logo

Telefone: (11) 3024-9500

Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, tem nova atração | Qual Viagem Logo

Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, tem nova atração

25 de julho de 2025

O Circuito Liberdade, maior complexo cultural, turístico, educativo e criativo da América Latina, ganha uma nova atração: o novo painel da Galeria Rampa, instalada no Ponto Cultural CDL. A arte, de quase 100 metros quadrados, traz a temática “O Grande Balcão Belo-Horizontino” e celebra a história da capital mineira, seus atrativos turísticos, povo e, especialmente, o setor de comércio e serviços, responsável pelo desenvolvimento econômico e social da cidade.

A nova obra, de autoria da artista Carol Smocowisk, contempla pontos turísticos como Museu de Artes e Ofícios, Viaduto Santa Tereza, Praça Sete, Edifício Niemeyer, Mercado Central, Igreja São Francisco de Assis (igrejinha da Pampulha) e Mineirão. A arte apresenta segmentos do setor de comércio e serviços como vestuário, bares e restaurantes, barbearias, óticas e petshops.

“O novo painel celebra a história de nossa cidade e também a importância do comércio, que foi o núcleo de desenvolvimento de Belo Horizonte. Além disso, representa os profissionais que, diariamente, constroem e mantêm viva a nossa principal força econômica”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. A entidade é a mantenedora do Ponto Cultural CDL, centro de memórias que resgata e perpetua a história da cidade sob o olhar do comércio.

Segundo o analista institucional e museólogo do Ponto Cultural, Allysson Gudu, o painel cumpre a proposta de resgatar a importância dos centros comerciais de Belo Horizonte. “O objetivo é valorizar os diferentes setores do comércio local e seus principais produtos, representando a diversidade e a vitalidade empreendedora da cidade”, explica.

Escolha da artista

A seleção da artista responsável pela renovação do painel foi realizada via edital durante o mês de abril de 2025. Após a análise de 33 propostas, a artista Carol Smocowisk foi escolhida para executar a atualização.

“Como cenário e pano de fundo deste mural estão alguns dos principais ícones de Belo Horizonte, valorizando história, arquitetura e patrimônio. As ilustrações desses elementos foram desenvolvidas com traços geométricos e simplificados, ao mesmo tempo em que mantêm o reconhecimento imediato de cada marco da cidade. Reforçando assim o diálogo entre tradição e modernidade, tão presente no cotidiano de BH”, explica a artista.

Natural de São Paulo, onde cursou Artes Visuais (UNESP) e Design de Publicidade (Escola Panamericana de Arte e Design), Carol reside na capital mineira desde 2021, onde cursou Arquitetura e Urbanismo na UFMG. Dentre seus trabalhos estão painéis residenciais, comerciais e as artes que compõem a experiência de visitação do bunker do Edifício Acaiaca, no Centro de BH. Carol Smocowisk também foi a responsável pelo mural urbano localizado próximo ao Museu de Arte da Pampulha.

Visitação

As visitas ao Ponto Cultural CDL são gratuitas e podem ser realizadas de terça a sábado, das dez às 16 horas. As visitas mediadas são de terça a sábado, às 10 e às 14 horas, mediante agendamento.

Mais informações em: cdlbh.com.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto por: Najela Bruck / CDL-BH

Comentários