logo

Telefone: (11) 3024-9500

Gramado projeta recorde de visitantes no Natal, com maioria de turistas de fora do RS | Qual Viagem Logo

Gramado projeta recorde de visitantes no Natal, com maioria de turistas de fora do RS

24 de setembro de 2025

Lançada há poucas semanas, as vendas de ingressos para a temporada de Natal em Gramado já seguem em ritmo acelerado e com forte participação nacional. São Paulo (16%), Minas Gerais (13%), Bahia (7%) e Rio de Janeiro (6%) lideram o envio de turistas, enquanto novembro despontou, até o momento, como o mês de maior procura dos visitantes. O levantamento é da Parksnet, uma das empresas credenciadas pelos organizadores para a operação on-line dos tickets. A programação oficial na cidade tem início no dia 23 de outubro e encerra em 18 de janeiro de 2026. A expectativa para o período são 2,8 milhões de pessoas.

“Com ticket médio de R$ 344,85, projetamos um crescimento de dois dígitos nas vendas”, antecipa o CEO da plataforma especializada na distribuição de ingressos para parques, atrações turísticas, hotéis e restaurantes, a Parksnet, Thiago Samejima. O dirigente acrescenta que, além da presença tradicional de paulistas e mineiros na temporada de Natal, paraibanos e cearenses representam, juntos, 10% do público que já garantiu os tickets.

“O perfil do visitante da temporada de Natal mostra expansão geográfica em 2025, reforçando o alcance nacional do evento que movimenta a alta temporada em Gramado”, destacou. Samejima pontua também, nesta temporada, o planejamento antecipado dos visitantes integrados a pacotes turísticos e experiências como uma tendência de compras para o evento. “O comportamento do público que prestigia os eventos natalinos revela novos hábitos de consumo, mas a decisão de última hora mantém sua relevância, fortalecendo a rede de afiliados da Serra Gaúcha”, complementou.

Sobre a rede de 3 mil afiliados, Samejima explica que é composta por motoristas, recepcionistas de hoteis, guias e influenciadores, entre outros, com o propósito de facilitar a aquisição de ingressos. “Democratizamos o acesso para os visitantes. Ao invés de centralizar em grandes canais, a Parksnet empodera profissionais locais que estão em contato direto com o turista. Essa proximidade cria conveniência e gera renda para centenas de microempreendedores locais. A temporada de Natal é um vetor de desenvolvimento econômico regional, e a Parksnet participa desse ecossistema como distribuidora oficial de ingressos junto a centenas de parceiros”, concluiu.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Cleiton Thiele

Comentários