logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça o Konarak, templo e carruagem do deus sol | Qual Viagem Logo

View of the temple of the sun within trees, Konark, India. The view from the rear

Conheça o Konarak, templo e carruagem do deus sol

4 de junho de 2018

A Índia é conhecida pela sua representação cultural muito forte, através da dança, vestimenta e principalmente religião, que pode ser encontrada principalmente nos diversos templos construídos para homenagear as muitas divindades locais.

Existem cerca de sete templos ao redor do país especialmente para o deus sol, mas é em Orissa, no distrito de Puri, às margens da Baía de Bengala, que fica a belíssima edificação em homenagem à Surya, conhecido como Templo do Sol, Konarak.

O nome Konarak deriva de duas palavras, “kon” e “ark”, que significam respectivamente lugar e sol. O templo também atende pelo nome de Black Pagoda, por ter sido feito com granito negro.

Foto via iStock/ AROYBARMAN

Foto via iStock/ AROYBARMAN

Construído em meados do século 13, durante o reinado de Narasimha Deva I, o monumento é uma importante obra da arquitetura Orissan e é um dos mais antigos do país, além de ser também um dos mais importantes do conceito hindu Brahman. Foram cerca de 12 anos e mais de mil artesãos trabalhando nos mínimos detalhes do templo.

Assim como outros templos indianos, o Konarak possui divisões muito bem organizadas. O vimana é a parte principal do santuário, salas de música e dança para os momentos de adoração e um hall de audiência, chamado de jahamogana.

Foto via iStock/ mcmorabad

Foto via iStock/ mcmorabad

No entanto, é no lado de fora que toda a arquitetura ganha vida e surpreende com o trabalho minucioso e rico em detalhes.

Konarak é uma representação da carruagem de Surya. São 12 pares de rodas – uma para cada mês do ano –, oito raios de sol em cada roda que representam os oito estágios do dia ideal das mulheres e sete cavalos – para cada dia da semana – que puxam a carroça no sentido leste. O templo é uma mostra do simbolismo da passagem de tempo, comandada pelo deus Surya, que controla o sol e é a origem da energia da vida.

Foto via iStock/ mrinalnag

Foto via iStock/ mrinalnag

No rodapé existem mais de 1.400 elefantes esculpidos, além de outros relevos que mostram cenas do dia a dia, cenas eróticas, mulheres, animais, caçadores, criaturas míticas e até mesmo outras divindades.

Foto via iStock/ mrinalnag

Foto via iStock/ mrinalnag

Além disso, existem três estátuas de Surya, uma em sua juventude, na fachada sul representando o sol nascente, outro a oeste para o sol do meia dia e outra ao norte que simboliza o sol ao fim do dia.

Em 1984, a Unesco decretou que o Templo do Sol, Konarak, é parte do Patrimônio Mundial.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ draco-zlat

Comentários