Ícone do site Qual Viagem

Carolina: o portal da Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, quase que na divisa com o Tocantins, abrangendo numa área de 160 mil hectares os municípios de Carolina, Estreito, Imperatriz e Riachão, além de formações rochosas de mais de 60 milhões de anos que possuem formatos de mesas – daí a origem de seu nome. O lugar guarda uma infinidade atrações e passeios, a região é uma mistura de três diferentes biomas (Cerrado, Caatinga e Amazônia), portanto, consegue abrigar uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora, incluindo alguns animais em extinção como o tamanduá-bandeira, a onça-pintada e o lobo-guará, e de paisagens naturais, composta por cânions, cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e paredões. Lá você pode conferir o balé das araras azuis e Canindé e se encantar com os vários casais de Siriema quem percorrem tranquilamente os caminhos areiados do parque.carolina-ma-2-foto-adilson-zavarize-237

Considerada um dos maiores polos de ecoturismo do Brasil em função da quantidade e diversidade de atrações que levam o turista a entrar em contato direto com a natureza e toda sua exuberância. Os pontos turísticos são vários e vale a pena contratar uma agência especializada para fazer os programas. Ter cuidado com hidratação, lembra de levar filtro solar, repelente, chapéu e ósculos escuros, e também um pequeno lanche com suco, pães e frutas na sacola podem minimizar o cansaço que alguns passeios podem causar.

Carolina é a cidade considerada o portal do Parque Nacional da Chapada das Mesas. O município tem aproximadamente 30 mil habitantes e com boa infraestrutura para os turistas. Entre um dia de passeio e outro, é possível aproveitar a rica gastronomia dos restaurantes de Carolina, com pratos à base de peixes de água doce e macaxeira frita e se deliciar nas lojas de doces, que oferecem doces caseiros feitos à base de laranja, jaca, buriti e banana. A maior parte das pousadas da Chapada das Mesas também fica em Carolina. Normalmente os passeios partem de manhã e retornam no fim do dia para pernoite na própria cidade. Para uma alimentação variada e completa experimente o restaurante Mocotozin. Delícias da culinária sertaneja com toque internacional.

CONFIRA TRÊS LINDAS CACHOEIRAS PARA UM PASSEIO DE UM DIA

Cachoeira de São Romão

Localiza-se a 80 km do centro, com 25 km de estrada asfaltada pega-se a BR 230 em direção a Estreito.No km 600, à direita tem-se acesso à estrada que leva à cachoeira, percorrendo 48 km de estrada de terra.

Formada pelas águas do Rio Farinha, essa cachoeira tem 20 metros de altura por 25 metros de largura, com água transparente e pura. O acesso ao local só é possível em veículos tracionado. Recomendamos o acompanhamento de guias turísticos especializados e treinados, os quais podem ser contratados na cidade. Uma dica é contratar os serviços do Zé Carlos, da Zeca Tur.

Cachoeiras do Prata

Usa-se o mesmo caminho para a Cachoeira de São Romão, no mesmo acesso da BR 230, no Km 600, à direita.

Essas duas cachoeiras têm desnível de 18 metros e largura de 13 metros e outra de 18 metros. São formadas por dois saltos de 10 metros uma da outra, constituindo-se numa visão indescritível.

O acesso também só é possível em veículo traçado e recomendamos o assessoramento de guias turísticos treinados.

especializados e treinados, os quais podem ser contratados na cidade.

Cachoeiras do Itapecuru ou Itapecuruzinho

Esse empreendimento particular localiza-se a 32 km de Carolina com acesso pela BR 230 com destino a Riachão. No km 543, entra-se em estrada de terra até o local que fica a 1 km após a saída da estrada asfaltada.

Denominada Complexo Turístico Cachoeiras do Itapecuru, as cachoeiras são formadas pelas águas do Rio Itapecuruzinho.

Suas dimensões são de aproximadamente 12 metros de largura oferece um dos melhores banhos de rio de Carolina. Lá o turista poderá contratar os serviços da empresa Pilares da Chapada, onde o experiente João Moropóia para realizar um passeio de caiaque pelo belíssimo rio Itapecuru. No local você pode experimentar deliciosas refeições regionais, a partir de R$ 47,00 para duas pessoas enquanto observa a calmaria do rio.

Serviços

pilaresdachapada.com.br

Facebook: cachoeirasdoitapecuru

agenciazecatur.com.br

restaurantemotocozin.com.br

facebook.com/mocotozinrestaurante/

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. Repórter e fotógrafo  viajam para Carolina e sul do Maranhão a convite da Sectur e Secretarias de Turismo de Carolina e Riachão.

Fotos: Adilson Zavarize

Comentários

Sair da versão mobile