logo

Telefone: (11) 3024-9500

Caminito del Rey: de trilha perigosa a rota fabulosa na Espanha | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ kiko_jimenez

Caminito del Rey: de trilha perigosa a rota fabulosa na Espanha

22 de agosto de 2018

Já imaginou faz uma das trilhas mais perigosas do mundo? Na Espanha, o Caminito del Rey já esteve nesse ranking por muitos anos, e hoje, com toda a segurança necessária, é uma das atrações mais emblemáticas da região da Andaluzia. Situada a cerca de uma hora de Málaga, a trilha original foi construída por trabalhadores das barragens no desfiladeiro de Gaitanes, em El Chorro, entre os anos de 1903 e 1905.

Foto por Istock/ Juan García Aunión

Foto por Istock/ Juan García Aunión

O caminho, que funcionava principalmente como acesso dos trabalhadores, passou a chamar a atenção de visitantes a partir de 1921, quando o então reio Afonso XIII fez sua inauguração oficial. O que antes era importante apenas pela geração da energia passou, então, a ser conhecido também pelo exuberante cenário que criou, com uma trilha de cimento construída em muralhas de até 400 metros de altura de onde era possível admirar do alto o desfiladeiro e a represa que se forma lá embaixo.

Foto por Istock/ JohnnyWalker61

Foto por Istock/ JohnnyWalker61

Depois do auge, o Caminito entrou em desuso e acabou se deteriorando. Nos anos 1990, inclusive, foi palco de alguns acidentes por conta de aventureiros que tentavam fazer a trilha sem nenhuma estrutura de segurança. “Íngreme, perigoso, porém fabuloso”, era como os visitantes chamavam o lugar.

Foto por Istock/ kiko_jimenez

Foto por Istock/ kiko_jimenez

Em 2015, depois de uma grande reformulação, o Caminito del Rey foi reaberto, oferecendo um passeio diferente e totalmente seguro aos turistas. São 3,3 quilômetros de caminhada, saindo do norte, Ardales, até Álora por uma passarela (com chão vazado) construída logo acima da original, passando por partes com até 100 metros de altura.

Foto por Istock/ Juan García Aunión

Foto por Istock/ Juan García Aunión

Para chegar até lá, a dica é sair de Málaga, de carro ou trem, parar no estacionamento do parque ao lado do desfiladeiro e, de lá, seguir de ônibus até o começo da trilha. Os bilhetes para o passeio devem ser adquiridos antecipadamente no site: reservas.caminitodelrey.info

Os mais aventureiros encontram ainda outras atividades como mountain bike e escalada para curitr o vilarejo de El Chorro.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ kiko_jimenez

Comentários