logo

Telefone: (11) 3024-9500

Revitalização do Bairro do Recife atrai grandes empresas e transforma o centro histórico em polo global de inovação | Qual Viagem Logo

Revitalização do Bairro do Recife atrai grandes empresas e transforma o centro histórico em polo global de inovação

15 de setembro de 2025

Porto Digital impulsiona a requalificação urbana e o desenvolvimento econômico da capital pernambucana, com a chegada de empresas como Accenture, Deloitte, Bradesco e Solar Coca-Cola. Até o final de 2025, pelo menos, 20.000 m² de área construída serão recuperados.

O Bairro do Recife vive uma nova era desde a criação do Porto Digital. O que antes era sinônimo de abandono e esvaziamento urbano foi transformado por um projeto de regeneração, que hoje abriga algumas das maiores empresas do Brasil e, no setor de tecnologia, algumas das maiores do mundo. No coração dessa transformação está o principal distrito de inovação da América Latina, que tem sido peça-chave na reocupação e requalificação do centro histórico e na consolidação do Recife como um polo global de inovação. O Porto Digital se tornou um dos exemplos mais emblemáticos de requalificação urbana no país, unindo preservação do patrimônio, dinamização econômica e desenvolvimento tecnológico.

A revitalização do centro histórico do Recife tem sido um dos grandes marcos do Porto Digital, que, desde sua criação, não só atraiu grandes empresas, mas também tem contribuído para a recuperação de edifícios históricos e para a dinamização econômica da área. Além das gigantes como Accenture e Deloitte, o Porto Digital também se orgulha da presença de empresas como Bradesco, que expandirá sua operação para abrigar até 600 colaboradores até o final de 2025, e Solar Coca-Cola, além de empresas locais como Moura e muitas outras. Este conjunto de iniciativas reflete um ecossistema dinâmico e colaborativo que tem sido essencial para o sucesso da recuperação do centro histórico do Recife.

O Porto Digital, ao longo de seus mais de 24 anos de atuação, conseguiu recuperar mais de 80 mil metros quadrados de edificações históricas. Além disso, o Núcleo de Gestão do Porto Digital restaurou oito imóveis no centro da cidade, sendo sete no Bairro do Recife e um em Santo Amaro. Essas iniciativas refletem o compromisso contínuo com a preservação do patrimônio e a dinamização econômica da região. Até o momento, mais de 255 mil metros quadrados foram recuperados enquanto 35 mil metros quadrados foram reabilitados pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), com a previsão de revitalizar, pelo menos, mais de 20 mil metros quadrados em obras até o fim de 2025.

A mais recente movimentação que confirma esse reposicionamento urbano é a chegada da Deloitte – uma das 10 maiores empresas de tecnologia do mundo segundo o ranking internacional da SITSÍ, plataforma europeia em pesquisa de mercado e análise de concorrentes para empresas de software e serviços de TI – que inicia suas atividades e se junta à Accenture, presente há mais de 15 anos no bairro e mantém um centro de inovação no histórico. Ambas as companhias expandiram suas operações no território, que hoje reúne mais de 475 empresas embarcadas, atraídas por um ecossistema onde tradição e vanguarda coexistem.

Luis Fernando Silva, diretor-executivo da Accenture para a América Latina e responsável pelos centros de tecnologia avançada da companhia, reafirma a importância do ecossistema recifense: “A Accenture valoriza profundamente esse ambiente colaborativo, que conecta empresas, startups, universidades e governo em prol não só da transformação digital, mas também das transformações sociais e territoriais. Além da infraestrutura e dos incentivos, o Porto Digital oferece uma enorme fonte de talentos e uma cultura de inovação que acelera a criação de soluções transformadoras — tudo isso imerso em um cenário urbano que une história e futuro.”

O Porto Digital é considerado um caso de êxito no Brasil ao combinar geração de emprego e renda com a recuperação de edifícios históricos, reposicionando o Centro do Recife como um hub dinâmico de inovação. “Temos muito orgulho de ter crescido e evoluído ao lado dessas grandes empresas, em conjunto com muitas outras que nasceram e cresceram aqui, mostrando que quando estamos juntos, todos ganham. A presença da Accenture e da Deloitte nos mostra que o nosso ecossistema é competitivo, inovador e preparado para atuar no mais alto nível global”, destaca Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. “Isso é resultado de um trabalho coletivo e consistente, que envolve universidades, empreendedores, talentos locais, poder público e instituições que acreditam no potencial da tecnologia como motor de desenvolvimento. Seguimos firmes com a certeza de que o futuro da tecnologia no Brasil passa por Recife”, complementa.

O distrito nasceu de uma parceria entre os setores público, privado e acadêmico e, ao longo de mais de duas décadas, tem ampliado sua capacidade de atrair investimentos estratégicos, impulsionando o desenvolvimento regional. “O Recife tem uma combinação única de fatores estratégicos: uma base de talentos altamente qualificada, impulsionada por instituições como UFPE, UPE, CESAR School, dentre outras; um ambiente criativo e multicultural que estimula soluções inovadoras de maneira competitiva para o Brasil e para o exterior”, complementa Luis Fernando Silva.

A requalificação do Centro do Recife faz parte de um plano mais amplo, ancorado no programa Recentro, e no projeto estratégico “O Centro do Recife na Rota do Futuro”, que prevê ações até 2037, quando a cidade completa 500 anos. A ocupação do Bairro do Recife por empresas como Bradesco e a expansão de empresas como a Accenture contribui diretamente para a consolidação da proposta “Habitar o Centro”, baseada em dinamização econômica, desenvolvimento sociocultural e resiliência ambiental. Além do Recife, a Accenture também amplia sua atuação na região com operações em Campina Grande (PB), Fortaleza (CE) e, em breve, Belém (PA), reforçando a estratégia de usar a tecnologia como vetor de inclusão econômica e desenvolvimento regional.

Com atuação consolidada no Recife, o Porto Digital também avança para além da capital pernambucana. O ecossistema já conta com hubs em Caruaru (PE), e em Goiânia (GO), ampliando sua capacidade de gerar impacto econômico, social e urbano por meio da tecnologia e da inovação.

Foto destaque por Divulgação

Texto por agência com edição de Isadora Lacerda

Comentários