logo

Telefone: (11) 3024-9500

Prado: refúgio de tranquilidade e belezas naturais no sul da Bahia | Qual Viagem Logo

41078177751_5fe890afa9_c

Prado: refúgio de tranquilidade e belezas naturais no sul da Bahia

26 de abril de 2021

Imagine um cenário paradisíaco que mistura história, cultura, boa gastronomia, sol e mar. A cidade de Prado, localizada no sul da Bahia, reúne tudo isso em um só lugar. Com um movimento calmo e tranquilo durante todo o ano, Prado é um refúgio de belezas naturais. A rica vegetação preservada, grandes falésias, vários coqueiros e as tradicionais canoas e jangadas coloridas, utilizadas para a pesca artesanal, são destaque junto à paisagem da orla marítima e seus 84 km de extensão.

Foto por Márcio Filho / MTUR

Foto por Márcio Filho / MTUR

Algumas praias não devem faltar em seu roteiro, como o Baleneário de Guaratiba, Cumuruxatiba, Corumbau e as praias mais próximas ao centro, como Paixão e Tororão. Por conta das águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde, Prado com toda certeza te encantará. 

Foto por Márcio Filho / MTUR

Foto por Márcio Filho / MTUR

As praias de Prado estão localizadas em uma região conhecida por Costa das Baleias. Este nome se dá por conta da migração de baleias jubartes entre julho e novembro na região. Os animais nadam das águas polares até a costa brasileira para acasalarem nas águas quentes do nosso litoral e Prado é um dos melhores pontos de observação de baleias do mundo, o que atrai milhares de turistas ansiosos por esse espetáculo em alto mar todos os anos. Esse verdadeiro show das gigantes do mar pode ser admirado com passeios de barco saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau.

Foto por iStock / lucato

Foto por iStock / lucato

As belezas que temos em alto mar também devem fazer parte do seu roteiro, como o Recife de Guaratiba, onde também é possível praticar mergulho livre e se surpreender com as diversas espécies de peixes e corais da região.

Foto por Márcio Filho / MTUR

Foto por Márcio Filho / MTUR

Mas Prado oferece muito mais que cenários exuberantes. Os viajantes têm a experiência de visitar pontos turísticos marcantes na história do descobrimento do Brasil e da chegada das grandes embarcações. É em Prado que se encontra a 1ª praia do Brasil, a Barra do Cahy. O contato com os indios pataxós permite vivenciar uma cultura rica e viva e mergulhar em nossa história. Passeios ao Parque do Descobrimento e ao Parque do Monte Pascoal, primeira porção de terra avistada pela tropa de Pedro Álvares Cabral em 1500, são vivências únicas e inigualáveis. Esteja pronto para mergulhar em um universo cultural imenso.

Foto por Márcio Filho / MTUR

Foto por Márcio Filho / MTUR

Se ainda faltam motivos para incluir Prado na lista de próximos destinos a conhecer, a culinária baiana é outro destaque. É quase indispensável não experimentar pratos como a moqueca baiana, o acarajé e o bobó de camarão, com uma boa dose de azeite de dendê, usado no preparo da maioria das receitas. A diversidade gastronômica na cidade, em especial no famoso Beco das Garrafas, é imensa e as descobertas podem levar a um mundo de novas possibilidades, aromas e sabores.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Márcio Filho / MTUR

Comentários