logo

Telefone: (11) 3024-9500

Parque Natural arte Serrinha será inaugurado no próximo fim de semana | Qual Viagem Logo

Parque Natural arte Serrinha será inaugurado no próximo fim de semana

3 de novembro de 2020

Uma união harmoniosa entre a arte, a natureza e a sustentabilidade. É com base nesse tripé que o Parque Natural Arte Serrinha, localizado ao longo de todo o espaço da Fazenda Serrinha, aos pés da Serra da Mantiqueira, em Bragança Paulista (90 km de São Paulo) será inaugurado oficialmente para a visitação do público no próximo dia 7 de novembro.

O Parque, reconhecido como reserva ecológica particular com 10 hectares (100 mil m²), abriga esculturas e instalações de Land Art produzidas pelos artistas convidados ao longo das 19 edições do tradicional Festival Arte Serrinha. O espaço conta ainda com trabalhos artísticos criados especificamente para os locais que ocupam – site specifics – possuindo caráter dinâmico e vivo, ao incorporar a ação do tempo na sua constituição.

O visitante tem acesso ainda a trilhas para caminhada que levam para um mirante panorâmico no alto do morro, com vista da represa do Rio Jaguari, que abastece grande parte da capital paulista.mercado-eduardo-srur-credito-fabio-delduque

Obras

Dentre os artistas cujas obras estão incorporadas, compondo assim a paisagem artística do Parque Natural Arte Serrinha, estão nomes como Eduardo Srur, Hugo França, BijaRi, Fernando Limberger, Michelangelo Pistoletto, Fábio Delduque, Jean Paul Ganem, Laura Gorsky, Lucas Bambozzi e Stela Barbieri. “Algumas destas obras são permanentes e outras vão desaparecendo ao sabor do sol, da chuva e dos ventos”, explica Fábio Delduque, um dos idealizadores do Parque e curador Festival Arte Serrinha.

Delduque acrescenta ainda que “parte de uma tradição artística que teve início nos anos 1960, essas instalações de Land Art não se encaixariam nos espaços neutros dos museus e das galerias de arte – os chamados cubos brancos. São trabalhos que, por ocuparem a paisagem, ampliam as possibilidades de percepção estética e se abrem a relações múltiplas de interação não apenas com as pessoas, mas também com todo o entorno”.

O público interessado em conhecer os espaços e instalações deve agendar sua visita diretamente pelo site arteserrinha.com.br. Na página também é possível visualizar as instalações disponíveis para visitação e o acervo do Parque.

Incêndio e Reflorestamento

No final de setembro, cerca de 30 hectares do morro da Serrinha sofreu um incêndio provocado pelo tempo seco, afetando parcialmente algumas áreas do novo Parque.  Os trabalhos “Repouso” e “Justiça Selvagem”, de Laura Gorsky e Lucas Bambozzi respectivamente, chegaram a ser danificados. Porém, para celebrar a abertura oficial do Parque e agir rapidamente para recuperação das áreas afetadas, haverá no dia 07 de novembro um mutirão de reflorestamento, com o plantio de cerca de 200 mudas de árvores de variadas espécies nativas da região.parque-natural-arte-serrinha-credito-fabio-delduque8

Festival Arte Serrinha

Vale ressaltar que a programação de abertura do parque, que respeitará todos os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia de Covid-19 (coronavírus) estará integrada às atividades do 19º Festival Arte Serrinha. Desta maneira, até o dia 06 de dezembro o público poderá participar de oficinas, residências e encontros nas áreas  e teatro, música, gastronomia, moda, arqueologia, história da arte, entre outros.

O Festival Arte Serrinha será ainda o anfitrião do Fórum Renascimento (Forum Rebirth), parte do projeto artístico Terceiro Paraíso (Terzo Paradiso) – Interamericana De Arte, do artista italiano Michelangelo Pistoletto, realizado pela primeira vez no Brasil.

O Fórum Renascimento acontecerá até o 12 de novembro, de forma virtual, pela plataforma Zoom. Participarão do evento cerca de 30 pessoas, divididas em 4 grupos, que se debruçarão sobre questões referentes aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do planeta até 2030, organizados pela ONU e suas relações com a cultura.

Mais informações: arteserrinha.com.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos por:  Fábio Delduque

 

Comentários