logo

Telefone: (11) 3024-9500

Bonito ou simplesmente maravilhoso! | Qual Viagem Logo

Bonito ou simplesmente maravilhoso!

30 de dezembro de 2021

A cidade de Bonito, localizada no Mato Grosso do Sul, é simplesmente o melhor e o mais completo destino para mergulho fluvial do Brasil. Na nascente cristalina do Rio Baía Bonita, que forma o Aquário Natural, ou no Rio Sucuri, de leve correnteza, você nada lada a lado com diversas espécies de peixes coloridos, num ambiente de leveza para a alma e o espírito.

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Ultimamente, Bonito se transformou num destino mais democrático, abrindo espaço para uma viagem típica em família, mas isso não quer dizer que por lá não tenha aventura – há passeios de botes em corredeiras, boia cross, mergulho com cilindro e até um rapel mecânico no incrível e espetacular Abismo Anhumas, uma das maiores cavernas submersas do país.

A cidade de Bonito realizou um dos mais importantes trabalhos de turismo sustentável no Brasil, e durante o período mais agudo da pandemia seguiu rígidos protocolos de proteção para continuar abrindo as suas atrações de maneira segura para os visitantes. A cidade e região registraram nos últimos oito meses taxas de ocupação elevadas, principalmente em relação ao chamado público regional.

Foto por iStock / leonardo mantovani

Foto por iStock / leonardo mantovani

Cidades como Campo Grande, Cuiabá, Corumbá e Dourados, só pra citar algumas, foram responsáveis por mais de 40% da ocupação, principalmente nos períodos conhecidos tradicionalmente como de baixa temporada, que nesse último ano não aconteceu.

A preocupação com o meio ambiente por lá sempre foi levada muito a sério. Ao explorar a cidade, parece que muitas das atrações foram descobertas recentemente. Tanta beleza e organização, no caso, têm seu preço: ao planejar a sua viagem, leve em conta que os principais passeios têm custos não tão módicos, mas na maioria dos casos incluem guias, equipamentos para as flutuações e muitos deles o almoço.

Foto por iStock / vbacarin

Foto por iStock / vbacarin

Na região, o visitante encontra mais de 50 opções de roteiros junto à natureza. Observação de pássaros e animais silvestres, trilhas, cachoeiras, flutuação e mergulho em rios cristalinos, passeio de bote, grutas, rapel e arvorismo são algumas das possibilidades. Flutuar nos rios de águas cristalinas com enormes cardumes de peixes coloridos em Bonito, Jardim ou Bodoquena é uma das melhores experiências do Brasil. E nem é preciso saber nadar, já que a roupa de neoprene, colete salva-vidas e sapatilha nos mantêm sobre a água, literalmente flutuando.

A maioria das atrações está em propriedades privadas. Entretanto, os passeios sempre acontecem na companhia de guias especializados e em grupos reduzidos. As empresas de receptivo têm boa estrutura e os empresários de Bonito e região ajudam na promoção da conservação ambiental, sendo obrigatório ter plano de manejo e respeitar o limite diário de visitação. Em toda a região os preços dos passeios são tabelados. É obrigatório reservá-los através de uma das agências de turismo devidamente cadastradas da cidade antes de seguir para o atrativo.

Foto por iStock / FernandoQuevedo

Foto por iStock / FernandoQuevedo

Além de bela e surpreendentemente maravilhosa, Bonito é sustentável e não quer que o turismo predatório chegue por lá. A parte urbana da cidade está muito bem cuidada e é lá que funcionam os principais restaurantes, hotéis, pousadas e lojas. Aliás o comércio de Bonito é bastante completo. Lojinhas descoladas comercializam de camisetas e shorts a roupas e equipamentos de banho, além de pequenas boutiques que vendem perfumes, óculos de sol e semi joias. No final da tarde e depois dos passeios vale a pena caminhar por lá e sentir o clima gostoso de cidade de interior. Na praça central, repleta de frondosas árvores, um chafariz com piraputangas estilizadas pelo famoso artista Cleir dá um ar de modernidade.

Foto por Flávio André - MTUR

Foto por Flávio André – MTUR

Caminhar à noite pelo centrinho é mais refrescante, inclusive uma dica gostosa é experimentar as deliciosas sorveterias e casas de sucos que a cidade oferece para se refrescar de tanto calor. Abuse das frutas do cerrado, que são de sabor exótico e refrescante. As melhores opções são o Allegra Gelato e Café e a sorveteria Delícias do Cerrado.

Período de chuvas e seca

O período de chuvas em Bonito acontece exatamente agora, entre novembro e março. Nesses meses os rios ficam mais cheios, a vegetação mais verde e é mais fácil ver os animais, pois a oferta de alimentos é abundante. O único contratempo é que a chuva impede alguns passeios e pode turvar a água de alguns rios. Já na época da seca em Bonito, entre maio e outubro, os rios ficam mais rasos e cristalinos. Como os campos e pastos ficam secos, as queimadas são comuns, o que afasta os animais.

Quantos dias ficar em Bonito

Com quatro dias já é possível fazer ao menos um passeio de cada tipo. O ideal para aproveitar bem é ficar de cinco a sete dias. Com mais tempo é possível combinar Bonito com o Pantanal, principalmente para turistas de outros estados, para aproveitar inclusive as tarifas aéreas e fazer o famoso 2 em 1. Consulte as agências Acqua Studio de Viagens e Pioneiro Turismo para obter mais detalhes sobre roteiros e dicas exclusivas.

GRUTAS E CAVERNAS

Há centenas de grutas e cavernas em Bonito e região, algumas delas abertas para visitação turística.

Gruta do Lago Azul

Foto por Flávio André - MTUR

Foto por Flávio André – MTUR

Cartão-postal de Bonito, descoberta em 1924, a gruta abriga um lago azul que a torna uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em seu interior foi encontrada uma série de fósseis, como de tigre-dentes-de-sabre e preguiça gigante. A Gruta do Lago Azul é um passeio obrigatório. Após descer 100 metros através de uma escadaria com corrimão, é feita a contemplação do maravilhoso Lago Azul, cuja profundidade estima-se ser de 90 metros.

Grutas de São Miguel

Foto por iStock / leugenio

Foto por iStock / leugenio

Localizadas nas proximidades da Gruta do Lago Azul, as Grutas de São Miguel são uma ótima opção para casar com a visita à gruta mais famosa. Já no receptivo o visitante se encanta com as araras e com o lindo casarão em madeira. Após uma pequena palestra, o acesso às grutas acontece por uma trilha pênsil com quase 200 metros de extensão que passa por entre as copas das árvores, em meio à mata virgem. 

O diferencial das Grutas de São Miguel em relação à Gruta do Lago Azul são os espeleotemas com suas formas impressionantes. Estalactites, estalagmites, travertinos, coraloides e pérolas encantam o visitante. Os morcegos e as corujas também chamam a atenção. 

Abismo Anhumas 

O Abismo Anhumas é uma caverna descoberta em 1970 e aberta à visitação em 1999. Para chegar ao deck de observação no interior da caverna os visitantes precisam descer setenta e dois metros utilizando um sistema moderno de rapel mecânico (sem contato com as rochas). 

O deck flutuante foi construído sobre o lago de águas cristalinas de oitenta metros de profundidade existente no interior da caverna. É possível realizar flutuação com snorkel ou mergulho com cilindro e contemplar as dezenas de cones de calcário que preenchem o lago e seu entorno. Algumas dessas formações atingem vinte metros de altura. 

FLUTUAÇÃO E MERGULHO

São as atividades mais famosas e mais procuradas na região. É preciso vestir roupa de neoprene e utilizar snorkel ou cilindro para contemplar as belezas subaquáticas dos rios cristalinos. São várias opções, cada uma com seu diferencial. 

Nascente Azul

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Com água super cristalina, exuberante vegetação subaquática e muitos peixes, a flutuação na Nascente azul é ideal para pessoas inexperientes ou que não sabem nadar, já que o rio não tem correnteza e o percurso é curto, mas também encanta os mais experientes. O destaque fica para o mergulho em apneia na nascente que tem cerca de sete metros de profundidade.

O atrativo está preparado para receber portadores de dificuldade de locomoção. Além da flutuação possui balneário com tirolesa, caiaque, mergulho e outras atividades. A novidade dessa temporada é o Museu Subaquático. 

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Foto por Divulgação / Nascente Azul

São 12 obras que retratam temas relacionados à sustentabilidade e à preservação ambiental. O Museu Subaquático de Bonito, dentro do parque de natureza da Nascente Azul, é o único do mundo em um ambiente de água doce, instalado em um lago com cerca de 4 mil m2 e 4 metros de profundidade, onde já acontece a atividade do mergulho com cilindro.

Esse lago tem águas correntes vindas direto da nascente e abriga uma rica biodiversidade aquática, com peixes de diferentes espécies, como o piraputanga, o pacu, o lambari, o dourado, o piau e tantos outros.

Foto por Divulgação / Nascente Azul

Foto por Divulgação / Nascente Azul

As obras de arte vão se integrar à natureza já existente no lago, servindo de abrigo para os peixes. Por sua vez, o ecossistema local e a própria água, que possui uma alta concentração de calcário, vão aos poucos transformar essas peças.

As estátuas serão lapidadas de forma única pela natureza, criando obras de arte ainda mais exclusivas, trabalhadas em conjunto pelo ser humano e pelo meio ambiente. Vale a pena fazer esse passeio, já que é uma novidade recente e uma exclusividade em termos de atrações.

Aquário Natural

Foto por iStock / FernandoQuevedo

Foto por iStock / FernandoQuevedo

É uma das flutuações mais interessantes de Bonito. A quantidade e variedade de peixes é enorme, fazendo jus ao nome do lugar.

Nascente do Rio Sucuri

Foto por Flávio André - MTUR

Foto por Flávio André – MTUR

A flutuação no rio Sucuri destaca-se por esse rio ser o terceiro mais cristalino do mundo e por suas águas serem em média 4°C mais quentes que as do rio Formoso, garantindo um conforto maior para quem não gosta de água gelada. O passeio começa pela nascente, onde é permitido ver de perto a água brotando do solo.

Recanto Ecológico Rio da Prata em Jardim

Foto por Flávio André - MTUR

Foto por Flávio André – MTUR

No Recanto Ecológico Rio da Prata acontece uma das mais belas flutuações do Mato Grosso do Sul, com em média 4 horas de passeio e 2.200 metros de descida de pura beleza. A flutuação do rio da Prata nos proporciona ter acesso contemplativo a várias nascentes, 64 espécies de peixes e animais locais, uma beleza ímpar e uma aventura para compartilhar por toda vida.

Lagoa Misteriosa em Jardim

Foto por iStock / Thiago Santos

Foto por iStock / Thiago Santos

A Lagoa Misteriosa é uma imensa lagoa de águas super transparentes e de profundidade desconhecida. O mergulho batismo na Lagoa Misteriosa chega a oito metros de profundidade onde há dois poços com cerca de 10 metros de diâmetro e mais de duzentos e quarenta metros de profundidade. Esse atrativo oferece passeios de trilha, flutuação e mergulho com cilindro (batismo, autônomo básico, autônomo avançado, avançado nitrox e mergulho técnico).

CACHOEIRAS

Cachoeira Boca da Onça

Foto por iStock / Rafael Cerqueira

Foto por iStock / Rafael Cerqueira

Com cento e cinquenta e seis metros, essa é a maior cachoeira de Mato Grosso do Sul. Fica dentro de uma propriedade privada, onde é possível fazer várias outras atividades. O passeio é feito por uma trilha passando por oito cachoeiras de águas cristalinas, incluindo a cachoeira Boca da Onça. No caminho há várias piscinas naturais e o incrível Buraco do Macaco, onde os mais corajosos podem se aventurar.

Estância Mimosa

Foto por Flávio André - MTUR

Foto por Flávio André – MTUR

Cachoeiras da Estância Mimosa é o passeio de trilhas com mais cachoeiras e piscinas naturais em Bonito e oferece uma bela amostra da vegetação dessa região da Serra da Bodoquena. Uma diferença desta fazenda em relação aos outros passeios de cachoeira de Bonito é a preservação das características naturais da Mimosa no intuito de proporcionar uma experiência mais próxima da realidade das fazendas do Pantanal para o visitante. O passeio guiado tem duração de 4 horas, refeição inclusa e fica a menos de 24 km do centro da cidade.

Enfim, visitar Bonito é se surpreender com fauna e flora plenas, por cenários deslumbrantes e principalmente por praticar turismo totalmente integrado à natureza, inclusive essa seja talvez a melhor proposta para a retomada do turismo nessa época de vacinação avançada e diminuição de casos da Covid-19.

 

SERVIÇOS

Como chegar

A Azul opera voos diretos de Campinas para Bonito e vice-versa 5 vezes por semana, além dos voos com conexão a partir de todas as regiões do país. A partir de dezembro a GOL começa também a operar voos para a cidade, a partir do aeroporto de Congonhas.

São 300 quilômetros entre Campo Grande e Bonito. Quem desembarca na capital sul-mato-grossense pode seguir viagem de ônibus, transfer ou carro alugado. Quem faz o trecho de ônibus é a Cruzeiro do Sul, porém como a rodoviária de Campo Grande fica longe do aeroporto, os transfers trazem mais comodidade, pois partem do aeroporto e te deixam na sua hospedagem em Bonito. Outra opção é alugar um carro, as principais locadoras de veículos têm filiais no aeroporto de Campo Grande.

Onde ficar

Hotel Cabanas – hotelcabanas.com.br

Marruá Hotel – marruahotel.com.br

Pousada Olho D’água – pousadaolhodagua.com.br

Zagaia Eco Resort – zagaia.com.br

Hotel Piramiúna – hotelpiramiuna.com.br

Onde comer

Restaurante Casa do João – (67) 3255-1212

Restaurante Juanita – (67) 3255-1924

Restaurante Pantanal Grill Gourmet – (67) 3255-2763

Varandas Restaurante – (67) 3255-1893

Passeios

Acqua Viagens – acquaviagens.com.br

Pioneiro Turismo – pioneiroturismo.com.br

Nascente Azul – nascenteazul.com.br

 

Mais informações em: turismo.bonito.ms.gov.br

 

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / vbacarin

Comentários