logo

Telefone: (11) 3024-9500

Jujuy e Salta: Destinos do Noroeste Argentino se destacaram na última edição da WTM | Qual Viagem Logo

Jujuy e Salta: Destinos do Noroeste Argentino se destacaram na última edição da WTM

12 de abril de 2023

Com sua edição acontecendo no início desse mês, a WTM Latin America trouxe diversos destinos para seus estandes. Foi possível perceber o destaque para localidades nacionais e latino-americanas, dentre eles a vizinha Argentina, que atrai cada vez mais brasileiros com a desvalorização da moeda local, a oferta de voos e atrativos variados em suas províncias.

Apresentando as maravilhas dos destinos que representam estavam Mario Peña, ministro do Turismo e Esportes de Salta, María Eugenia Cornejo diretora executiva de INPROTUR Salta e Mariana Farjat Presidente da Associação de Hotéis de Turismo de Salta. A província de Jujuy trouxe Nadia Serrano Antar, diretora da Agência de Promoção Turística.

Mariana Farjat, presidente da AHT Salta, Mario Peña, ministro do Turismo e Esportes de Salta e María Eugenia Cornejo, diretora executiva de INPROTUR – Foto por: Divulgação

Com paisagens deslumbrantes e boa oferta de hospedagem, os destinos surpreendem quem conhece apenas Buenos Aires e a região da Patagônia. As duas províncias também se favoreceram com a conexão direta criada pela Aerolíneas Argentinas entre São Paulo e Salta, em julho do ano passado. Como Jujuy e Salta são vizinhas, é comum o turismo conjunto entre as duas localidades. Porém há também aqueles que optam por se aprofundar mais em um dos destinos. O que é compreensível, pois a oferta de atrativos é variada em cada um deles.

A facilidade de acesso a essas localidades fez com que os brasileiros se tornassem a maioria de turistas estrangeiros na região.

Nadia Serrano Antar da Agência de Promoção Turística de Jujuy – Foto por: Divulgação

Segundo Nadia Serrano, Jujuy está 100% recuperado dos efeitos da pandemia. “Ano passado tivemos 11 meses de temporada alta, mais de 1 milhão de turistas que visitaram a província, reativando o turismo internacional. Das pessoas que visitam Jujuy 30% são estrangeiros”, diz. “A expectativa para esse ano é chegar a 1,5 milhões de turistas na província”, completa.

Em Salta a situação é parecida. “Hoje o Brasil passou a ser para Salta o primeiro mercado internacional”, conta Mario Peña. Ele atribui esse fluxo de turistas não somente ao voo da Aerolíneas, mas também à comunicação feita para divulgar o destino, que ainda é desconhecido por muita gente. “Os brasileiros gostam e começam a divulgar. O Brasil é um mercado enorme”, conta, listando como atrativos de Salta a gastronomia, natureza, vinhos, preço baixo, bons serviços e compras.

A expectativa para esse ano é que a província recebe 2,4 milhões de turistas. Em julho mais uma atração deve chegar à solo saltenho: o espetáculo Messi10 do Cirque du Soleil dedicado ao jogador Lionel Messi.

Vale destacar que de 10 de abril a 30 de junho, a Aerolíneas Argentinas lançou uma tarifa promocional de 250 dólares ida e volta acrescida das taxas a Salta. Além disso, o Governo Argentino oferece para todos aqueles que viajam nos meses de maio e junho um benefício adicional de 75 dólares por pessoa, participando do programa “Tesoros Argentinos” que permite adquirir experiências no destino.

Os atrativos de Jujuy

Jujuy está localizada no noroeste da Argentina, a 1.300 km de Buenos Aires, o que dá cerca de duas horas de voo. A província está dividida em 4 regiões turísticas: Puna, Quebrada, Vales e Yungas.

Salinas Grandes – Foto por: Divulgação

A Unesco declarou dois pontos turísticos de grande valor paisagístico e cultural como Patrimônio Mundial: a Quebrada de Humahuaca e um maravilhoso caminho em forma de escada no meio da montanha que era o principal caminho dos incas, o Qhapaq Ñan que se conecta com a Reserva de Biosfera de las Yungas. Na Quebrada encontramos vários povoados, cada um com sua própria identidade: Humahuaca, Uquía, Huacalera, Tilcara, Maimará, Purmamarca, Tumbaya e Volcán.

Outro local imperdível é o Pucará de Tilcara, um imponente sítio arqueológico da Cultura Andina que tem extensão de 8 a 15 hectares e aproximadamente 1.170 anos.

Destaca-se também a Serranía de Hornocal, a 24 km de Humahuaca, mais conhecida como o “Cerro de 14 Colores”. A estrada de acesso é de cascalho, levando aproximadamente 40 minutos para acessar o mirante, que fica a mais de 4 mil metros acima do nível do mar.

As Salinas Grandes são uma das 7 Maravilhas da Argentina. O acesso é feito a partir da cidade de Purmamarca pela Rota Nacional 52 por aproximadamente 50 km, subindo a impressionante Cuesta de Lipán. Este enorme salar está localizado a uma altitude média de 3.600 metros acima do nível do mar e também possui uma maravilhosa diversidade de espécies de fauna, como lhamas, vicunhas e flamingos do sul.

As Yungas são um refúgio de máxima pureza que oferece, acima de tudo, o êxtase do autenticamente virgem e natural. Sua principal referência, o Parque Nacional Calilegua, com seus 76.306 hectares de selva, é um dos ambientes protegidos com maior biodiversidade do norte da Argentina.

Nos Vales, destaca-se o Parque Provincial Potrero de Yala, a 18 km da cidade, onde estão localizadas as Lagoas Yala e Termas de Reyes, um verdadeiro paraíso que é reconhecido pelo prestígio de suas fontes termais curativas.

Os atrativos de Salta

A Província de Salta é uma das que melhor preservam o passado colonial da Argentina. Em sua capital, você pode ver um grande número de deslumbrantes igrejas e casas em estilo neocolonial ao redor da praça principal. Destacam-se a Catedral, o Convento San Bernardo e a Iglesia San Francisco. Todo o Vale de Lerma e a cidade podem ser vistos do topo do Cerro San Bernardo, uma varanda natural que é acessada através do teleférico.

Quebrada de Las Conchas – Foto por: Divulgação

Salta é o destino ideal para a prática do turismo de aventura. É possível fazer cavalgadas por diversas paisagens, passeios de 4×4, rafting em rios caudalosos, trekking, montanhismo com morros de até mais de 6 mil metros, mountain bike, tirolesa e saltos de bungee jumping e pêndulo.

A natureza de Salta pode ser apreciada nos ricos ecossistemas de seus três Parques Nacionais: Baritú, El Rey e Los Cardones, onde coexistem florestas tropicais e paisagens agrestes de altitude.

Um destino imperdível é a Rota do Vinho mais alta do mundo, com vinhedos a mais de 3 mil metros, além de paisagens incríveis, coloridas, cidades históricas, artesanato, arqueologia e gastronomia local que se somam a serviços de excelência e mais de 40 vinícolas para visitar.

Para aqueles que desejam explorar mais a história de Salta e seus ancestrais, o Museo de Arqueología de Alta Montaña (MAAM) preserva o enxoval e os corpos congelados de três crianças incas encontrados no vulcão LLullaillaco em 1999.

Os turistas podem viver a experiência do Trem das Nuvens, que sobe a 4.200 metros de altura em plena Puna Salteña. É uma das três ferrovias mais altas do mundo, que atravessa as vertiginosas montanhas da Cordilheira dos Andes.

Texto por: Cláudia Costa com agência

Foto destaque por: Divulgação

Comentários