logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pocinhos do Rio Verde é estância hidromineral em Minas Gerais Logo

IMG_4059

Pocinhos do Rio Verde é estância hidromineral em Minas Gerais

12 de novembro de 2015

Minas Gerais é um Estado de muitos encantos. E entre seus recantos, existe um lugarzinho tranquilo, repleto de natureza, que agradava a todos que o visitam. Pocinhos do Rio Verde, distrito de Caldas – na região de Poços de Caldas – pouco tem a ver com sua vizinha famosa. Apesar de boa parte de seus visitantes se originarem de lá – seja turista ou morador – o lugar rende um roteiro só dele, com direito a cachoeiras, vinhos e doces.

Pocinhos do Rio Verde é uma estância hidromineral de Caldas, possui cerca de mil habitantes, e está localizado no Sul de Minas, a 280 quilômetros de São Paulo, tendo como destaque, um clima muito agradável, típico de montanhas.

As raízes históricas de Caldas iniciaram-se no Séc. XVIII, quando desbravadores penetravam na região em busca de ouro, fazendo com que fossem abertas vias e estradas entre os povos descobertos. Desiludidos, passam a ocupação às “fazendas de criar”, no inicio do ciclo pastoril, primeiro instante do povoamento e desenvolvimento dos Campos de Caldas.

Foto por Eliria Buso

Foto por Eliria Buso

Talvez por conta de seu passado, o destino tornou-se um ótimo local para ecoturismo. Dentre as montanhas e a vegetação exuberante, há inúmeras cachoeiras, cascatas e rios, destacando-se a Cascata Antônio Monteiro, o Rio Soberbo, a Cachoeira da Rapadura, Cachoeira da Margarida, no Rio Pardo. Além do Bacião, Areião e piscina, que são três pontos do rio Soberbo, com águas de tonalidade azul esverdeada.

IMG_3908

Foto por Demétrio César Xavier

A 1.850 metros de altitude, a Pedra Branca é o ponto mais alto da região. Suas grutas, cavernas e formação rochosa são a maior atração. A 15 km a partir de Pocinhos e mais 4 km de caminhada. A subida, a pé, dura cerca de uma hora e meia.

Ás margens do Rio Verde fica o Balneário em uma área totalmente arborizada, dispondo de infraestrutura para banhos quentes de imersão, hidromassagem, sauna a vapor e três fontes radioativas, alcalino-sulfurosas e bicabornatadas-sódicas.

Suas fontes são: Samaritana, Rio Verde e São José, cujas águas radioativas, alcalino-sulfurosas e bicabornatadas – sódicas têm composição similar às de Vichy, na França, possuem propriedades medicinais comprovadas e são indicadas para tratamentos medicinais diversos.

IMG_4015

Foto por Demétrio César Xavier

Já a Fazenda Experimental EPAMIG pesquisa as frutas de clima temperado e contribui para o desenvolvimento tecnológico das fazendas apoiando os produtores locais. A produção local inclui hortifrutigranjeiros, vinhos, queijos, doces, malhas e tecidos de tear manual tradicional.

E por falar em queijos e doces, estando em Pocinhos, não deixe de visitar uma das lojas especializadas da cidade. A Caldas, por exemplo, conta com 2 unidades, sendo que a do centro aceita cartão; não deixe de provar os doces cristalizados que são vendidos à granel.

Onde ficar

Grand Hotel Pocinhos

grandhotel.com.br

Como chegar

De carro, saindo de São Paulo, siga pela BR-381 e pegue a saída 850A via BR-381 até BR-459 até Caldas.

Texto e foto destaque por: Eliria Buso

Comentários