logo

Telefone: (11) 3024-9500

Uma diversidade de atrações em Tampa Bay | Qual Viagem Logo

Tampa, Florida, USA downtown skyline on the bay at dawn.

Uma diversidade de atrações em Tampa Bay

14 de maio de 2021

No coração da Costa do Golfo na Flórida, Tampa Bay oferece um roteiro completo com as mais variadas opções de lazer e entretenimento para todas as idades – tudo isso a uma curta distância de Orlando.

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Terceira maior cidade da Flórida em número de habitantes, Tampa surge às margens da baía de mesmo nome, na costa oeste do estado. Sua localização é ideal para qualquer turista: está a 120 km de Orlando e em apenas 20 minutos de carro é possível chegar a Clearwater ou St. Petersburg, com suas praias paradisíacas banhadas pelas águas cristalinas do Golfo do México.

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Muitos brasileiros costumavam visitar Tampa somente em um passeio bate e volta a partir de Orlando, geralmente para curtir o famoso parque Busch Gardens®. Mas hoje Tampa prova ser um destino com vida própria: além do agito típico de uma cidade cosmopolita, que se reflete na gastronomia, na vida noturna e no entretenimento – que vai de museus a compras –, Tampa tem uma variedade de passeios para todas as idades.

Foto por iStock / csfotoimages

Foto por iStock / csfotoimages

Esse novo perfil moderno e urbano aparece nos prédios altos que dominam o horizonte ao longo da baía e do Rio Hillsborough. Por estar bem no centro da Baía de Tampa (Tampa Bay), a cidade oferece uma série de atrações junto à água, o que é ótimo para aproveitar o clima quente da Flórida.

Tampa Riverwalk

Foto por Pedro Castellano / Visit Tampa Bay

Foto por Pedro Castellano / Visit Tampa Bay

No coração do centro, a Riverwalk pode ser o ponto de partida para conhecer a cidade. Essa via de pedestres às margens do rio reúne museus, parques, espaços para eventos, restaurantes e muito mais ao longo de seus quase quatro quilômetros. Você pode optar por conhecer tudo a pé, pedalar ou ir pela água – barcos elétricos, equipamentos de stand-up paddle e bicicletas aquáticas estão disponíveis para aluguel. Existe também um serviço de táxi aquático.

Foto por iStock / csfotoimages

Foto por iStock / csfotoimages

Por ali está o Florida Aquarium, que abriga 20 mil animais marinhos de espécies do Golfo do México e do Atlântico. A Riverwalk também concentra os principais museus da cidade, como o Tampa Bay History Center, que conta a história da região, o Florida Museum of Photographic Arts, com amplo acervo de fotografias, o Tampa Museum of Art, com obras de arte de vários períodos e uma fachada que se ilumina à noite, e o Glazer Children’s Museum, com atrações educativas e divertidas para as crianças.

Foto por iStock / JHVEPhoto

Foto por iStock / JHVEPhoto

Para shows e outros espetáculos no pós-pandemia, o Amalie Arena e o David A. Straz Jr., Center for the Performing Arts, um grande complexo que abriga teatros, conservatório, lojas e restaurantes, são os lugares certos.

Animais e montanhas-russas

Foto por Divulgação / SeaWorld Parks & Entertainment

Foto por Divulgação / SeaWorld Parks & Entertainment

Considerado o parque temático mais radical da Flórida, o Busch Gardens reúne uma coleção de montanhas-russas eletrizantes. As descargas de adrenalina estão garantidas na SheiKra (com a famosa queda em 90º), na Cheetah Hunt (mais de 1 km de extensão e lançamento triplo), na Montu (invertida), na Kumba (repleta de loopings) e na mais recente Tigris (cheia de invertidas e muita velocidade). E a nova Iron Gwazi deve ser inaugurada ainda em 2021.

Foto por Divulgação / SeaWorld Parks & Entertainment

Foto por Divulgação / SeaWorld Parks & Entertainment

Há ainda muitas atrações mais tranquilas, para curtir em família, além de uma espécie de amplo zoológico com mais de 12 mil animais, como girafas, leões e cangurus. Sob o tema África, o Busch Gardens te leva em uma viagem do antigo Egito às planícies do Serengeti e florestas do Congo. Ao lado, fica o parque aquático Adventure Island, pertencente ao mesmo grupo e perfeito para os dias de verão de Tampa.

Foto por Visit Tampa Bay

Foto por Visit Tampa Bay

As opções de passeios em família não param por aí. Um dos zoológicos mais populares dos Estados Unidos, o ZooTampa at Lowry Park abriga mais de 1.100 animais de várias partes do mundo em meio a uma exuberante vegetação tropical. Para quem viaja com crianças, o MOSI (Museum of Science & Industry) também é um bom passeio – um museu interativo de ciência e tecnologia.

Cultura latina em Ybor City

Pertinho do centro de Tampa, o distrito histórico da cidade tem uma herança latina com fortes toques cubanos: Ybor City. O bairro latino concentra muito do agito noturno da cidade, com restaurantes, bares e baladas. A história desse bairro se confunde com o desenvolvimento de Tampa, que prosperou com a produção de charutos e deve muito de seu crescimento aos imigrantes, principalmente os cubanos.

Foto por iStock / WGCPhotography

Foto por iStock / WGCPhotography

Em 1885, Vicente Martinez Ybor trouxe para Tampa a indústria dos charutos. O negócio deu tão certo que a cidade chegou a ter 150 fábricas de charutos, atraindo muitos trabalhadores para a região, e passou a ser conhecida como Cigar City (“cidade do charuto”). O auge dessa produção já ficou no passado, mas ainda é possível ver charutos sendo enrolados à mão como eram feitos antigamente na J.C. Newman Cigar Company, que opera em Ybor City desde 1895.

Foto por iStock / VIAVAL

Foto por iStock / VIAVAL

Nos anos 90, a área foi revitalizada e tornou-se um centro de entretenimento. Para chegar lá, você pode pegar um bonde (“trolley”) no centro de Tampa. À noite, a 7th Avenue se enche de jovens que saem para dançar. Mas também há muito que fazer durante o dia: visite o Ybor City Museum Society, o Centro Ybor (um complexo com restaurantes e lojas) e o Centennial Park. O distrito deve ser descoberto a pé, já que conta com uma série de pequenos tesouros, principalmente na área gastronômica.

Foto por iStock / miroslav_1

Foto por iStock / miroslav_1

Prove o tradicional sanduíche cubano, que foi inventado em Ybor City e ganhou fama nacional. Entre os ingredientes estão uma saborosa carne de porco assada, presunto, salame, queijo, picles e mostarda. Para saborear a culinária de Cuba, não deixe de conhecer o tradicional Columbia Restaurant – simplesmente o restaurante mais antigo ainda em operação na Flórida, fundado em 1905.

Gastronomia, compras e eventos

Com uma mistura de culinárias das mais diferentes origens, há um pouco de tudo nos restaurantes de Tampa, de frutos do mar a steakhouses. Tampa também é um dos maiores polos cervejeiros do sul dos Estados Unidos e conta com dezenas de cervejarias artesanais, como a Cigar City Brewing, que faz questão de exaltar as raízes culturais da cidade.

Foto por iStock / Marina113

Foto por iStock / Marina113

As compras em Tampa vão além das lojas em Ybor City e na Riverwalk. Nos arredores da cidade, em Lutz, o Tampa Premium Outlets conta com uma boa seleção de lojas e preços imperdíveis. Mais próximo ao centro, o International Plaza é um grande shopping com uma área gastronômica anexa, a Bay Street, e o Hyde Park Village é um agradável centro de compras ao ar livre.

Durante todo o ano, Tampa recebe grandes eventos esportivos, já que é a casa de times das ligas nacionais de futebol americano (Tampa Bay Buccaneers – campeão do último Super Bowl e liderado atualmente por Tom Brady), hóquei (Tampa Bay Lightning) e baseball (Tampa Bay Rays). Antes de sua viagem, vale conferir os calendários de jogos e adquirir os ingressos com antecedência.

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

Foto por Keir Magoulas / Visit Tampa Bay

De janeiro a março, acontece a Temporada Gasparilla, nomeada em homenagem ao pirata José Gaspar, que aterrorizou a costa oeste da Flórida no século XVIII. Por isso, os eventos da temporada começam com uma “invasão” de piratas na baía de Tampa e seguem por uma série de festividades, como a terceira maior parada do país, com pessoas fantasiadas de piratas por todos os lados e carros alegóricos, corrida de rua, festivais de artes, de música e de cinema, fogos de artifício e até um barco pirata atracado na Baía de Tampa. A depender da pandemia, o evento já tem data para acontecer em 2022.

SERVIÇOS

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Tampa é moderno, fica bem próximo do centro da cidade e recebe voos da American Airlines, Delta e United – mas não há voos diretos a partir do Brasil. Outra opção é fazer um voo até Orlando. O percurso entre Orlando e Tampa (cerca de 120 km) pode ser feito em uma curta viagem de carro.

Onde comer

Columbia Restaurant – columbiarestaurant.com

Gaspar’s Grotto – gasparsgrotto.com

M.Bird – mbirdtampa.com

Sparkman Wharf – sparkmanwharf.com

Ulele – ulele.com

Onde ficar

Aloft Tampa Downtown – marriott.com

Hyatt House Tampa Downtown – hyatt.com

Hotel Haya – hotelhaya.com

 

Mais informações em: visittampabay.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Sean Pavone

Comentários