Observatórios universitários, polos astronômicos privados, planetários urbanos e experiências em meio à natureza são opções encontradas no Estado de São Paulo para olhar para o céu. A Setur-SP listou alguns destes locais
A experiência de observar o céu, conhecer e contemplar constelações e os inúmeros corpos celestes ganha cada vez mais adeptos no país e já é considerada um segmento turístico. Conhecido como astroturismo, a atividade reúne tanto entusiastas quanto experientes a esta, que segundo a Revista Tendências do Turismo 2025, publicada pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, é uma das apostas do setor.
No estado de São Paulo, esta experiência sensorial, científica e transformadora é somada a cenários de belas paisagens, como de serras, vales, campos e trechos preservados de Mata Atlântica. Combinação essa que torna São Paulo um dos principais destinos brasileiros para os que buscam o astroturismo.
Entre os muitos apaixonados por essa jornada de observação de corpos celestes está Carlos Mariano, professor de Astronomia e diretor do Polo Astronômico de Amparo, referência nacional no segmento. Aos 54 anos, ele recorda com entusiasmo o início da sua paixão pelas estrelas. “Despertei para a Astronomia aos 13 anos, após ler um livro juvenil chamado ‘Os Planetas’. Aquilo acendeu algo em mim. Logo comecei a frequentar clubes de astronomia, trabalhar em observatórios e mostrar o céu para o público. Desde os 16 anos, dedico minha vida a isso, promovendo o ensino não formal de astronomia”, conta.
Carlos ministrou diversas palestras e cursos, sempre com o objetivo de encantar e informar. No Polo Astronômico de Amparo, atualmente lidera uma equipe empenhada em proporcionar uma verdadeira imersão no universo. O espaço se destaca por unir ciência e natureza em um ambiente com equipamentos modernos, um planetário, telescópios potentes e uma paisagem que, à noite, se transforma em pura mágica.
Quem vive de perto essa experiência confirma o impacto. Marco Antônio, analista de sistemas de 63 anos, é um visitante frequente do Polo e não esconde a emoção de cada visita. “Tenho grande apreço por esse espaço. Observar o céu é sempre algo novo. O contato com a natureza só valoriza ainda mais a experiência. Cada vez que venho, vejo algo diferente: estrelas, constelações, planetas como Saturno e Júpiter em detalhes surreais. É como se o tempo parasse”, relata. Ele destaca ainda o impacto positivo da didática oferecida pelo Polo, especialmente para crianças e escolas. “A experiência no planetário é de arrepiar. E o mais legal é que, além de aprender, a gente se emociona”, completa Marco.
Seja para aprender sobre o cosmos, para se reconectar com o tempo ou simplesmente para se deslumbrar com a beleza do universo, São Paulo convida os turistas a levantar os olhos e se encantarem com o céu.
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) listou os lugares onde são possíveis vivenciar esta experiência. Até o fim de 2025, eclipses, chuvas de meteoros e conjunções planetárias poderão ser observados em território paulista. Programe-se para esta viagem.
- Brotas – CEU (Centro de Estudos do Universo)
Um dos principais polos privados de astroturismo do Brasil, o CEU oferece telescópios de última geração, simulações de viagens espaciais, trilhas sensoriais e atividades para todas as idades. À noite, o céu limpo do interior se torna o protagonista em sessões guiadas sob as estrelas.
- Amparo – Polo astronômico
Com planetário digital, observatório e um forte viés educativo, o espaço promove eventos especiais, sessões de observação e cursos de astronomia para crianças e adultos. Está cercado por natureza e longe das luzes urbanas, ideal para observações profundas.
- Valinhos – Observatório Abrahão de Moraes (USP)
Referência em astronomia acadêmica e extensão científica, o observatório do IAG-USP abre as portas ao público um final de semana por mês e realiza eventos em datas astronômicas marcantes. Só em julho de 2025, durante o evento de férias, recebeu cerca de 2 mil visitantes.
- Campinas – Observatório Municipal Jean Nicolini
Um dos mais antigos do Estado, oferece observações noturnas, exposições, trilhas e interação com astrônomos. Próximo a ele está o Museu Aberto de Astronomia, com estruturas ao ar livre e atividades práticas.
- Campinas – Planetários e Iniciativas privadas
Além do observatório municipal, Campinas abriga dois planetários (um público e um privado), ampliando a oferta de experiências imersivas para escolas e famílias.
- Bauru – Observatório e planetário da Unesp
Com uma programação constante e totalmente gratuita, o espaço recebe escolas, famílias e visitantes interessados em ciência. O planetário proporciona uma viagem virtual pelo universo, ideal em dias nublados.
- São Paulo – Rede de planetários e o Parque Cientec
A capital paulista tem três planetários — Ibirapuera, Carmo e Parelheiros — com programações que incluem cursos, sessões educativas e eventos noturnos. O Parque Cientec, na Água Funda, também oferece visitas gratuitas com foco em astronomia.
- Americana – Observatório municipal
Voltado à divulgação científica, o observatório de Americana realiza sessões regulares e atividades com escolas e curiosos. É um ótimo ponto de parada em roteiros pelo interior.
- Santo André – Sabina Escola parque do conhecimento
Com um moderno planetário digital, a Sabina une educação e lazer. É ideal para famílias e grupos escolares, oferecendo também simulações e oficinas sobre astronomia.
- Piratininga – Museu do café com céu rural
Entre trilhas, animais e passeios de cavalo, o Museu do Café de Piratininga também oferece sessões de observação astronômica em ambiente rural, sob agendamento, uma imersão perfeita entre terra e céu.
Para mais informações acesse https://www.turismo.sp.gov.br/sec_turismo
Foto destaque por Divulgação / Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
Texto por agência com edição de Isadora Lacerda