logo

Telefone: (11) 3024-9500

Círio de Nazaré tem “avant-première” na varanda da Fafá em São Paulo | Qual Viagem Logo

Círio de Nazaré tem “avant-première” na varanda da Fafá em São Paulo

24 de setembro de 2019

A maior manifestação cultural e religiosa do Pará, o Círio de Nazaré, teve ontem a sua “avant-première”, que aconteceu na casa da cantora Fafá de Belém, no bairro dos Jardins em São Paulo. Estiveram presentes na reunião amigos, imprensa, políticos do Pará e personalidades artísticas para conferir o seu tradicional vatapá, na noite desta última segunda-feira (23).

Foi o início da divulgação e promoção das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019. Preparado pelo competente chef Rubão, o cardápio teve pratos típicos do estado do Pará, como o tacacá, o vatapá, o arroz branco, a farinha do Pará, o catado de siri e o saboroso peixe filhote, abundante nos cardápios da culinária paraense. Dois bares preparavam coquetéis especiais com frutas da Amazônia, como cupuaçu, umbu e taperebá, além de um bastante inusitado com o sabor inquestionável do jambu – verdura típica e comum dos cardápios de Belém.

Foto por Natália Bastos Oliva

Foto por Natália Bastos Oliva

Compareceram mais de 50 pessoas para prestigiar o evento, que atinge nova edição. Estiveram na varanda da Fafá a jornalista Mônica Waldvogel e a empresária Viviane Senna, além do Secretário de Turismo do Pará, André Orengel Dias, e da Assessora Especial da Secretaria de Estado de Comunicação do Pará, Fernanda Pinheiro. A “Varanda de Nazaré”, de Fafá de Belém, é um espaço reservado para artistas, empresários, jornalistas e amigos da cantora paraense que se reúnem para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré acontece desde o ano de 1793 e é uma manifestação cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Belém. O evento leva para as ruas da capital paraense mais de dois milhões e meio de pessoas nas romarias e procissões que enchem o centro histórico da cidade, além dos barcos que lotam a baía de Guajará – formada pelo encontro dos rios Guamá Acará e Moju.

Foto por iStock / Zé Barretta

Foto por iStock / Zé Barretta

A devoção foi herdada dos colonizadores portugueses e, em Portugal, é celebrada no dia 08 de setembro, na vila de Nazaré, que fica a uma hora e meia de Lisboa. O evento foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / Zé Barretta

Comentários