logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a tradição japonesa do Hina Matsuri | Qual Viagem Logo

Hina Ningyou (dolls)

Conheça a tradição japonesa do Hina Matsuri

18 de fevereiro de 2021

O Japão, país sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos, é uma verdadeira caixinha de surpresas, com inúmeras tradições, por vezes desconhecidas pelos ocidentais. Com o destino em evidência, sobretudo por conta do maior evento esportivo do planeta, é sempre interessante conhecer bem os anfitriões.

Pensando nisso, a Quickly Travel, uma das subdistribuidoras oficiais da Match Hospitality AG para a revenda autorizada de ingressos a residentes no Brasil, conta um pouquinho mais sobre o Hina Matsuri, também conhecido como o “Dia das Meninas” ou “Festival das Bonecas”, em tradução livre.

Foto por iStock / Hakase_

Foto por iStock / Hakase_

Celebrado sempre no 3º dia do 3º mês do ano, ou seja, 03 de março, a data é uma antiga tradição japonesa que consiste na montagem de pequenos altares com panos vermelhos, dispostos em degraus, chamados de hinadan, onde são expostas bonecas de pano que representam a família imperial e a sociedade japonesa. O costume lembra a montagem dos presépios durante o Natal no ocidente.

Tal ritual, realizado todos os anos no Japão, remonta a um antigo costume proveniente do período Edo, onde as famílias nobres e os guerreiros da elite já tinham o hábito de adornar suas casas com as bonecas de papel. A prática era vista como uma forma de purificar a mulher nipônica ao livrá-la de doenças e ajudá-la a conseguir um bom casamento.

Foto por iStock / Billy_Fam

Foto por iStock / Billy_Fam

Naquela época, aliás, as bonecas de papel costumavam ser jogadas em um rio, sempre no dia 03, para que a correnteza levasse embora os maus espíritos. Com o tempo, criou-se uma certa consciência ambiental e o hábito foi deixado de lado para se tornar algo mais charmoso, com bonecas de pano, bem sofisticadas, bonitas visualmente e que pudessem ser passadas de geração para geração.

Nos dias de hoje, as bonecas, quando não são herdadas, muitas vezes são presentadas pela família da mãe da menina, justamente na época do seu 1º hina matsuri. O “hinadan”, local onde são expostas as figuras, deve ser montado duas semanas antes do 3º dia de março, para que, na ocasião, a anfitriã convide seus amiguinhos para um chá em frente ao altar e ofereça um bolinho de doce de arroz em formato de diamante, chamado de hishimochi, e uma dose de sakê sem álcool.

Foto por iStock / undefined undefined

Foto por iStock / undefined undefined

Manter-se em dia com as tradições, no entanto, tem sido cada vez mais difícil para as famílias por conta do tempo e do espaço. O costume indica que o número certo de degraus é cinco. Conjuntos com sete degraus, além de serem considerados mais completos e caros, podendo custar até US$ 3.000, devem ser benzidos para trazer prosperidade ao local.

Turistas interessados em adquirir um jogo simples de bonecas, no entanto, devem preparar o bolso. Elas podem ser facilmente encontradas em lojas de departamento, mas não devem sair por menos de US$ 1.000.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / ziggy_mars

Comentários