logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra o trio de ouro da Miolo | Qual Viagem Logo

Descubra o trio de ouro da Miolo

30 de setembro de 2025

Três espumantes de dois terroirs distintos reforçam a excelência da Miolo no único e maior concurso dedicado à bebida no Brasil

A Miolo Wine Group acaba de ampliar sua galeria de premiações com mais três Medalhas de Ouro, desta vez no 14º Concurso do Espumante Brasileiro, único torneio dedicado exclusivamente a espumantes brasileiros. A distinção veio para o Miolo Íride Espumante Sur Lie Nature 2015 DOVV, o Miolo Cuvée Nature 2022 DOVV e o Almadén Demi-Sec, exemplares das duas maiores regiões produtoras do país: o Vale dos Vinhedos e a Campanha Gaúcha.

O resultado celebra a força e a diversidade de terroirs brasileiros reconhecidos. Realizado de 23 a 26 de outubro, em Garibaldi (RS), o concurso foi promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reunindo 520 amostras de 102 vinícolas de seis estados. Um júri formado por 54 degustadores entre enólogos, sommeliers e jornalistas especializados teve a missão de avaliar às cegas, seguindo normas internacionais, concedendo premiação a 160 rótulos.

Para Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group, a conquista valoriza não apenas o trabalho da vinícola, mas também a excelência da produção nacional.

“O Concurso do Espumante Brasileiro é uma das competições mais disputadas do setor, justamente porque reúne o que há de melhor da nossa produção. Por isso, conquistar três Medalhas de Ouro é motivo de muito orgulho para toda a equipe da Miolo. É um reconhecimento que fortalece ainda mais a imagem dos espumantes brasileiros e mostra o quanto o país evoluiu em qualidade e diversidade”.

Essas conquistas também reforçam a vocação dos terroirs brasileiros. O Vale dos Vinhedos, primeira Denominação de Origem do país, confirma sua excelência na elaboração de espumantes de alta gama, enquanto a Campanha Central, em Santana do Livramento, revela a força de uma região em plena expansão. Para a Miolo, que há quase quatro décadas coleciona prêmios e ajuda a projetar o vinho brasileiro no mundo, cada medalha é também um convite para o consumidor brindar essa evolução e descobrir a diversidade de estilos que o Brasil tem a oferecer.

A diversidade de uvas, métodos e estilos desses três espumantes mostra a riqueza do que o Brasil é capaz de elaborar. O Miolo Íride Espumante Sur Lie Nature 2015 DOVV, elaborado com uvas Pinot Noir e Chardonnay e amadurecido por 10 anos em caves subterrâneas, revela cremosidade única, aromas de frutas secas, brioche e mel, com perlage fina e persistente, cor dourada e final longo. Uma edição limitada de apenas 5.490 garrafas numeradas, certificada pela Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (DOVV). Já o Miolo Cuvée Nature 2022 DOVV, também com selo da DOVV e uvas Pinot Noir e Chardonnay, permanece por 18 meses de autólise em sur lie, expressando sofisticação e frescor em equilíbrio. Da Campanha Central, o Almadén Demi-Sec, elaborado a partir da uva Chenin Blanc pelo processo Charmat, traduz leveza e versatilidade, reafirmando a pluralidade e qualidade do portfólio Miolo.

Texto por agência e edição de Rebeca Dias

Comentários