Ícone do site Qual Viagem

Pitoresca e medieval, assim é a cidade de Karlštejn

Karelj via Commons Wikimedia

Nas proximidades de Praga, uns 30 quilômetros a sudoeste, fica a pitoresca Karlštejn. Cercada por colinas e uma floresta, a pequena cidade é um destino interessante que retrata um momento importante da história tcheca. O grande destaque é o Castelo de Karlštejn, edificado por Carlos IV entre 1348 e 1365. A construção abrigou por 200 anos as joias da coroa, relíquias sagradas e outros tesouros reais. Até hoje, o lugar conta com pinturas do século 14.

A aparência do castelo mudou um pouco. Inicialmente, edificado em estilo gótico, ganhou instalações renascentistas e neogóticas. Uma das partes mais impressionantes é uma torre de 60m cercada por muralhas. No local, está a Capela da Santa Cruz. O complexo também abriga as capelas de Nossa Senhora e de Santa Catarina.

FOTO CZECH TOURISM

Do castelo, uma decida dá acesso a um bucólico e acolhedor vilarejo. A localidade é repleta de casas típicas, cafés, bares, restaurantes, pousadas e lojas de artesanatos e souvenirs. No último final de semana de setembro, acontece a animada Festa da Vindima, que atrai visitantes de outras partes da República Tcheca e turistas de várias nacionalidades. Durante o evento ocorrem desfiles e apresentações de artistas e figurantes com trajes medievais, com encenações teatrais e músicas de época.

Carruagens a cavalo são agradáveis sugestões de passeio na região. A cidade também conta com opções para passeios de bicicleta e trilhas em áreas verdes. Ao lado de Karlštejn, os visitantes também podem aproveitar para conhecer em Nižbor a fábrica Ruckl, que produz peças no famoso cristal da Boêmia, um dos mais conceituados do planeta. O processo é bastante complexo, com algumas técnicas guardadas em segredo.

Texto por: Luciano Emiliano

Foto por Karelj via Commons Wikimedia

Comentários

Sair da versão mobile