logo

Telefone: (11) 3024-9500

Explore Xiamen, uma bela cidade portuária no sudeste da China | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ xiu Huo

Explore Xiamen, uma bela cidade portuária no sudeste da China

5 de fevereiro de 2019

A cidade de Xiamen, no litoral da província chinesa de Fujian, é um dos destinos mais procurados da China. O lugar já foi um importante porto para comércio e negócios e, hoje, é considerada uma das melhores cidades para se viver no país. Ilhas, falésias, rochas, templos, flores e florestas formam a exuberante paisagem local que atrai seus visitantes.

Foto por Istock/ 4045

Foto por Istock/ 4045

Costeira, com belas praias dos lados sul e leste da área urbana, a cidade é vista como um parque sem fim. O Lago Yundang é como seu pulmão verde, abrigando milhares de garças bem no centro de Xiamen. E, além disso, encontram-se facilmente coqueiros, bambuzinhos de jardim, figueiras e mangueiras espalhadas pela cidade, garantindo um ambiente verde o ano inteiro.

Para conferir toda a exuberância da flora local, vale fazer uma visita ao Jardim Botânico Wanshi, que fica junto dos rochedos da Montanha Leão e conta com mais de 4 mil espécies de plantas.

Foto por Istock/ Sean2008

Foto por Istock/ Sean2008

Xiamen é um destino com temperaturas amenas durante boa parte do ano, por isso, recebe muitos turistas que buscam suas praias para praticar esportes aquáticos ou tomar banhos de mar. Com sorte, esses visitantes podem avistar os raros golfinhos brancos, uma espécie em extinção que é característica do sul da China.

Fora das faixas de areia, uma das grandes atrações do lugar é a Ilha Gulangyu, um verdadeiro museu a céu aberto com mais de mil edifícios históricos reunidos em menos de 2 km², muitos deles construídos com arquitetura europeia – um resultado da ocupação francesa. A ilha já foi listada entre as áreas urbanas mais bonitas da China.

Foto por Istock/ Jinward

Foto por Istock/ Jinward

Bastante procurada pelos turistas, Gulangyu tem ruas e lojas charmosas e que vivem cheias de gente. Além de fazer uma caminhada pelo centro, vale a pena conhecer o Penhasco Sunlight, o Piano Museum – o único do país –, o Palácio Memorial Zheng Chenggong e o monumento de mesmo nome, que homenageia o herói nacional com uma estátua de 15 metros de altura.

Foto por Istock/ SvetlanaSF

Foto por Istock/ SvetlanaSF

De volta a Xiamen, três atrativos são imperdíveis: o Penhasco Yunding Crag, que fica a 340 metros acima do nível do mar e oferece uma das melhores panorâmicas da região; o Templo Nanputuo, construído durante a dinastia Tang, período 68 – 907 A.D e conhecido por seus budas dourados; e a Universidade de Xiamen, um excelente passeio com jardins e prédios importantes.

Foto por Istock/ katoosha

Foto por Istock/ katoosha

Gastronomia

Foto por Istock/ jackmalipan

Foto por Istock/ jackmalipan

Assim como é de costume nos destinos asiáticos, a cidade tem feirinhas de comida de rua onde se come frutos do mar frescos – a maioria deles vai para a panela ainda vivo -, refogados feitos com molho de soja e pimenta e uma diversidade enorme de petiscos como geleia de broto de bambu, omelete de ostras fritas e rolinho primavera.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ xiu Huo

Comentários