logo

Telefone: (11) 3024-9500

Com recorde de visitantes e Lençóis reconhecidos pela Unesco, Maranhão vive auge turístico | Qual Viagem Logo

Com recorde de visitantes e Lençóis reconhecidos pela Unesco, Maranhão vive auge turístico

21 de agosto de 2025

O turismo no Maranhão vive um dos seus melhores momentos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou um crescimento de 44% no estado. Somente em junho deste ano, quase 90 mil turistas desembarcaram em São Luís, o maior número dos últimos 13 anos, de acordo com o Observatório do Turismo. O volume representa um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2024, confirmando a ascensão do estado como destino turístico de destaque nacional e internacional.

O novo cenário ganhou ainda mais força com o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Reforçando o valor das belezas naturais da região e impulsiona a procura por experiências ao ar livre, ligadas à natureza, cultura e aventura.

Em meio a esse crescimento, o Valparaíso Adventure Park, maior parque aquático do Maranhão e reconhecido como um dos melhores da América Latina segundo avaliações no TripAdvisor, se destaca como uma das principais rotas turísticas do estado. Localizado em Paço do Lumiar, a apenas 20 km de São Luís, o parque oferece 13 atrações que unem diversão, adrenalina e contato direto com a natureza.

Entre os destaques estão:

  • Tirolesa de 220 metros: proporciona adrenalina com uma vista panorâmica da natureza local;
  • Arvorismo com mais de 250 metros, oferecendo cerca de 10 obstáculos e um circuito completo entre as copas das árvores;
  • Vumbora, é uma das atrações mais radicais, com toboáguas de 65 metros de descida e velocidade de até 40 km/h;
  • Isla Negra: piscina de ondas com areia natural, ideal para todas as idades;
  • Ooba, um playground aquático com 160 mil litros de água, pensado especialmente para crianças, com escorregadores, jatos d’água e baldões interativos.
  • Boradescer: com mais de 20 metros de altura, oferece uma vista incrível e uma descida eletrizante que pode ultrapassar os 60 km/h.

Além das atrações aquáticas, o parque abriga uma reserva florestal de sete hectares, onde os visitantes podem observar animais silvestres como aves, macacos-pregos e bichos-preguiças, promovendo a conexão entre lazer e educação ambiental.

“Esse aumento é muito significativo, não só para nós, do parque, mas também para todo o estado. Sabemos do potencial de crescimento que o Maranhão tem, são muitas as belezas a serem exploradas e culturas a serem apreciadas. Os viajantes de hoje buscam muito mais do que descanso e lazer. Eles querem conhecimento, gastronomia, cultura, contato com a natureza e, claro, adrenalina. E o parque aquático e o Maranhão oferece tudo isso”, destaca Pablo Madeira, diretor administrativo do Valparaíso Adventure Park.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários