Desde curtir a praia e o solzinho à explorar a natureza e descobrir cachoeiras impressionantes: o município tem de tudo!
Peruíbe reúne praias para todos os gostos: desde os que preferem a tranquilidade aos que gostam de surfar em ondas agitadas e conhecer as impressionantes reservas ecológicas, tudo isso em um belo cenário.

Natureza que impressiona
Na praia central você encontra uma ciclovia perfeita para passeios de bicicleta em família ou caminhadas tranquilas no calçadão para se conectar com a natureza e sentir a brisa do mar. Além disso, a região conta com muitos comércios, hotéis e pousadas: perfeita para quem busca curtição e agito. Já os diversos quiosques têm a clássica água de coco geladinha e opções típicas da região, como caldeirada – postas de peixe e frutos do mar – além de outros pratos deliciosos.
Muitas das outras praias ficam em reservas ecológicas, algumas acessíveis somente por trilhas ou de barco. Nas praias semi-desertas você pode viver experiências únicas nos rios, cachoeiras e trilhas; aproveite as corredeiras com formação de piscinas de águas cristalinas para mergulho, praias e rios, com trilha leve ou faça um passeio de barco emocionante.
A 2 quilômetros do centro, a Praia do Costão tem 500 metros de extensão e fica entre um costão rochoso. A bela praia conta com uma trilha e uma ponte unindo-a à central. Já a Prainha, uma faixa de areia de 345 metros, é localizada aos pés da Serra do Grajaú e oferece uma bela vista. O acesso é feito parcialmente de carro devido a costa rochosa e a formação da piscina natural conhecida como Olho do Dragão devido ao seu formato semelhante a um olho de dragão.
Estação Ecológica da Juréia
A Estação Ecológica da Juréia, formada por causa de ameaças de construções e destruição da área no período da ditadura, é uma área de mais de 80 hectares de Mata Atlântica assegurada por preservação ambiental. O riquíssimo ecossistema é composto por mar, matas, rios, praias, cachoeiras, dunas, restingas, manguezais e abriga diversos animais ameaçados de extinção.
A reclassificação das áreas da Estação Ecológica em um Mosaico de Unidades de Conservação significou um avanço na conservação da biodiversidade da região e uma modernização de sua gestão ambiental. Assim, foi criado o Parque Estadual do Prelado. Localizado no Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape e Cananéia, o Parque abrange paisagens de uma beleza indescritível e uma diversidade de ecossistemas: a vegetação de restinga é composta por vegetação de praias e dunas; vegetação sobre cordões arenosos e floresta de transição restinga-encosta. Os atrativos são a Praia da Juréia e a Cachoeira do Prelado (Pocinho), localizados no Núcleo Costão da Juréia. As principais atividades realizadas pelo turista são: caminhadas pela praia, passeios de bicicleta e banho de mar e de cachoeira.
Confira uma lista de algumas das praias mais bonitas da Estação Ecológica:
- Praia de Guaraú
- Praia Guarauzinho
- Baleia
- Praia do Arpoador
- Parnapuã
- Brava
- Juquiazinho
- Praia Barra do Una
Localizada entre a foz do rio Guaraú e a Península, a Praia de Guaraú é ideal para passeios de canoa, barco ou escuna, além de possuir uma boa infraestrutura com diversas pousadas e um deck de pesca. Já a Praia do Arpoador é um espetáculo imperdível, as águas tranquilas, areia clara e a corredeira de água doce que deságua no mar constituem um verdadeiro paraíso preservado que permite um mergulho e passeios de barco pela região.
A Praia do Parnapuã, embora seja uma das mais distantes, é a preferida dos surfistas e é pouco frequentada. O mar tem águas transparentes e a praia é cercada por costões rochosos, mata nativa, um rio e uma área de mangue. As demais praias da lista são cercadas por costões, montanhas e Mata Atlântica, todas estão entre as mais preservadas de São Paulo e podem ser acessadas através de trilhas monitoradas ou de barco pelo Portinho de Peruíbe.
Fáceis de explorar, impossível de esquecer
Se você ama o contato com a natureza e aventura, descubra cachoeiras de tirar o fôlego a poucos quilômetros do centro:
Localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, a Cachoeira do Rio do Ouro possui uma queda de 8 metros de altura. A apenas uma hora do centro, o caminho de terra é recompensado com uma trilha em meio à Mata Atlântica e uma cachoeira belíssima. É, sem dúvidas, uma aventura única e imperdível. A Cachoeira do Poço Azul, que divide a mesma localização que a Cachoeira do Rio do Ouro, tem uma piscina natural formada de água nascente de cor azul turquesa. A entrada é paga e é indicado conhecer essa cachoeira acompanhado de uma agência de turismo por medida de segurança.
A Cachoeira do Paraíso, localizada a 25 quilômetros do centro, forma um tobogã natural e uma piscina natural que fazem juz ao nome. A entrada é gratuita, mas há um limite de 270 pessoas por dia e conta com uma ampla infraestrutura para os turistas. Devido ao limite de visitas, a senha deve ser retirada no portal de entrada do Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia Itatins.
Já em Itariri, a Cachoeira das Sete Quedas é a queda d’água perfeita para a prática de esportes radicais e seu acesso se dá por meio de 4 km de trilha. A Cachoeira do Salto, por sua vez, é um paraíso para praticantes cascading e tirolesa, com quatro piscinas naturais e acesso por uma trilha de 2km.
Também em Itariri, vizinha do município de Peruíbe, a Cachoeira da Pedra da Moça é uma piscina natural de 3 metros quadrados e uma das mais procuradas por turistas por causa do mistério que a circula. Sua fama e nome são decorrentes de uma lenda de que a cachoeira costumava ser um ponto de encontro de um casal, até que a moça se afogou e faleceu no local, assombrando o local até os dias de hoje.
Texto por Rebeca Dias
