logo

Telefone: (11) 3024-9500

Temporada iluminada: inverno no Japão encanta com festivais de luzes | Qual Viagem Logo

Nagoya, Japan - November 23, 2015 : Unidentified tourist in blur motion visiting Nabana no sato winter illumination in Nagoya,Japan. It is one of Japan's largest illumination parks.

Temporada iluminada: inverno no Japão encanta com festivais de luzes

10 de dezembro de 2020

Junto com o mês de dezembro, chega ao Japão a época mais iluminada do país. Com o início da estação mais fria do ano, as noites das cidades japonesas se transformam com as decorações de fim de ano e os espetáculos das iluminações de inverno. A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) dá sugestões de locais para colocar na lista de atrações para a próxima viagem de inverno ao Japão.

Faz parte da tradição japonesa passear e apreciar as famosas iluminações de inverno e as noites, que são mais longas, ficam agitadas no país. Os festivais de luzes se espalham pelas ruas e parques e se misturam com a paisagem local. Confira os melhores pontos turísticos para apreciar as belas decorações e os shows iluminados que tomam conta do arquipélago:

Ruas iluminadas em Kobe

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

Foto por iStock / SeanPavonePhoto

É possível apreciar as luzes de inverno passeando pelas ruas das grandes cidades. Em Kobe, na província de Hyōgo, ocorre o Kobe Luminarie, um show de 200 mil luzes pintadas individualmente à mão que decoram várias áreas e prédios da cidade. O evento é realizado anualmente, em dezembro, para relembrar o Grande Terremoto de Hanshin de 1995.

Espetáculo da Luz das Estrelas de Sendai

Foto por iStock / kororokerokero

Foto por iStock / kororokerokero

Ainda para quem aprecia o espírito natalino, Sendai, na província de Miyagi, abriga o Espetáculo da Luz das Estrelas, reconhecido em todo o país como uma das iluminações de inverno mais espetaculares do Japão. Os destaques do evento são o “Piscar das Luzes das Estrelas”, em que todas as noites as 600 mil luzes são desligadas três vezes e surpreendem os espectadores ao serem religadas, e o desfile de 400 Papais Noéis, durante o evento especial chamado “História da Floresta do Papai Noel”, no dia 23 de dezembro.

Luzes de Natal em Osaka

Foto por iStock / CHENG FENG CHIANG

Foto por iStock / CHENG FENG CHIANG

Para quem curte o espírito natalino, em Osaka, na província de mesmo nome, mais de 1,5 milhão de luzes decoram o evento chamado Osaka Hikari Renassaince. O show de luzes pode ser apreciado no Parque Nakanoshima e na Avenida Midosuji, principal da cidade. A avenida tem dois quilômetros de extensão e atravessa diversas atrações famosas de Osaka.

Iluminação de inverno no Parque de Flores Nabana no Sato

Foto por iStock / sihasakprachum

Foto por iStock / sihasakprachum

Localizado na cidade de Kuwana, na província de Mie, no inverno, o parque apresenta a maior exibição de luzes no Japão. Misturadas à natureza e ao paisagismo do parque, milhões de luzes LED coloridas surpreendem o público. O grande destaque do festival é o painel temático animado, que muda anualmente. Há ainda túneis e corredores de luzes, um simbólico mar iluminado e as árvores gêmeas. O parque fica dentro do Nagashima Resort e possui boa estrutura para receber turistas.

Ashikaga Flower Fantasy

Foto por iStock / Peera_Sathawirawong

Foto por iStock / Peera_Sathawirawong

Outro parque que oferece um show de luzes de tirar o fôlego é o Parque das Flores de Ashikaga, localizado em Ashikaga, na província de Tochigi. A iluminação é inspirada no formato de flores e acontece durante todo o inverno. Mais de quatro milhões de luzes dão conta de três shows exclusivos e temáticos programados para a estação. Os eventos têm como temas centrais as combinação de luzes e flores, decoração de Natal e a iluminação especial de Ano Novo.

Dicas para aproveitar o inverno no Japão

  • As temperaturas no inverno no Japão podem ser negativas e pode ter neve, então é necessário preparar a mala com roupas quentes e sapatos adequados.
  • A gastronomia de inverno deve ser apreciada, com pratos típicos quentes como o nabemono, o oden, o ramen e o osechi (consumido tradicionalmente no Ano Novo). É uma boa oportunidade para aproveitar o saquê quente e visitar as destilarias.
  • As montanhas e regiões do norte estão sempre cobertas por uma camada de neve fresca. É uma boa oportunidade para praticar esportes de inverno e visitar as estações de esqui.
  • Os onsens, estabelecimentos que oferecem banhos quentes e relaxantes em águas termais com paisagens únicas são boas opções de programação.
  • As datas dos festivais de inverno podem variar, então é importante consultar sempre antes de visitar os locais escolhidos.

Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19.

Mais informações em: japan.travel

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / sihasakprachum

Comentários