logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça o patrimônio religioso e histórico de Braga, em Portugal | Qual Viagem Logo

"sanctuary Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal"

Conheça o patrimônio religioso e histórico de Braga, em Portugal

10 de janeiro de 2017

Braga é um dos principais destinos turísticos do norte de Portugal e fica a 50 km do Porto e a menos de 40 km da fronteira com a Espanha. A cidade, a terceira maior do país, possui uma rica história e um vasto patrimônio religioso que datam desde a época do Império Romano. Foi nesse período que aconteceu a fundação da cidade, sob o nome de Bracara Augusta. Por tudo isso, Braga também é chamada de a “Roma portuguesa”.

Republic square (Praca da Republica) and Igreja da Lapa in Braga, Portugal

Foto por iStock / karnizz

Para aqueles que se interessam por religião, cultura, história ou arquitetura, vale fazer um roteiro pelas igrejas e catedrais da cidade – há mais de trinta para conhecer. Em um curto passeio a partir do centro de Braga, é impossível não se surpreender com o Santuário de Bom Jesus do Monte. O local possui uma icônica e monumental escadaria que leva até o topo de uma colina, onde fica a igreja barroca.

 

Braga, Portugal - September 21, 2015: people visiting the neoclassical Basilica of Bom Jesus (Good Jesus) in Braga

Foto por iStock / ribeiroantonio

Quem não quiser se arriscar a subir as centenas de degraus, pode optar pelo funicular que leva os visitantes ao topo. Passeie também pelos belos jardins que existem por ali. Aproveite para conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, também nos arredores do centro de Braga. A vista para a cidade a partir dali são incríveis.

Braga, Portugal - August 9, 2014: Unidentified people at the Cathedral in the center of Braga, Portugal, on of the most important monuments in the city.

Foto por iStock / Jorisvo

De volta ao agradável centro de Braga, repleto de ruas estreitas, igrejas e prédios históricos em ótimo estado de conservação, visite a Catedral da Sé, que é a mais antiga de Portugal – construída antes mesmo da fundação do país. Ali está a cruz levada por Pedro Álvares Cabral para a primeira missa realizada no Brasil. Ao lado do Paço Arquiepiscopal, está o Jardim de Santa Bárbara, cheio de flores coloridas.

Arch of the New Gate (Arco da Porta Nova) and the entrance to the medieval wall of the city in Braga, Portugal

Foto por iStock / karnizz

Siga até o ponto central da cidade, a Praça da República, e continue o passeio pela Rua do Souto, exclusiva para pedestres, onde se concentram restaurantes, bares, cafés e lojas. Perto do Arco da Porta Nova, um dos principais monumentos do centro, estão o Museu e o Jardim dos Biscainhos, uma antiga propriedade da nobreza. Outra construção que vale a visita é o Palácio do Raio, com uma fachada coberta pelos tradicionais azulejos azuis portugueses. Não longe dali, ficam as ruínas das Termas Romanas de Maximinos.

Como chegar

Há voos diretos entre São Paulo e a cidade do Porto pela TAP. O trajeto entre o Porto e Braga é curto, cerca de uma hora, e pode ser realizado de carro, de trem ou de ônibus.

Onde ficar

Melia Braga Hotel & Spa

Mercure Braga Centro

Hotel Bracara Augusta

Mais informações em: visitportugal.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / neirfy

Comentários