logo

Telefone: (11) 3024-9500

Rapa Nui reabre para turismo a partir de fevereiro | Qual Viagem Logo

Moais statues on Rano Raraku volcano, easter island, Chile

Rapa Nui reabre para turismo a partir de fevereiro

3 de dezembro de 2021

A partir de 03 de fevereiro de 2022, Rapa Nui, no Chile, reabrirá para o turismo, com a retomada dos voos regulares da LATAM, suspensos em março de 2020. A decisão foi tomada após diversas reuniões em conjunto com a comunidade, com o objetivo de preservar a saúde e a segurança dos moradores e visitantes do local.

Para manter a pandemia sob controle e continuar a proteger a saúde dos habitantes da ilha e seus turistas, uma série de medidas sanitárias obrigatórias foram estabelecidas para a entrada dos visitantes. Entre os requisitos estão a apresentação do esquema vacinal completo, Passe de Mobilidade e resultado negativo de um teste de PCR realizado com no máximo 48 horas de antecedência ao embarque.

Segundo o prefeito Pedro Edmunds Paoa, o fechamento de Rapa Nui teve como objetivo proteger os moradores da Covid-19, uma ameaça à saúde pública mundial. Assim, com base nos saberes ancestrais locais como o Tapu (autocuidado) e o Umanga (eu cuido de ti, tu cuidas de mim, todos nós cuidamos uns dos outros), os habitantes conseguiram enfrentar a pandemia com excelentes resultados, registrando apenas sete casos, os quais foram devidamente tratados.

Hoje, com 77% de sua população com vacinação completa, e com maior conscientização em relação à importância do autocuidado, a ilha pode voltar a receber turistas com mais segurança. Conforme indicado, a projeção é de que até fevereiro a porcentagem da população local completamente vacinada será de 80%, atingindo então a imunidade coletiva.

De acordo com o que foi apontado pelas autoridades, o período anterior à abertura do destino será utilizado para desenvolver e estabelecer logísticas que buscam facilitar o retorno dos voos para a ilha. Além disso, continuarão avançando no processo de vacinação da população junto com a aplicação de protocolos sanitários, seja na hotelaria e/ou alimentação, bem como no Parque Rapa Nui, incluindo os locais sagrados mais visitados pelos turistas

Mais informações em: chile.travel

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / daboost

Comentários