logo

Telefone: (11) 3024-9500

Festival da Cerâmica de Cunha celebra os 50 anos da cerâmica de alta temperatura | Qual Viagem Logo

Festival da Cerâmica de Cunha celebra os 50 anos da cerâmica de alta temperatura

12 de junho de 2025

A cidade de Cunha, no interior de São Paulo, recebe em junho o tradicional Festival da Cerâmica, um dos mais importantes do calendário nacional, ao reunir artistas de várias localidades do Brasil e do exterior. Este ano, o evento ganha uma nova data e acontece a partir de 13 de junho e se estende até o dia 22, com uma programação especial em comemoração aos 50 anos do primeiro forno Noborigama na cidade.

Foto por Divulgação

Para celebrar esse marco histórico, que é referência da cultura local e que deu a Cunha o título de Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura, o festival terá atividades específicas que remetem à história dos primeiros ceramistas que trouxeram as novas técnicas para a cidade. A começar pela arte do festival deste ano, de Alberto Cidraes, ceramista que integra o grupo que construiu o primeiro forno Noborigama em Cunha, na década de 1970. Hoje, Cunha tem a maior concentração de Noborigamas fora do Japão, com seis fornos pela cidade.

Entre os destaques da programação está a tradicional abertura de Fornada Noborigama no Ateliê Suenaga e Jardineiro, um dos mais antigos da cidade, no dia 14 de junho. Nos dias 19 e 20, acontecem duas palestras com ceramistas de Cunha: “Tudo Iniciou em Cunha: Minha Trajetória na Cerâmica”, com Cesar Augusto Barbosa, e “Forno Noborigama”, com Augusto Campos e Leí Galvão. Também no dia 20, será lançado o documentário “50 Anos de forno Noborigama em Cunha”, produzido por Gabriela Fernandes e Renata Pegorer.

Foto por Divulgação

Segundo Giltaro Suenaga Jardineiro, um dos organizadores do festival e representante da segunda geração de descendentes dos ceramistas japoneses que chegaram a Cunha na década de 1970, a história da cidade se entrelaça com a da cerâmica e sua evolução. “Podemos identificar quatro fases da cerâmica na cidade – a denominada cerâmica das paneleiras, mais utilitária; depois a cerâmica artística com a chegada dos imigrantes e novas técnicas; em seguida, já nos anos 90, Cunha ganha destaque como referência com a chegada de ceramistas de outras localidades e o turismo da cidade começa a se desenvolver, e a fase atual de formação das novas gerações”, explica ele, entusiasta do projeto do Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha – ICCC, que leva aos jovens alunos da rede pública a história e a arte da cerâmica.

Programação para todos os públicos

Com o apoio do ICCC e da Prefeitura Municipal de Cunha, o Festival da Cerâmica deste ano contará com uma programação extensa e diversificada para atender todos que visitarem a cidade em busca de arte e cultura. Mais de 50 atividades estão programadas entre exposições, palestras, workshops e aberturas de forno. Tudo foi planejado para agradar aqueles que buscam aperfeiçoamento com renomados profissionais, como também o público em geral que quer se divertir e apreciar a cerâmica de Cunha.

Foto por Divulgação

A tradicional Feira da Cerâmica, que ocupará o Parque Lavapés de 19 a 22 de junho, é o ponto alto do festival ao promover muitas atrações e uma variedade de produtos em cerâmica de artistas de várias regiões do Brasil que expõem e comercializam seus trabalhos durante a feira.

Também estão programadas várias performances com demonstrações ao vivo de ceramistas criando esculturas, modelagens e pinturas, e as competições de torno que vão revelar os ceramistas que produzirem a peça mais alta e a de maior diâmetro. Tudo sempre acompanhado de apresentações musicais ao vivo, capoeira, congada e variada gastronomia para o público.

Durante todo o festival, o público poderá visitar a exposição René Le Denmat – “Torneando Histórias”, na Casa do Artesão, que contará com peças do acervo do renomado ceramista francês e das artistas Hideko Honma e Kimiko Suenaga, referências na arte da cerâmica, a partir da tradição japonesa. E, no ICCC, acontecerá a abertura de fornada no dia 21, sábado, com a participação de ceramistas de Cunha e de outras regiões que vão fazer uma apresentação da técnica de queima em forno Smokeless, culminando com a retirada das peças do forno a lenha.

Mais informações em: festivaldaceramicadecunha.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários