logo

Telefone: (11) 3024-9500

Sapopema tem natureza e aventura no norte do Paraná | Qual Viagem Logo

sapopema-1

Sapopema tem natureza e aventura no norte do Paraná

25 de maio de 2021

Você já ouviu falar em Sapopema? Sabe onde fica e o que tem para oferecer? A cidade está localizada no norte do Paraná, a 110 km de Londrina e 300 km de Curitiba. Pode ser considerada o novo point para o turismo contemplativo e de aventuras da região sul. Com enorme potencial natural, Sapopema está sendo descoberta por turistas de todo o Brasil.

O seu nome tem origem tupi-guarani (sapo = raiz e pema = esquinada), que significa raízes de árvores grandes, grossas e chatas que se projetam para fora da terra. A fundação da cidade está diretamente ligada à construção da Rodovia Engenheiro Angelo Ferrário Lopes, a Estrada do Cerne, que leva a Curitiba e Alvorada do Sul, perto da divisa do Paraná com São Paulo. As obras começaram na década de 30, época em que foi montada uma casa perto da árvore chamada Sapopema, ao redor da rodovia. A partir daí, muitas pessoas, principalmente viajantes, chegaram e se estabeleceram na região.

sapopema-5

O município se destaca pelas belezas naturais como cachoeiras, montanhas, grutas e cavernas. Por conta disso, atrai visitantes interessados no turismo de aventura, com atividades como rapel, trekking, ciclismo, trilhas, caminhadas e também cavalgadas, que agora mais do que nunca estão descobrindo a verdadeira vocação de Sapopema. O local tem aproximadamente 8 mil habitantes, que se dividem entre áreas urbanas e rurais. Mas é na área rural que as belezas estão escondidas para serem descobertas pelos visitantes. As experiências, vivências, culinária e tranquilidade que a cidade proporciona não irão decepcionar.

Não é só o turismo de aventura que se destaca na cidade, há também o descanso no campo. São 45 atrativos naturais catalogados e, destes, 11 recebem visitação. O Pico Agudo é o principal atrativo do município em número de visitantes. O local é o pico mais alto da região norte do Paraná e de lá é possível observar dois espetáculos marcantes que a natureza nos oferece diariamente. O nascer do sol e o pôr do sol. Além disso na região é possível praticar tranquilamente vários esportes e turismo de aventura. Diversão é o que não falta para os aventureiros.

Trilhas, grutas e cachoeiras

Alguns principais atrativos da cidade são as trilhas, as grutas e as incríveis cachoeiras, formando um conjunto de belezas naturais, proporcionando aos visitantes paisagens que são de encher os olhos. Segundo estimativa, existem mais de 30 cachoeiras para serem visitadas na região, sendo que a maioria ainda está em terras particulares e ainda não está pronta para receber o turista com a infraestrutura adequada.

sapopema-6

O Salto das Orquídeas é um dos locais mais famosos da região. Mas não deixe de visitar também a cachoeira Bela Vista, a cachoeira da Mata, o Salto Zamarian, a Fazenda Santa Luzia, o Salto João de Paula e a Casa de Pedra, além de mais de uma dezena de atrações, onde o maior patrimônio é a pureza das águas, a exuberância das matas e a natureza em toda a sua simplicidade.

A cidade possui diversos encantos naturais para desfrutar, como os campos. Há passeios a cavalo, observação de paisagens e de pássaros e ainda a chance de se deliciar com a culinária rural local. Alguns meios de hospedagem podem ser encontrados por lá, mas no geral a hotelaria ainda é bastante simples.

sapopema-10

Um dos melhores meios de hospedagem é o Recanto do Lago (telefone: (43) 99963-2828). Lá o visitante poderá sentir o grande potencial da natureza que abriga o empreendimento. Existem outros meios de hospedagem na cidade, informe-se diretamente na prefeitura local (telefone: (43) 35481383).

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Fotos por: Antonio de Oliveira

Comentários