logo

Telefone: (11) 3024-9500

Jundiaí tem natureza, diversão e história para curtir os feriados de Abril | Qual Viagem Logo

Jundiaí tem natureza, diversão e história para curtir os feriados de Abril

27 de março de 2023

Distante cerca de 60 quilômetros de São Paulo, Jundiaí garante passeios por paisagens exuberantes na natureza, diversão para as crianças e um mergulho na história. A cidade é uma boa opção para passar dias de tranquilidade, diversão, lazer e cultura nos feriados do mês de abril.

Em 2023, Jundiaí está comemorando 40 anos do tombamento da Serra do Japi, que é um raro remanescente da Mata Atlântica no interior de São Paulo, com 350 km2. O visitante vai encontrar uma fauna e flora exuberante, com espécies raras, que são inclusive objetos de pesquisas científicas. As cachoeiras refrescam os turistas, que devem agendar previamente o passeio. Confira o site: jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/visitacao-monitorada

O Mundo das Crianças garante um dia de muita diversão para toda a família. O parque foi uma demanda apontada pelo “Comitê das Crianças” de Jundiaí. Em 2018, o município foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda do país a integrar a Rede Latino Americana Cidade das Crianças, assumindo o compromisso de viabilizar ações em torno da participação das crianças e das perspectivas infantis.

Foto por: Divulgação

Instalado às margens da represa que abastece a cidade, o Mundo das Crianças é um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza. As crianças podem se divertir nas estações instaladas no parque como as paredes de escalada, quadras poliesportivas, pista de skate, fonte interativas para se refrescar, trilhas e muitas áreas verdes. A visita também precisa ser agendada previamente pelo site do parque (mundodascriancasjundiai.com.br).

História

No bairro Traviú, um dos berços da imigração italiana no município, o turista tem a oportunidade de visitar mais de 50 pequenas propriedades produtivas, com destaque para a produção de uvas, caqui, pêssego, ameixa, pitaia, legumes e verduras.

O passeio pelo centro histórico de Jundiaí vai mostrar riquezas históricas, arquitetônicas e culturais, agregando mais de 100 atrações como os edifícios centenários Teatro Polytheama, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, Ponte Torta, Catedral Nossa Senhora do Desterro, Complexo Argos, o Mosteiro de São Bento e o Espaço Expressa, previamente conhecido como Complexo Fepasa.

Confira algumas das atrações de Jundiaí:

Mundo das Crianças – o parque tem estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas. É preciso agendar previamente a visita no site do parque.

Endereço: Rodovia João Cereser, Pista Sul — Km 64+400 – Bairro Pinheirinho
Telefone: (11) 4522-0499/4589-1494
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 7h às 17h (com entrada até às 16h). Entrada liberada de terça a sexta. Agendamento necessário apenas aos finais de semana e feriados.

Serra do Japi – A poucos minutos do centro de Jundiaí, o turista tem a oportunidade de aproveitar a exuberância da natureza. As visitas à Reserva Biológica Serra do Japi são coordenadas pelo Projeto Nossa Serra e têm como foco específico a Educação Ambiental. Informações, clique aqui.

Museu Ferroviário – Reaberto em setembro de 2022, o Museu Ferroviário faz parte do Espaço Expressa, um complexo construído no final do século 19 para ser as oficinas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro e, atualmente, um importante centro cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foto por: Divulgação

O museu transporta o viajante para um mergulho no passado. Logo na entrada, o turista está numa estação ferroviária, simulada por um balcão de vendas de passagens e de trilha sonora que reproduz a movimentação dos saguões e plataformas, quando das chegadas e partidas de trens.

Na sequência, o visitante pode percorrer diversas “estações” temáticas, repletas de documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à História da ferrovia, como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, além de outras surpresas, como uma maquete em funcionamento.

Endereço
Avenida União dos Ferroviários, 1760 — Espaço Expressa
Telefone: (11) 4589-6800

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Às segundas-feiras, o Museu permanece fechado para manutenção geral e limpeza.

PARQUES

O visitante vai encontrar belos Parques em Jundiaí para caminhada, descanso, bem como para atividades esportivas. A infraestrutura desses locais conta com ciclovias, bosques, áreas de piqueniques, área para esportes náuticos, automobilismo, aeromobilismo, entre outras atividades.

Jardim Botânico de Jundiaí — Com uma área de 150.000 m², o local oferece vários jardins temáticos, entre eles japonês com uma pequena cascata, africano com plantas típicas da região, e italiano, com vários canteiros e estátuas.

Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanam, 6400/Av. Navarro de Andrade, 120 — Jardim Botânico.

Telefone: (11) 4523-1012/4582-2468.

E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento: Diariamente das 6h às 17h.

Parque da Cidade — instalado às margens da represa que abastece Jundiaí, o local dispõe de uma área de 500.000 m2 com áreas para piquenique, caminhadas ecológicas, bem como de duas pistas de cooper de 2,1 quilômetros cada, aparelhos de ginástica, bebedouros, sistema de som e duchas.

Endereço: Rodovia João Cereser, km 66 – Pinheirinho
Telefone: (11) 4522-0499 | (11) 4589-1494
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 6h30 às 19h, com entrada até as 18h. Sábado, domingo e feriado das 6h30 às 18h, com entrada até as 17h.

TURISMO RURAL

Foto por: Divulgação

A vida hospitaleira e tranquila da roça contribui para o descanso dos turistas, que podem ainda aproveitar atrativos como saborear frutas frescas direto do pé. Os roteiros rurais de Jundiaí oferecem ainda visitas às adegas de produção de vinho artesanal. O visitante tem uma lista de opções. Por isso, vale sempre agendar um retorno.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários