista Prazeres da Mesa, como os palmitos Jussara, Real e Pupunha, ostras de altíssima qualidade, produtos originários do leite de búfalas e a própria carne desses animais. A produção de chá é a maior do país e os sub produtos da banana, como doces em diversas apresentações, são atributos para que a região seja fornecedora de produtos para a alta gastronomia nacional.

O turismo no Vale do Futuro é rico em história, aventuras e natureza divididos em três roteiros.

Caminhos da Mata Atlântica

O verdadeiro roteiro das águas, onde é possível praticar esportes como boiacross, rafiting e canoagem nos rios Ribeira do Iguape e São Lourenço; aproveitar as muitas cachoeiras da região, onde só em Miracatu existem seis, algumas próprias para a prática de cascading, rapel e water traking.

Para fazer qualquer tipo de programação pode ser agendada com receptivo @caminhosdovale pelo celular (13) 99684-3325, com Joelma.

Foto via iStock por lucato

Ainda no município de Miracatu é possível visitar a fábrica de palmitos em conserva Savana, que além da visitação oferece degustação. A visita é gratuita e pode ser agendada com o próprio dono, Marcos Roberto Martinez, pelo WhatsApp (11) 973978006; e conhecer a Banart, cooperativa ateliê que produz tapetes, bolsas, luminárias e outros produtos em tear com fibras de bananeiras (Rua Professor Silas Baltazar de Araújo, s/n)

Registro, 50 Km de Miracatu, tem a uma das maiores plantações de chá do país e uma grande colônia japonesa, é possível fazer a Rota do Chá e vivenciar a experiência de colher, processar e tomar o chá. É um passeio de aproximadamente três horas, onde se aprende muito e bastante diferente. É necessário agendar e cada sítio tem seu próprio valor. Essa experiência pode ser feita no Sítio Yamamaru (celular (13) 98121-3187) e no Sítio (celular (13) 99785-6786)

Cavernas da Mata Atlântica

Visitar a Caverna do Diabo, no município de Eldorado é um passeio diferente, onde se entra no coração da caverna com extensão de seis mil metros, mas somente 600 metros estão abertos a visitação, com iluminação especial criando um cenário único e inesquecível. É visita é monitorada e cobrada e tem que ser agendada pelo telefone (11) 94879-3202.

Ainda em Eldorado a criação extensiva de búfalos tem sido um grande atrativo. Na fazenda Green Buffalo dá para ficar bem perto desses animais enormes e ver como é fabricado o queijo e o doce de leite de leite de búfalas, degustando essas delícias. Para agendar visita é só ligar (13) 98125-7323. No Latícinios Vero Latte a conhecida pode ser comprada na loja de fábrica local (contato (13) 99159-0735).

Foto via iStock por Luciano_Marques

Mais a frente de Eldorado as cavernas do Petar, localizadas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, é um destino para pelo menos quatro dias, para poder explorar as diversas cavernas, que são consideradas umas das mais bonitas e importantes do mundo. As visitas são monitoradas e com diversos níveis de dificuldade. Para saber mais é só entrar em contato com Junior (11) 99969-5040

Lagamar

Roteiro de mar e história, começando na cidade de Iguape, com seu centro tombado pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde passava a linha divisória do Tratado das Tordesilhas, tendo sua fundação datada de 1538. Na região há muitos sambaquis e quilombolas que recebem turistas. Agendamentos podem ser feitos na secretaria de turismo local (13) 3848-6810.

Foto por Secretaria Estadual de Turismo de SP

Ilha Comprida com 74 quilômetros de praias, tem também áreas de mangues, sítios arqueológicos, matas, dunas e espécies raras de aves, como o papagaio de cara roxa. Na ponta da ilha o bairro de Pedrinhas, oferece a possibilidade de passeios de barco pelo rio conhecido como mar de fora, podendo chegar a Cananéia, a maior produtora de ostras do estado. A visita a Cooperativa Produtores Ostras Cananeia é aberta ao p&uac ute;blico (Av. Seis, n. 1,), onde é possível conhecer mais sobre a coleta, produção e ainda comprar ostras frescas.

Aldeias indígenas locais recebem também visitas, contando suas histórias e cultura e onde é possível comprar artesanato como cestarias coloridas, colares e brincos feitos com sementes. É necessário a contratação de guia, a secretaria de turismo local de cadastro de vários (13) 3851-5100.

Foto por Secretaria Estadual de Turismo de SP

De Cananéia saem passeios de barcos para Ilha do Cardoso, o ponto mais meridional do estado de São Paulo, um verdadeiro paraíso protegido, que valem o passeio de um dia inteiro. Durante a travessia não é difícil encontrar bandos de guarás vermelhos voando e golfinhos saltitando nas águas do canal.
Pela primeira vez o governo do Estado de São Paulo volta o olhar para essa região rica em história e belezas naturais, criando o projeto Vale do Futuro, renomeando o Vale do Ribeira, mostrando aos turistas todas as possibilidades de lazer em distâncias relativamente próximas da capital, com acesso fácil pela BR 116. Investimentos como pontos para observar a maravilha dos cenários da região estão sendo feitos, além de outras ações.

Texto por Patrícia de Campos

Imagem Destacada via Setur/SP

Comentários

Sair da versão mobile